Destinos do Brasil: Faça o teste e veja o quanto conhece do nosso país

Destinos do Brasil: Faça o teste e veja quanto conhece do nosso país.

Sempre quanto viajamos para algum novo país, procuramos os destaques para saber o que é imprescindível e para dizer que “conhecemos” um pouco do país. Obviamente é impossível conhecer cada canto, mas sempre tem os destaques que dão uma ideia geral do lugar, afinal Argentina não é só Buenos Aires, como o Brasil não se resume ao Rio de Janeiro.

Mas quais seriam os 10 Destinos do Brasil para dizermos que conhecemos bem o nosso país ?

Vamos lá, confira a lista e no final veja sua pontuação:

1 – Rio de Janeiro: O Brasil faz associação direta com o Rio de Janeiro. A cidade tem os esteriótipos de nosso país: praia, samba e futebol.

A cidade, que foi capital do Brasil, tem turismo para todos os gostos: natureza, história e diversão.  O Cristo Redentor é um dos símbolos do Brasil mundo afora e do Corcovado, como de muitos outros mirantes, se vê uma cidade que combina praia e montanha de uma maneira perfeita.

Rio de Janeiro visto do Corcovado. Destinos do Brasil
Rio de Janeiro visto do Corcovado

2 – São Paulo: a maior cidade brasileira é um caldeirão da diversidade, sendo uma das metrópoles mais importantes do mundo graças à sua intensa vida cultural. A gastronomia é conhecida internacionalmente, já que em São Paulo existem restaurantes de todos os tipos.

São Paulo nunca dorme, funciona 24 x 7: é possível comer um sushi as 2 da manhã ou comprar flores de madrugada. São Paulo é a síntese da cidade do trabalho, onde não podemos esquecer da contribuição dos imigrantes, já que foram também responsáveis pelo crescimento da cidade: italianos, japoneses, judeus e libaneses são alguns exemplos. Em São Paulo é possível passear pelo bairro japonês da Liberdade durante a tarde e a noite jantar numa cantina italiana. Quer fazer compras ? O Bom Retiro, bairro dos judeus, tem uma infinidade de lojas para todos os gostos.

O bairro Japonês de São Paulo - A Liberdade
O bairro Japonês de São Paulo – A Liberdade

3 – Salvador: a capital da Bahia é musical, grandes nomes da música brasileira vieram de lá. Suas cores e sabores mostram um Brasil exótico e uma culinária que tira qualquer pessoa de um regime. Salvador é vibrante, uma cidade que não economiza nas belezas naturais. Conhecer Salvador é entender a história da escravidão no Brasil, pois é a conhecida como a cidade mais negra fora da África.

Todas as cores do Pelourinho em Salvador
Todas as cores do Pelourinho em Salvador

4 – Ouro Preto: a cidade do ouro é uma relíquia, foi dela que saiu grande parte do ouro durante o Brasil Colônia com destino à Europa. Conhecer Ouro Preto é um mergulho no passado, passeando por ladeiras de pedra e descobrindo a tradicional arquitetura colonial brasileira.

Andar pelas ruas de pedra em Ouro Preto é um mergulho no passado
Andar pelas ruas de pedra em Ouro Preto é um mergulho no passado

5 – Curitiba: esta cidade tem bons exemplos de um Brasil que pode dar certo, como o sistema de transportes. Curitiba é uma cidade limpa, bonita e organizada.  Conhecer Curitiba é dar-se conta da diversidade do nosso país, seja pelo clima, seja pela cultura. Curitiba também é a cidade mais verde do Brasil, um passeio pelos inúmeros parques da cidade é sempre uma atividade relaxante.

Os parques de Curitiba são símbolos da cidade mais verde do Brasil
Os parques de Curitiba são símbolos da cidade mais verde do Brasil

6 – Foz do Iguaçu: novamente a natureza dá as cartas, Foz do Iguaçu esbanja na grandiosidade. As cataratas são tão impressionantes que a força das águas às vezes é assustadora. Tudo bem que esta beleza natural esta dividida com a Argentina, mas as cataratas também são nossas!!

A força da natureza nas Cataratas
A força da natureza nas Cataratas

7 – Amazonas: A  maior floresta tropical do mundo tem animais, frutas e árvores que só existem ali. Também é preciso lembrar que no meio da floresta ainda resistem tribos indígenas, e algumas delas nunca tiveram contatos externos. Todos os números são grandes, inclusive o de rios, e o Amazonas é o maior do mundo em nível de água.

A Vitória-Régia é um dos símbolos da Amazônia
A Vitória-Régia é um dos símbolos da Amazônia

8 – Florianópolis: não poderia esquecer da Ilha da Magia, Floripa carinhosamente apelidada por nós é um paraíso brasileiro: praias limpas, montanhas, lagoas e uma culinária saborosa. Nesta lista não poderia faltar uma ilha e Floripa representa com honras esta categoria. Outra curiosidade é que a cidade foi colonizada pelos açorianos e lá encontramos bairros bucólicos como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

A antiga Ponte Hercílio Luz que liga o continente à ilha
A antiga Ponte Hercílio Luz que liga o continente à ilha

9 – Chapada dos Veadeiros: as paisagens do cerrado são de tirar o fôlego de qualquer pessoa, as grandes atrações são as diversas cachoeiras,  onde chegamos a muitas delas por pequenas trilhas. Escolher uma ou outra é uma tarefa árdua, já que tudo é imperdível. Os banhos de cachoeira são relaxantes e renovam as energias.

As lindas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
As lindas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

10 – Brasília: a capital do Brasil, apesar de não ser propriamente um lugar turístico, mostra uma cidade que foi construída onde não havia nada. Sendo planejada, possui avenidas largas, prédios padronizados e pores do sol lindos, onde todo o céu fica num vermelho incrível. Não podemos esquecer da arquitetura, onde o grande arquiteto Niemayer, conhecido mundialmente, deixou um enorme legado por lá.

O legado de Niemayer em Brasília
O legado de Niemayer na arquitetura de Brasília

Quantos pontos você fez ?

de 0 a 3viajante iniciante: ainda está começando, mas de repente já visitou outros destinos do Brasil.

de 4 a 6viajante experiente: já conhece mais do Brasil e já viu a diversidade do nosso país em diversas regiões.

de 7 a 9 – viajante desbravador: com certeza tem uma ideia do Brasil de norte a sul, provou bastante da nossa culinária e pode-se dizer que já redescobriu o país

10 pontos – viajante nato: viu os principais destinos do Brasil em todos os ângulos, cores e sabores. Conhece bem a cultura, natureza e história. Já pode trabalhar como guia turístico!!

Quantos pontos você fez ? Compartilha com a gente. Qual lugar acrescentaria à lista de Destinos do Brasil ?

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

 

Compartilhar:
11 comments Add yours
    1. Opa, valeu pela leitura!! Escolhi os destinos a dedo de forma que representem o Brasil nos mais diversos aspectos: histórico, natural e cultural.
      Rumo aos 10 Marquinho!!

  1. 8 pontos…falta a chapada e o amazonas, q fui só em Manaus…quero fazer o passeio de barco até santarem ou alguma cidade do PA…de estados q ja pisei, tenho 25…falta somente o AP…vem Macapa !!!

    1. Olá,

      Quero muito ir para Santarém e no Festival de Parintins, esta viagem de barco desde Manaus deve ser linda!!

      Obrigado pela leitura!!

      1. Entendi…Paritins eu acho muito “comercial”…infelizmente, São Luiz
        tinha a festas dos bois em julho, q era tds os dias com o desfile de
        vários bois…voltei fanático pelo da Maioba, q é uma região da região
        metropolitana…essa trip de manaus p/ santarem é irada…ainda chego
        lá…

  2. Conheço 07 deles, faltando apenas o Amazonas, Floripa e a Chapada dos Veadeiros. Mas os conhecerei em breve! Acho que na lista faltou apenas o Pantanal para completar nossa diversidade. Mas são tantos lugares… Fica difícil citar todos…

    1. Olá,

      Você tem toda a razão, sabe que uma vez me falaram que o Pantanal recebe mais turistas estrangeiros que brasileiros ?

      Obrigado pela leitura!!

    1. Olá Izabel,

      Estes lugares são lindos né ? Fico impressionado com Manaus, uma cidade no meio da floresta!!

      Obrigado pela leitura!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *