Camden Town: conheça o bairro mais descolado de Londres onde morou Amy Winehouse

Quem vai a Londres quer ver a rainha e conhecer a mais importante monarquia do mundo, porém a cidade é tão diversa que bairros como Camden Town surpreendem os turistas que querem ir além dos cartões postais.

Estive em Londres e conheci bastante da capital, numa viagem meio fora do comum, que ainda juntou Oriente Médio e Paris.

Continue lendo para saber das minhas aventuras por lá.

camden town
Camden Town: onde todas as tribos se encontram

Neste artigo você vai ver

Como conheci Londres. Clique Aqui
O Distrito de Camden Town. Clique Aqui
Os mercados, feiras e lojas de Camden Town. Clique Aqui
Como ir para Camden Town. Clique Aqui
Dicas do Viajante Curioso. Clique Aqui

 

Como conheci Londres

Demorei para conhecer uma das cidades mais importantes do mundo, até que decidi ir para lá numa viagem pelo Oriente Médio. Você pode se perguntar o que uma coisa tem a ver com outra, mas a questão foi pura economia mesmo.

Os bilhetes aéreos para o Oriente Médio estavam muito caros e como não conhecia Londres resolvi ficar 5 dias por lá, pois da capital inglesa poderia usar uma companhia low fare para Amã na Jordânia.

Quer saber como foi minha visita à Amã e porque tive que carregar um tapete 2m x 2m por todo o Oriente Médio ? Veja este artigo sobre a Jordânia.

Bom, mas vamos voltar à terra da rainha dos vestidos e chapéus coloridos.

Londres é fantástica e superou em muito minhas expectativas. Fiz tudo o que um turista deve fazer pela capital inglesa: vi a cidade desde a London Eye, tirei foto em frente ao Parlamento, assisti a troca de guarda no Palácio de Buckingham, naveguei pelo Tâmisa e cai na noite do Soho.

londres-parlamento
Cena típica de Londres: o Big Ben e os famosos ônibus vermelhos de dois andares

Aliás este dia do Soho foi muito engraçado. Depois de pular de bar em bar tomando umas e outras chegou a hora de ir embora, mas como não tinha mais metrô tivemos que apelar para ônibus. Mas qual ônibus ? Era de madrugada e não sabíamos direito onde estávamos, ainda mais depois de algumas cervejas.

Foi então que dois brasileiros apareceram e nos ajudaram a voltar.  Eles nos colocaram num ônibus que parava exatamente em frente ao nosso hotel. Brasileiro é gente boa mesmo.

Dentro do ônibus tinha uma menina sozinha vestida de noiva, não entendi nada, só queria chegar no hotel e dormir depois daquela estreia pela noite londrina.

Não vá a Londres para ficar menos que 5 dias, outros falarão 10 e outros meses. Mas digamos que para conhecer o essencial estes 5 dias são suficientes.

Depois que tinha conhecido tudo olhei para minha lista de “o que fazer” e vi que lá no fim estava escrito “Camden Town”. Quando montei o roteiro não dei muito bola para este lugar, mas coloquei na lista caso tivesse tempo.

Foi aí que conheci o famoso bairro e me apaixonei ainda mais pela cidade.

Continue lendo para saber tudo sobre este lugar.

Voltar ao início. Clique Aqui

 

O distrito de Camden Town

O famoso bairro de Camden Town é um entre os 35 distritos de Londres, porém destaca-se por ser uma referência de cultura alternativa.

Planejado para ser um bairro residencial, Camden Town passou por várias transformações, mas os anos 70 foram responsáveis por sua maior mudança.

Estima-se que 100.000 pessoas visitem seus mercados e feiras nos finais  de semana.

camden-market
As descoladas feiras de artesanato em Camden Town

Quando falamos Camden Town não nos referimos a apenas um lugar. O bairro tem quatro mercados/feiras super interessantes: Camden Lock, The Stables, Canal Market, Buck Street Market, Inverness Street Market e ainda um lugar para shows, o Electric Ballroom.

Vou falar mais deles com detalhes, mas antes vamos dar uma geral sobre o lugar.

Eu meio tinha que desistido de ir a Camden Town, não sei porque, mas estávamos passeando pelo Regent´s Park e vi que Camden Town estaria a uns dois quilômetros dali, foi então que decidimos ir pra lá.

Caminhando em direção ao bairro achei as ruas sem graça e tinha a impressão que estava no caminho errado, foi quando chegamos em Camden Town propriamente dito e de repente tudo ficou colorido, cheio de gente e aquela vibe gostosa de mercados de rua.

camden-town-stables
Várias feiras, mercados e lojas estão espalhados pela região

Camden Town é grande, mas se tivesse que fazer um comparativo, diria que lembra a feira e lojas da Benedito Calixto, ou posso até dizer que  tem um “quê” da Augusta em São Paulo. Quem já foi concorda comigo ?

Enfim, são estes lugares onde todas as tribos se encontram num ambiente bem informal.

Quer saber como são os mercados ? Continue por aqui.

Voltar ao início. Clique Aqui

 

Os mercados de Camden Town

Camden Lock

Este mercado abre todos os dias e vende roupas vintage, bijuterias feitas a mão, artesanato e também várias opções de comidas.

Uma programa bem legal, que o espertão aqui não fez porque não estava bem informado, é ir até o canal, bem perto do Camden Lock.

camden-lock
Curte roupas vintage ? O lugar é aqui

Londres tem alguns canais artificiais que foram construídos no século XIX para transporte de mercadorias, sendo que esta região é conhecida como Little Venice.

Ali passa o Regent Canal e lá você pode fazer um passeio de barco pela região. Uma opção bem diferente de passeio em Londres.

camden-town-canal
Os canais

Dá uma olhada no site do London Water Bus para mais informações.

The Stables

Esta parte do mercado pode ser meio estranha e sombria, mas igualmente interessante. É que aí anteriormente ficavam os estábulos que poderiam comportar até 800 cavalos.

stables-camden-town
As estátuas de cavalos lembrando que esta área do mercado eram antigos estábulos

É que no passado os cavalos eram usados na indústria e para puxar trens. Neste local também funcionava uma espécie de hospital para os pobres animais, pois era comum que os mesmos se machucassem no árduo trabalho.

Hoje, os estábulos também faz parte dos mercados de Camden Town e contam com diversos lugares para comer, lojas que vendem roupas diferentes e fantasias e muitas outras coisas diferentes.

Desde 2014, uma estátua de tamanho real da Amy Winehouse fica exposta no Stables Market.

Buck Street Market

É fácil explicar esta parte de Camden Town, uma feira !! Sabe aquele monte de barraquinha vendendo roupas e toda sorte de objetos ? Então, essa é a pegada da Buck Street Market.

buck-street-market-camden-town
Nem me atrevi a entrar aí, mas para quem gosta é um prato cheio

Para falar a verdade eu nem entrei, pois tudo parecia muito aglomerado e lotado. Porém é mais uma opção de compras em Camden Town.

Inverness Street Market

Tradicionalmente era um mercado hortifrúti desde os anos 1900. Hoje existem várias lojas de roupas e souvenires.

Ai também encontramos vários bares e restaurantes

inverness-street-market-camden-town
Originalmente eram somente frutas e legumes, mas hoje encontra-se de tudo um pouco

Electric Ballroom

Ainda em Camden Town o Electric ballroom não é um mercado mas sim um um espaço para shows que existe há mais de 70 anos. Nem preciso falar que a maioria dos shows é de bandas de rock.

Além dos mercados, a região está cheia de lojas super descoladas, mas uma que me chamou bastante a atenção foi a Cyberdog. É uma loja com dois robôs enormes na porta e funciona como danceteria com direito até a um DJ.

As opções de roupas são bem diferentes, extravagantes e futuristas. Vale dar uma volta por lá.

cyberdog-camden-town
A loja-balada

 

Voltar ao início. Clique Aqui

 

Como chegar em Camden Town

Não tem erro, a Northern Line do tube ou underground (em Londres eles não falam metro ou subway) tem a estação Camden Town.

Está certo que o metrô de Londres é enorme, mas depois de um dia a gente já fica mais acostumado às trocas de estação.

tube-london
Londres tem o mais antigo e mais extenso metrô do mundo

Voltar ao início. Clique Aqui

 

Dicas do Viajante Curioso

Não existe como dar um mapa para conhecer um lugar alternativo, a dica aqui é se perder e conhecer cada canto de Camden Town.

Vale a pena passar uma tarde por lá, e mesmo funcionando todos os dias, existem algumas lojas que só abrem nos finais de semana.

O horário de funcionamento do mercado é entre 10:00h e 18:00h.

Se você for com objetivo de fazer compras talvez seja melhor durante a semana, assim foge um pouco da agitação.

Eu fui pra lá dizendo que não queria nada, mas acabei comprando uma miniatura daquelas cabine de telefone e um boneco chamado Popobe, que é um urso que você mesmo pode customizar.

popobe-camden-town-londres
O Popobe Super Mario Bros que comprei em Camden Town

Aliás este urso me deu um trabalho enorme! Depois de Londres fui para Jordânia e Israel e os controles de fronteira lá são rigorosos, e em todos os raios-x tinha que desfazer a mala porque eles desconfiavam do meu boneco.

Não vai ser difícil encontrar o que comer por Camden Town, até um mineiro que vendia coxinha, pão de queijo e pastel estava lá no meio da famosa feira inglesa. Tem opções para todos os gostos e bolsos, já que existem alguns restaurantes badalados por lá.

comida-camden-town
Não tenha vergonha de pedir para provar, às vezes rola uma degustação

Mesmo se você é do tipo não consumista como eu vale a pena o tour, pois a vibe do lugar é bem legal.

Curtiram o artigo ? Quem já foi pra Londres e conheceu Camden Town ?

Voltar ao início. Clique Aqui

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *