Dicas de Berlim: viagem de um dia a Potsdam com o lindo Palácio Sanssoucci

Como falei no post sobre Como montar um roteiro de viagens existem lugares que funcionam muito bem como day trip, Potsdam é uma das grandes dicas de Berlim se encaixa perfeitamente num passeio de um dia.

Das dicas de Berlim, conhecer Potsdam e seus lindos palácios.
Das dicas de Berlim, conhecer Potsdam e seus lindos palácios.

A capital alemã tem um “quê” de descolada ao meu ver, tem até uma famosa frase de um ex prefeito que disse que Berlin era “Poor but sexy”.

Como já tinha ido algumas vezes à Europa pude traçar algumas óbvias comparações, talvez Berlin não tenho o charme de Paris mas é uma cidade super interessante, com excelente vida noturna e muita “vibe” pelas ruas. Lembro-me das caminhadas à beira do Rio Spree, sempre repleto de gente curtindo o verão.

Caminhar pelos calçadões à beiro do Rio Spree é uma das dicas de Berlin
Caminhar pelos calçadões à beiro do Rio Spree é uma das dicas de Berlin

Berlin merece sim sua visita e se tiver um pouco mais de tempo dê um pulo à Potsdam que não irá se arrepender, já que está a 24Km da capital alemã, pertinho!!

Potsdam é a cidade onde moravam os Reis da Prússia, um exemplo disso é o Sanssouci, o antigo Palácio de Verão de Frederico, o Grande. Existem vários palácios, jardins, fontes e igrejas que formam o belo Parque Sanssouci.

Sabia que em Potsdam também tem um Portão de Bramdemburgo ?
Sabia que em Potsdam também tem um Portão de Bramdemburgo ?

Como chegar em Potsdam

A cidade é ligada à Berlin por trem, tipo uma linha suburbana, é possível comprar bilhetes com validade de um dia, os quais podem ser usados em diferentes regiões. Para Potsdam você irá precisar de um que abranja as zonas ABC, com este ticket você pode viajar de maneira ilimitada no dia da validação e custa aproximadamente 7 euros.

Uma das grandes dicas de Berlim é comprar estes bilhetes de um dia, além de mais prático é mais econômico.

A linha para Potsdam é a S7, lembro-me que foi extremamente fácil e que tinha trem praticamente de 10 em 10 minutos. Esta linha S7 tem uma conexão na Alexanderplatz, um lugar que certamente você irá passar muitas vezes em Berlin, a viagem não dura mais que 50 minutos.

Você com certeza vai passar por ai muitas vezes
Você com certeza vai passar por aí muitas vezes

O Parque Sanssouci está a 3,5 km da estação e logicamente eu fui a pé, porque gosto mesmo de “bater perna”, porém é possível tomar o ônibus 612 que te leva diretamente ao local, e se comprou o bilhete ABC você pode usá-lo em Potsdam também. Outra opção é alugar uma bike, pois vi algumas lojas perto da estação, como não fiz desta forma não posso dar minha opinião, mas sei que terá que deixar a bicicleta estacionada fora do parque.

A vantagem de ir a pé é já ir descobrindo Potsdam.  Depois de passear pelo parque almocei nas animadas ruas do centro histórico que são reservadas somente para pedestres.

Depois de andar pelo parque ainda dei uma volta pelas ruas de Potsdam.
Depois de andar pelo parque ainda dei uma volta pelas ruas de Potsdam.

O que tem para ver no Parque ?

Este parque é um complexo de palácios, jardins, igrejas, fontes e esculturas, sendo assim seria interessante consultar o site oficial  e decidir seu roteiro.

Quem reclama de caminhar pelo parque com estes bosques ?
Quem reclama de caminhar por estes bosques ?

Eu conheci o Sanssouci, Neues Palais, New Chambers, Roman Baths, Church of Peace e o Antigo Moinho.

Lembro-me que andei bastante neste dia. Os caminhos pelo parque são bem bonitos, muitas vezes entre os jardins porém em outras em bosques onde a sombra ajudou bastante.

Este Neues Palais é bonitão mesmo
Este Neues Palais é bonitão mesmo

Acredito que o imperdível no Parque seja o Sanssouci e as vinhas e aqui fica um conselho meu: não se obrigue a conhecer tudo, vá andando e descobrindo.

New Chambres e o Antigo Moinho ao fundo
New Chambres e o Antigo Moinho ao fundo

Fiz todo este passeio  e lembro que neste dia cheguei em Berlin e ainda bati perna por lá, vantagens de se viajar no verão quando o sol se põe perto das 21.

Potsdam é uma das super dicas de Berlin, já que está pertinho da capital da Alemanha.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *