Passeio à Foz do Rio São Francisco

Passeio de um dia desde Maceió – Foz do Rio São Francisco

Dentre as várias opções de passeios em Maceió, uma delas chama bastante a atenção: Conhecer a Foz do Rio São Francisco.

O emblemático rio que corta vários estados brasileiros forma um espetáculo quando encontra o mar. Quem conhece a música Riacho do Navio de Luiz Gonzaga ? Lembra do trecho que diz: “o Rio São Francisco vai bater no meio do mar” ? Nesta música Gonzagão faz uma alusão à Foz do Rio São Francisco.

Navegando em direção à Foz do Rio São Francisco
Navegando em direção à Foz do Rio São Francisco

Esta é exatamente a impressão que temos quando o grande rio encontra o Atlântico. A força da água é tão grande que demora para o mar “assimilar” toda aquela enchente na Foz do Rio São Francisco

Como ir

Este é um passeio comumente oferecido por agências em Maceió, as quais te levam até Piaçabuçu, que está a 140 Km da capital alagoana. De lá se toma um catamarã ou outra embarcação até a Foz do Rio São Francisco, que está a aproximadamente 13 Km da cidade.

Este trecho entre Piaçabuçu e a Foz leva mais ou menos umas três horas e meia entre ida e volta. É feito uma parada para banho nas lagoas e é possível caminhar entre as dunas.

A cidade de Piaçabuçu é ponto de partida para os passeios até à Foz do Rio São Francisco
A cidade de Piaçabuçu é ponto de partida para os passeios até à Foz do Rio São Francisco

Se curte dirigir pode também ir de carro e negociar o passeio em Piaçabuçu nas agências perto do Mercado Municipal, onde poderá escolher várias opções, como uma lancha rápida por exemplo. Ir de carro, logicamente, te dará liberdade em parar em lugares lindos do litoral alagoano, bem como, pode-se estender a viagem até a histórica Penedo, uma charmosa cidade fundada no século XVI.

O Mercado de Piaçabuçu
O Mercado de Piaçabuçu

Como é o passeio

Piaçabuçu está localizado ao sul de Maceió, sendo que você deve estar focado em ir até a Foz do Rio São Francisco, já que estará viajando pelo lindo litoral alagoano. No percurso passará perto de lindos lugares como: Praia do Gunga, Coruripe e enormes coqueirais.

Chegando em Piaçabuçu começa a parte do rio, geralmente os passeios usam os catamarãs e a viagem passa por ilhas, coqueirais e mangues. É momento de relaxar na embarcação e contemplar a natureza. Do outro lado do rio já é Sergipe, sendo assim é muito comum que este passeio seja feito por lá também, partindo da cidade de Brejo Grande.

A linda paisagem às margens do Rio São Francisco
A linda paisagem às margens do Rio São Francisco

Em determinado ponto é possível desembarcar e curtir uma paisagem paradisíaca formada por dunas e lagoas com águas claras. Observe aí que as dunas se movem, onde pode-se ver a areia quase encobrindo os coqueiros.

O movimento das dunas que chegam a quase encobrir os coqueiros.
O movimento das dunas que chegam a quase encobrir os coqueiros.

Geralmente a parada aí é de uma hora, mas sempre deixa a gente com gostinho de quero-mais, já que é uma delícia nadar nas águas do Rio São Francisco.

Quem resiste a um banho de rio ?
Quem resiste a um banho de rio ?

Quando ir

A estação seca vai de outubro a fevereiro, sendo assim suas chances de pegar um dia ensolarado nesta época aumentam, de qualquer forma este passeio pode ser feito todo o ano.

Dunas e lagoas serão o cenário deste dia de viagem à Foz do Rio São Francisco
Dunas e lagoas serão o cenário deste dia.

Como fui

Realizei este passeio no mês de janeiro e tive a sorte de pegar um dia lindo de sol. Fiz desde Maceió, com agência, onde sai do hotel às 9h e voltei somente às 18h.

O atendimento da agência foi excelente, não teria do que reclamar. Como gosto muito de cidades históricas fiquei com vontade de dar uma volta por Penedo, mas infelizmente não foi possível, se fosse novamente optaria por passar uma noite lá e fazer o passeio até a Foz, já que de Penedo a Piaçabuçu são apenas 27 Km.

Navegando no Velho Chico até a Foz do Rio São Francisco.
Navegando no Velho Chico

Gostei muito do passeio e para mim foi um dos mais interessantes que fiz no Nordeste.

Tenho também um artigo sobre o Cânion do Xingó o qual fiz desde Aracaju e mostra um outro lado do Rio São Francisco.

Fica o convite para conhecer esta região, marcada por um dos rios mais importantes do Brasil: o Velho Chico.

 

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

 

Compartilhar:
4 comments Add yours
  1. Que bacana, Diego! Se fechar o passeio para Maceió, com certeza usarei essa dica em minha viagem. Conheci o Cânion de Xingó, mas a Foz de São Francisco, não. Amo esse rio. Interessante que fui madrinha de casamento de uma amiga de Piaçabuçu, em Aracaju. Agora, quero conhecer a cidade dela da qual fala tanto. Obrigada pelas dicas.

  2. Realmente, é um passeio indescritível! Fizemos ano passado, esse mesmo roteiro. Destaco, ainda, um almoço servido em Piaçabuçu, na volta, no local em que pegamos o barco, que de simples, se tornou memorável, além, como amo coisas “da terra”, outras delícias como os doces. Super recomendo.

    1. Olá Margareth,

      Obrigado pela leitura!!
      Passeio lindo mesmo!!
      Almocei também em Piaçabuçu num restaurante ao lado do antigo mercado, comida deliciosa e super bem servida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *