Como ir para Meknes e Volubilis desde Fez

Como ir para Meknes e Volubilis desde Fez

Fiz um roteiro pelo Marrocos de forma a contemplar todas as cidades imperiais, passei por MarrakeshFez, Rabat e Meknes que explico neste artigo como ir para Meknes e Volubilis conta própria, já que Meknes está localizada a 63Km de Fez e é super fácil ir de trem.

Juntamente com Meknes é possível ir à Volubilis, que são ruínas de uma cidade do Império Romano dentro do Marrocos. É muito comum em Fez oferecerem este passeio e algumas agências oferecem também Moulay Idriss, uma cidade santa para os marroquinos. Vou explicar aqui como ir para Meknes e Volubilis, mas caso queira conhecer Moulay Idriss saiba que é perfeitamente possível fazer as três cidades no mesmo dia.

O Grande Arco em Volubilis
O Grande Arco em Volubilis

Apesar dos trens não abrangerem todo o Marrocos, eu fiquei positivamente impressionado quando precisei usar os mesmos. As estações são super bem cuidadas, os trens são baratos e pontuais e as viagens foram confortáveis. Em alguns trechos por 10 MAD a mais se viaja na primeira classe.

Se você pretende fazer este day trip comece cedo. Lembrando aqui que minhas dicas são para você que está em Fez e quer ir por conta própria a Meknes, Volubilis e Moulay Idriss. Abaixo todos os detalhes sobre como ir para Meknes e Volubilis.

Procure pela bonita estação de trens de Fez, que fica na parte nova da cidade, lá é possível comprar o ticket para Meknes por 32 MAD (abril/2018), não se preocupe em reservar antes, existem vários horários durante o dia. Vou ficar devendo o tempo total da viagem, mas foi super tranquilo, algo perto de uma hora e meia.

A bonita Gare de Fez
A bonita Gare de Fez

Chegando em Meknes eu aconselho seguir viagem direto para Volubilis ou Moulay Idriss, pois daí você deixa para conhecer Meknes na volta.

Na frente da estação de trem tem um ponto de táxi, se você estiver indo em mais de 2 pessoas de repente vale a pena negociar com um taxista, mas como estava sozinho fiz da maneira mais econômica nos chamados táxis compartilhados.

Funciona assim, você entra no táxi e espera outros passageiros, quando o táxi encher (eles colocam umas 5 pessoas) o carro sai.

Vou colocar todos os custos desta forma; considerando que fui sozinho e usei táxis compartilhados, aí vocês já terão uma ideia de como negociar.

Da estação de trem, tomei um táxi comum para o ponto dos táxis compartilhados, paguei somente 10 MAD por isso. Chegando neste ponto, tinha uma infinidade de táxis, pergunte por aqueles que vão a Moulay Idriss, não será difícil encontrar.

Mesmo que você não tenha interesse em conhecer Moulay Idriss terá que obrigatoriamente passar por esta cidade. O táxi compartilhado para Moulay Idriss custou 10 MAD

Chegando em Moulay Idriss precisei tomar outro táxi para Volubilis. Caso tenha mais turistas, converse com eles para irem juntos e dividir o valor da viagem, como estava sozinho e não tinha ninguém por lá arquei com o valor total de 30 MAD.

A volta ocorreu da mesma forma, tomei um táxi de Volubilis para Moulay Idriss por 30 MAD, de Moulay Idriss para Meknes em táxi compartilhado por 10 MAD e de Meknes Medina para a estação de trem por mais 10 MAD, é possível ir caminhando, mas como eu estava cansado voltei de táxi até a estação. A volta para Fez também foi tranquila, não fiquei mais que 10 min esperando o próximo trem, o qual paguei novamente 32 MAD, ou 22 MAD na classe econômica. O custo total deste passeio por 164 MAD (trens e táxis)

Resumindo como ir para Meknes e Volubilis

Trem de Fez a Meknes: 32 MAD

Táxi da estação de trem até onde ficam os táxis compartilhados: 10 MAD

Táxi compartilhado de Meknes até Moulay Idriss: 10 MAD

Taxi de Moulay Idriss a Volubilis: 30 MAD

A volta teve os mesmos custos.

Desta forma aconselho que tome este valor como base para negociar.  É possível ir de táxi desde Fez também.

O que fazer em Meknes

Cada dinastia marroquina escolhia uma cidade para ser a capital do reino, assim ocorreu também como Marrakesh, Fez e Rabat. Entre 1672 e 1727 foi a vez de Meknes.

O Centro Histórico é tombado pela UNESCO e muito do que se ver se encontra nesta região. Quando tiver voltado de Volubilis é possível ir caminhando da estação de táxis compartilhados até a medina, mas se preferir tome um táxi, não vai custar mais que 10 MAD.

Um dos destaques é o o Portão Bab Mansur, que impressiona pela grandiosidade e riqueza de detalhes. Conta a lenda que depois de pronto o sultão perguntou ao arquiteto se ele poderia ter feito ainda mais bonito, o arquiteto disse que sim e aí o sultão o matou. Lendas a parte, conhecer este portão é se deparar com os detalhes da rica arquitetura marroquina.

O grandioso Portão Bab Mansur
O grandioso Portão Bab Mansur

Dentro da medina existe também uma Madraça, que são as antigas escolas de Al Corão.  A diferença é que em Meknes tudo é bem mais tranquilo que Fez. Eu fiquei sozinho curtindo a arquitetura e os ricos detalhes do lugar.

Sozinho dentro da Madraça de Meknes
Sozinho dentro da Madraça de Meknes

Também é possível conhecer os Estábulos Reais, confesso que estava cansando este dia e acabei não indo, mas parece ser interessante.

É legal também admirar as muralhas que cercam a antiga medina. Outro portão legal de se conhecer é o Bab el Khemis. Achei interessante ver o carros atravessando o mesmo, num contraste do antigo e novo.

São mais de 40km de muralhes e belos portões como este
São mais de 40km de muralhas e belos portões como este

Os mercados de rua são pontos marcantes em todo o Marrocos, em Meknes a Place el-Hedim é um exemplo disso. Fica logo a frente do Bab Mansur e é um dos pontos principais da medina.

E Volubilis ?

Quando planejava meu roteiro pelo Marrocos, Volubilis me chamava a atenção por ser uma cidade romana no meio do território marroquino. Estamos acostumados a ver este tipo de ruínas na Europa e Oriente Médio, por isso fiz questão de ir à Volubilis.

E os romanos também chegaram aqui
E os romanos também chegaram aqui

Com certeza Volubilis tem proporções bem menores que muitas que conheci no Oriente Médio e na Europa, porém o que me chamou a atenção é que a mesma está num lugar muito bonito, em meio às férteis terras do Marrocos.

Os romanos escolheram o lugar a dedo, já que Volubilis fica no meio de uma extensa área de terras férteis no Marrocos
Os romanos escolheram o lugar a dedo, já que Volubilis fica no meio de uma extensa área de terras férteis no Marrocos

Aliás o caminho desde Moulay Idriss é bem bonito, em abril reparei que os campos eram tomados por uma pequena flor (se alguém que estiver lendo souber me fale o nome por favor) e tudo parecia um grande jardim.

As ruínas de Volubilis em meio aos campos verdes
As ruínas de Volubilis em meio aos campos verdes

Tente ver Volubilis desde ponto de vista, pelo conjunto, ainda mais se você já viu outras cidades romanas, já que Volubilis é relativamente pequena.

Toda vez que visito ruínas romanas fico imaginando como seria vendo a cidade toda em funcionamento. Como ir para Meknes e Volubilis
Toda vez que visito Ruínas do Império Romano fico imaginando como seriam as cidades naquela época

Mesmo assim andar pelas suas antigas ruas e observar os mosaicos e o grande arco da cidade é uma delícia. As ruínas do fórum mostram a grandiosidade do lugar.

A taxa de entrada foi de 20 MAD (abril-2018).

Os arcos de Volubilis.
Os arcos de Volubilis.

Bom é isso, espero que o artigo tenha sido útil sobre como ir para Meknes e Volubilis. Como disse, aconselho a visitar as ruínas primeiro e na volta Meknes. Se quiser dar uma passada por Moulay Idriss dá tempo tranquilo, mas lembre-se de sair cedinho de Fez.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

 

 

Compartilhar:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *