Salar de Uyuni na Bolívia: veja como ir, preços e melhor época

O incrível Salar de Uyuni na Bolívia

O objetivo é ajudar os viajantes com informações práticas baseadas na minha experiência, não vou tratar aqui do que é bonito, do que ver ou sobre o que é o salar, acredito que existam muitas informações a respeito sobre tudo isso na web.

Muitas vezes o post vai parecer pessimista, mas acreditem que sempre incentivarei a viagem à este lugar, que sem dúvida alguma, faz parte do seleto grupo dos tours mais legais do mundo.

Alguma dúvida sobre vir ?
Alguma dúvida sobre vir ?

Por qual agência ir

Gente, esqueçam de pegar informações sobre agências, vai ser pura sorte, desculpe falar isso.

Também não percam seu tempo tentando obter informações pela internet, nenhuma, mas nenhuma agência da Bolívia responde email. Não sei, parece que eles não gostam muito. Tentei muitas vezes com várias agências e sempre fiquei no vácuo.

Para vocês terem uma ideia da desorganização, fechei o tour de 3 dias em La Paz pela Freak Out, que tinha parceria com a Camel Tour em Uyuni e no final acabei indo com a Tambo Loma, ou seja, três empresas envolvidas.

Fui com esta empresa e tudo correu super bem
Fui com esta empresa e tudo correu super bem

Outro detalhe é sobre pesquisa de preço, não adianta também quebrar muito a cabeça, é tudo meio tabelado. Se você quiser algum tipo de desconto tente em Uyuni mesmo. Eu paguei 800 bolivianos e um casal de franceses me disse ter fechado por 650 diretamente na cidade.

Para decidir onde comprar, aconselho que vá em três agências e no final escolha a que te atendeu melhor, simples assim. Se for fechar outros passeios negocie um desconto.

A maioria das agências em La Paz ficam perto da Igreja de São Francisco no centro.
A maioria das agências em La Paz ficam perto da Igreja de São Francisco no centro.

A agência que iria fazer o tour, na verdade era um quartinho super bagunçado, onde uma senhora tentava organizar os turistas. O espanhol dela era incompreensível, e o tour que era pra ter começado as 9:30 só iniciou depois das 11.

Melhor época pra ir para o Salar de Uyuni

Aí vem aquela velha discussão: ir no verão pra ver o salar inundado e o reflexo de todo o céu no chão ou aproveitar o inverno e conhecer a IncaHuasi e Ilha do Pescado.

A fantástica inca Huasi com seus cactos gigantes. Aqui só no inverno mesmo.
A fantástica inca Huasi com seus cactos gigantes. Aqui só no inverno mesmo.

Sem dúvida, na minha opinião, é melhor o inverno, porque nesta época ainda tem parte do salar inundado e você pode ter as duas experiências, o contrário não é verdade.

Mesmo indo no inverno não consegui chegar até as lagunas verde e colorada, uma forte nevasca bloqueou a estrada. Desta forma não crie expectativas, é um lugar muito delicado onde qualquer mudança climática afeta o tour.

A laguna verde e colorada devem ser lindas, mas esta Catal aí é impressionante também.
A laguna verde e colorada devem ser lindas, mas esta Catal aí é impressionante também.

Qual tour fazer ?

Sem dúvida o de 3 dias!! Vamos supor que você tenha vindo de La Paz e enfrentado as 14 horas de ônibus até Uyuni, desculpe falar, não faz sentido viajar tudo isso, fazer um tour de 4 horas e ir embora.

Se você pretende atravessar até o Chile, obrigatoriamente fará boa parte do tour mais completo.

Tenha em mente que o Salar de Uyuni na Bolívia é longe de tudo e se chegou até aqui vale a pena conhecer o que for posível.

Caminhando pela gélida Uyuni
Caminhando pela gélida Uyuni

Alojamento, perrengues, frio e comida

Fui bem preparado para tudo e me surpreendi, não tive nenhum perrengue.

A primeira noite foi no hotel dos donos do carro, fiquei num quarto privativo, com água quente e pásmen: Internet!! Logicamente era super lenta mas quebrou o galho.

O Hotel Tambo Loma era super confortável, fomos bem atendidos e foi possível relaxar bem depois do primeiro dia do tour. O jantar era servido no restaurante e tinha até um aquecedor. A comida sempre foi boa: basicamente era uma sopa de entrada, salada, uma carne e sobremesa. Tudo isso sempre acompanhado dos vinhos de Tarija, região da Bolívia com plantações de uva.

O Hostal da primeira noite
O Hostal da primeira noite

Bom, indo no inverno o frio será forte!! Não tem jeito, é difícil mesmo. A empresa até empresta sacos de dormir, e tenham certeza que é preciso mesmo. Gelado!!

Durante os passeios a temperatura vai subindo um pouco e duas coisas são indispensáveis: protetor solar e labial.

A segunda noite é num hotel mais simples que o primeiro, com banheiro compartilhado e muito, mas muito mais frio. Da mesma forma foi possível emprestar sacos de dormir, o que são extremamente necessários para uma melhor noite de sono.

Nossa segunda noite foi aí.
Nossa segunda noite foi aí.

O que conhecer

Bom, eu disse que não falaria sobre isso aqui, porém meu tour foi totalmente diferente de todos meus amigos que tinham ido antes. Parei em lugares que eles não conheceram e acredito que tivemos muita sorte, pois nosso motorista e guia era super prestativo.

Sabe aquele cara que não tem preguiça ? Explicava tudo e nos incentivava sempre a conhecer os lugares e fazer as pequenas caminhadas. Sem contar que ele era super gente boa e arrumava tudo de maneira bem legal pra gente almoçar. Aliás, os lugares que eles montaram as refeições foram incríveis: No primeiro dia na Laguna Cuñape e no segundo dia na Laguna Catal.

Uma das surpresas do Uyuni: Ciudad de Piedras em Mallcu Villamar.
Uma das surpresas do Uyuni: Ciudad de Piedras em Mallcu Villamar.

Precisa agendar o passeio antes ?

Então, este é um ponto crucial, eu sou super precavido e gosto de fazer planejamento, sem contar que tinha receio em chegar num lugar tão distante e não conseguir fazer o tour. Porém tive a impressão que sempre tem lugar disponível. Ao descer do ônibus em Uyuni um monte de gente veio me oferecer os tours. Se você é mais relaxado que eu, feche tudo lá no dia anterior ao seu passeio, mas eu como sou precavido preferi fazer tudo em La Paz.

Bom, é isso, espero que minhas informações ajudem um pouco. A maior dica de post é: VÁ AO UYUNI!! Simples assim!!

O deserto de sal no Salar de Uyuni na Bolívia
O deserto de sal

Gostaram das dicas para conhecer um dos passeios mais legais da América do Sul ? Conheça o Salar de Uyuni na Bolívia.

Compartilhar:
4 comments Add yours
  1. estou pesquisando uma viagem para bolívia para conhecer o salar de uyuni. As agências que tenho consultado pra fazer o tour estão cobrando em dólar e bem caro… Mas, esse preço que vc pagou é bem honesto, vou continuar pesquisando!

    1. Oi Daniela, tudo bem ?

      Tenha em vista que, se pesquisar do Brasil, entrando em contato com as agências, ficará mais caro.
      Lembre-se também que existem dois tipos de excursão ao salar: uma mais simples e outra luxuosa.
      Na mais simples as acomodações são rústicas e foi a que fiz. Porém, no final das contas, fiquei bastante satisfeito com as pousadas.
      Se você não se importa em viajar sem reservar, pode comprar a excursão ao salar de Uyuni em La Paz. Tem muitas agências!!
      Mesmo em Uyuni a oferta será grande

      Diego

  2. Olá Diego, tudo bem? Você acha que compensa comprar passagem aérea ida e volta pra Bolívia pra ir até Uyuni ou a ida pela Bolívia e volta pelo Chile?

    1. Oi Danielli,

      Esta decisão tem a ver com qual roteiro queira fazer.
      Indo e voltando pela Bolívia, você terá a experiência de conhecer o Salar de Uyuni como um circuito, ou seja, indo e voltando para o mesmo lugar.
      Caso decida voltar pelo Chile, você deverá combinar com a agência para que te deixem num posto fronteiriço e de lá, combinar com outra agência para te levar ao Atacama.
      Ir pela Bolívia e voltar pelo Chile proporciona uma viagem incrível, onde você conhece, na minha opinião, um dos dois lugares mais incríveis de toda a América Latina. Você precisará de mais dias e de mais investimento, mas vale a pena!!
      Diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *