Casapueblo: conheça a interessante construção do artista Villaró em Punta del Este no Uruguai

Casapueblo é aquele tipo de lugar para contemplar, a curiosa construção branca, toda desigual e nada simétrica parece brincar com nossos sentidos, não se sabe onde começa nem onde termina.

A sinuosidade é quebrada por diferentes patamares, que ora tem piscinas, ora restaurante e em outra simplesmente um lugar para relaxar. Assim é Casapueblo, o encontro da natureza com a arte.

casapueblo
Numa bela encosta a grande construção branca chama a atenção

 

Neste artigo você vai ver

Um pouco sobre o Uruguai. Clique Aqui

Visitando a Casa Pueblo. Clique Aqui

Dicas do Viajante Curioso. Clique Aqui

 

Um pouco sobre o Uruguai

O país ao sul do Brasil tem um pequeno território, porém são muitos as lugares interessantes para conhecer. No Uruguai podemos fazer uma visita em uma bonita Estância e pertinho podemos conhecer também belas praias.

Você sabia que o Uruguai é um dos países que mais consomem carne vermelha no mundo ?

Lugares como José Ignacio, Cabo Polônio e a badalada Punta Del Este são conhecidos mundialmente, graças às suas belezas naturais e à excelente oferta de serviços e hotéis.

PUNTA-DEL-ESTE
Punta del Este também é ostentação

A capital Montevidéu também chama a atenção, lá podemos visitar o estádio que sediou a primeira Copa do Mundo e conhecer o agitado Mercado del Puerto, onde podemos tomar a bebida típica uruguaia: a sidra.

PALACIO-SALVO
O Palácio Salvo em Montevidéu já foi um dos prédios mais altos da América do Sul

Mais para o lado do Rio da Prata a charmosa Colônia del Sacramento é uma mistura do colonialismo português e espanhol, já que aquela cidade já pertenceu à Portugal. Caminhar pelas ruas de pedra e subir até o farol para admirar o gigante rio são atividades imperdíveis na cidade.

COLONIA-DEL-SACRAMENTO
As charmosas construções coloniais de Colônia

Assim é o Uruguai, um país pequeno mas com atrações para todos os gostos.

Voltar ao Início. Clique Aqui

 

 

Visitando a Casapueblo

Estive três vezes no Uruguai, uma quando fiquei em Montevidéu, outra me hospedando em Punta del Este, a outra durante uma parada de um Cruzeiro, também em Punta Del Este. Fui à Casapueblo todas as vezes, pois além de gostar muito do local sempre queria mostrar para outras pessoas que ainda não tinham ido.

CASAPUEBLO-URUGUAI
As construções assimétricas que conferem o charme ao local

Casapueblo foi concebida pelo artista Carlos Paez Vaillaró, o qual era polivalente, pois era pintor, ceramista, escultor, escritor e também empresário. Ele é um dos artistas plásticos mais renomados de toda a América do Sul.

ENTRADA-CASAPUEBLO
A entrada de Casapuelo

Em uma destas visitas tive a honra de encontrá-lo.

VILLARO
Tive o prazer de conhecer o simpático Villaró na primeira vez que estive em Casapueblo

Casapueblo chama a atenção na península de Punta Ballena. Olhando por fora parece que a construção escorrega pelo pitoresco local, o local é um misto de uma escultura moderna com um castelo de areia.

O próprio artista dizia que a mesma é uma obra de arte habitável. Muita gente se arrisca a dizer que lembra a Grécia, eu não gosto muito desta comparação, pois o lugar tem alma e essência próprias.

RIO-DA-PRATA
A construção se estende desde o topo da península até o mar

O lugar foi construído em etapas, a princípio era apenas um pequeno chalé e depois de tempos em tempos foi aumentando e ganhando novas funções como hotel e atelier, as quais funcionam até hoje.

Casapueblo pode ser entendida também como uma pequena vila. É interessante que lá dentro existem pequenas ruas, tem até uma batizada como o nome Pelé.

CASAPUEBLO
Uma homenagem ao Rei do Futebol

Existe também um restaurante por lá caso queira almoçar ou jantar.

Algumas áreas não podem ser acessadas por turistas, já que o lugar também funciona como hotel e não podemos incomodar os hóspedes, no entanto existem 5 salas e 3 varandas onde temos a chance de ver vários trabalhos do artista como quadros, murais, esculturas e cerâmicas.

Existe uma loja também.

VARANDA-CASAPUEBLO
É gostoso relaxar nas varandas cercado por obras de arte

Há também uma sala de cinema onde são exibidos documentários sobre o Villaró. Observe uma foto do artista com Pablo Picasso. Villaró também conhecia Salvador Dali.

O local fica pertinho de Punta Del Este, a mais ou menos uns 15 minutos. Não vi nenhum transporte público até lá, mas hoje em dia fica fácil ir de Uber ou táxi.

Existem tours, principalmente no verão, que nos levam a vários lugares de Punta del Este e terminam no final da tarde em Casapueblo.

Mas por que final da tarde ? Bom, o motivo é especial. O por do sol lá é celebrado de uma maneira muito bonita e emocionante, já que durante a despedida do astro rei, um poema do próprio Villaró é recitado.

O nome deste poema é “Ceremonia al sol” e a parte que mais gosto é quando ele diz que o sol já viu guerras e paz, despertou as pessoas para o trabalho e fez as prisões menos escuras.

PASSAROS
Os pássaros tentando roubar a cena do por do sol

Realmente é um momento memorável. Já tive a oportunidade de ver pores do sol em lugares bastante especiais, porém este é um dos meus favoritos.

POR-DO-SOL-CASAPUEBLO
E o sol se põe no Rio da Prata

Existe uma curiosidade, dizem que a música “A Casa” de Vinícius de Moraes foi inspirada em Casapueblo, já que nosso famoso poeta visitava muito o local.

Vinícius dizia que cada vez que ia para lá encontrava algo diferente ou algo em construção.

Enfim, este é um passeio para apreciar a própria construção, lembrando que a mesma jé é uma obra de arte. Passear pelas varandas e apreciar o imenso Rio da Prata é uma atividade para ser feita sem pressa, assim podemos ver cada detalhe da Casapueblo.

Informações práticas

A entrada custa 10 dólares americanos,  maiores de 65 pagam 7 e menores de 12 anos não pagam.

A Casapueblo abre todos os dias do ano, das 10 ao por dol sol, no verão geralmente até as 21 e no inverno até as 19.

Caso tenha algum dúvida sugiro que consulte site.

Voltar ao Início. Clique Aqui

Dicas do Viajante Curioso

Caso esteja planejando uma viagem ao Uruguai aconselho que a faça no verão, assim poderá aproveitar a capital Montevidéu, Colônia del Sacramento e Punta Del Este.

CASAPUEBLO-PUNTA-BALLENA
Um dia de sol em Casapueblo

Sugiro o verão porque fora de temporada Punta del Este é um deserto,  e nem todos os comércios abrem, sem contar que a cidade fica bem mais bonita com seus vários paradores lotados na alta temporada.

Você pode optar por ficar em Montevidéu ou Punta del Este, ficando na capital terá acesso fácil para Colônia e Punta Del Este, já que fica mais ou menos no caminho.

Porém quer minha dica ? Fique em Punta del Este e faça um bate e volta para Montevidéu e depois para Colônia del Sacramento. Acontece que de Punta Del Este, se você gosta de praias, é possível ir à charmosa José Ignacio e até a inóspita Cabo Polônio. Então acho melhor por conta das várias possibilidades desta região.

JOSE-IGNACIO
O charmoso balneário de José Ignácio

Caso esteja vindo de Cruzeiro, que é muito comum parar em Punta del Este por um dia, é preciso combinar com um taxista para que este faça um recorrido pelos principais pontos de Punta Del Este.

Lembrando que em viagens de cruzeiros apenas damos uma “pincelada” no destino, mas é perfeitamente possível conhecer Casapueblo também.

Aconselho, como falei acima, a conhecer Casapueblo no por do sol e assim assistir a despedida do astro rei acompanhada do poema.

Será um dia memorável. Para quem está hospedado em Buenos Aires não é aconselhável ir até Punta Del Este pela distância, neste caso o day trip de Buquebus até Colônia del Sacramento é bem mais indicado.

Punta del Este não é uma cidade necessariamente barata, mas pesquisando você descobrirá que existem hotéis para todos os gostos. Um amigo conseguiu uma super promoção para o Conrad, o famoso hotel várias vezes mostrado pelo Amaury Junior na televisão.

CONRAD
O famoso Conrad de Punta Del Este

O Uruguai é um roteiro bem interessante. É possível encaixar Montevidéu, Punta e Colônia em um destes feriados de 4 dias. Logicamente é meio corrido, mas possível.

Um carro facilita muito a vida por lá, mesmo porque as estradas são ótimas e sempre com grandes trechos de retas.

Então, que tal considerar o Uruguai para suas próximas férias ? Já conhecem ? Deixe seus comentários e compartilhe este artigo, quanto mais pessoas lerem mais eu poderei produzir conteúdo novo para vocês.

Ah, a última dica, não deixem de provar o doce de leite do Uruguai, são maravilhosos. Obrigado!!

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

Voltar ao Início. Clique Aqui

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *