Igreja Arautos do Evangelho em Cotia: descubra todos os detalhes de um dos templos mais bonitos do Brasil

Sempre fui curioso pelas programações perto da minha cidade, pois muitas vezes existem lugares legais onde a gente pode ir e voltar no mesmo dia.

Moro em Campinas, relativamente perto da capital. Aqui nas proximidades tem muita coisa interessante para fazer, mas nem sempre os lugares são conhecidos ou divulgados.

E foi num domingo, que resolvi dar uma volta na Igreja Arautos do Evangelho em Cotia.

Igreja Arautos do Evangelho
A bonita Igreja Arautos do Evangelho em Cotia

Já tinha lido um pouco sobre o local, e quando via as fotos me perguntava porque ainda não tinha conhecido, mesmo sendo fácil ir até lá.

Sendo assim, o objetivo deste artigo é divulgar este lindo lugar, principalmente para quem mora em São Paulo ou aqui pela região de Campinas e Jundiaí, onde o acesso à Igreja Arautos do Evangelho é super fácil.

Mesmo sendo uma Igreja Católica, descreverei aqui minhas percepções, sem necessariamente falar de aspectos religiosos, porém sempre com muito respeito pela religião e pelos fiéis.

Quem são os Arautos do Evangelho ?

Os Arautos do Evangelho sempre me chamaram a atenção, e confesso que isso se deve muito à indumentária que eles usam: longas capas com capuz em cores sóbrias, com a Cruz de Santiago de Compostela nas cores branca e vermelha.

Sabe os escapulários que muitos católicos usam ? A túnica é uma forma de escapulário também, ou seja, um manto que cai sobre os ombros e significa proteção de Nossa Senhora.

As botas de couro com cano alto também impressionam. As mesmas são simbólicas e representam o caráter missionário e as longas caminhadas para pregação do Evangelho.

Indumentária dos Arautos do Evangelho
Esta foto eu tirei na Igreja dos Arautos em Ubatuba

Os Arautos do Evangelho são uma associação privada dentro da Igreja Católica, a qual foi reconhecida e aprovada em 2001 pelo Papa João Paulo II.

A associação está presente em 78 países, e seus membros, na maioria jovens, praticam o celibato e se dedicam à atividades de evangelização, mas também se recolhem para oração e estudo.

O Castelo dos Arautos em Ubatuba

Eu já conhecia a Igreja dos Arautos em Ubatuba, a qual fica localizada num dos pontos mais altos da Estrada da Caçandoca. A bonita igreja proporciona uma vista linda das praias de Ubatuba. Muitas vezes, ao procurar informações na internet, esta igreja aparece como Castelo dos Arautos.

Dá uma olhada no meu artigo, conto tudo sobre lá. Clique aqui.

O bonito contraste entre a construção e a paisagem
O bonito contraste entre a construção e a paisagem

Gostei muito de ter conhecido e fiquei curioso para conhecer outras duas, uma em Caieiras e outra em Cotia, da qual falo neste artigo.

A Igreja Arautos do Evangelho impressiona pela sua arquitetura neogótica, e ostenta ricos detalhes em mármore, vitrais, colunas e pinturas. O que mais me chamou a atenção foi o colorido da decoração.

Regras para visita à Igreja dos Arautos

O local não é aberto para visitação e somente é possível conhecê-lo durante as missas.

Caso tenha dúvidas, é bom dar uma olhada no blog da Igreja dos Arautos em Cotia, lá tem um telefone para maiores informações. Mas se quiserem deixar um comentário com alguma pergunta, fiquem à vontade, tenho várias informações sobre o local, certo ?

Existe um estacionamento gratuito, e ao chegar no templo, depois de atravessar os portões, os funcionários orientarão onde estacionar.

Estacionamento Igreja dos Arautos em Cotia
Foi bem fácil estacionar por lá

É importante prestar bastante atenção nas regras, pois não é um lugar que você entra como turista e vai tirando fotos. Ao chegar no templo, um funcionário explicará claramente que as fotos podem ser tiradas, porém de forma discreta.

É bom também ficar atento quanto à roupa, lembrando que os Arautos são super tradicionais. Sendo assim, o local pede trajes discretos, naquela regrinha de sempre: calça comprida ou bermuda na altura dos joelhos para homens e roupas sem decotes ou curtas para mulheres.

A visita à Igreja Arautos do Evangelho em Cotia foi bastante diferente de Ubatuba, que me pareceu mais flexível.

Quando cheguei à Igreja de Ubatuba fui amigavelmente recebidos pelos missionários, que não poupavam esforços para deixar a gente a vontade. Inclusive falavam que éramos livres para tirar fotos.

Em Cotia foi bem diferente, e de maneira clara eles até falaram que poderíamos ser convidados a nos retirar caso nosso comportamento não fosse condizente com as regras deles.

Como sempre digo: “Em Roma, faça como os romanos”.

Caso queira tirar foto, procure esperar o fim da missa, pois daí várias pessoas estarão fazendo o mesmo. Fazer isso durante a celebração não é legal, pois o foco ali é religioso. Mesmo assim, não fiquei nada confortável para fotografar por lá.

A Tradicional Missa dos Arautos

A missa tem uma liturgia bastante tradicional, e o início da celebração é marcado por uma procissão: um membro vai à frente empunhando uma enorme cruz e este é seguido por outros membros e pelo padre, que fica por último.

Os iniciantes usam uma túnica cor marfim e o padre estará trajado numa cor mais escura e mais sóbria.

A missa é acompanhada por um coral super afinado, o qual entoa várias partes da liturgia em latim. Fiquei surpreso, pois eles usam trompetes, o que nunca tinha visto numa cerimônia.

Como falei, é uma missa bem ritualística, marcada pela tradicionalidade da Igreja Católica.

A acústica da igreja é perfeita, e a celebração é muito bonita.

O colorido e a arquitetura neogótica da Igreja Arautos do Evangelho

A arquitetura neogótica da igreja realmente impressiona. Suas torres ricamente decoradas em cores claras se contrastam com o rosa do mármore.

A composição fica ainda mais bonita com o piso em mármore, que forma desenhos, em frente à igreja.

Piso em mármore
O bonito piso em mármore logo na entrada da Igreja

Quando estive lá vi vários membros caminhando com suas túnicas em cores sóbrias num patamar elevado da igreja, o que conferia um ar medieval, típico do filme “Os cavaleiros da Távola Redonda”.

Tão impressionante quanto a parte externa é o interior da Igreja Arautos do Evangelho, já que eles falam que é preciso evangelizar pela beleza.

Afinal, o mundo em que vivemos precisa do belo pra gente não enlouquecer, não é mesmo ?

Interior Igreja dos Arautos
A bonita simetria dos elementos e o colorido da arquitetura são características da Igreja dos Arautos

Logo ao entrar, fiquei maravilhado com o teto, o qual tem um tom azul celeste. Detalhes em dourado lembram uma noite estrelada.

A simetria está em todos os lugares, e o conjunto de vitrais tem um colorido que salta aos olhos.

A cruz está pendurada por um cabo tão fino, que a mesma parece flutuar sobre o altar.

Altar
O altar cuidadosamente decorado e a Cruz que parece flutuar

Existe ainda outra fileira de vitrais que acompanha um corredor, num patamar mais alto, o qual dá acesso ao coral. A rosácea, que aparece imponente na fachada da igreja, se destaca ainda mais quando vista pelo lado interno, já que é ladeada por bonitas pinturas bíblicas.

Rosácea
O local onde fica o coro

Colunas azuis ricamente decoradas por flores-de-lis complementam o colorido da arquitetura.

Colunas com flores-de-lis
Cada pequena parte tem um detalhe

Ainda tão impressionantes, são os corredores laterais, onde o teto alterna entre as cores azul, vermelho, laranja e verde.

Corredores laterais
As cores estão por todas as partes

Também não podemos esquecer das pinturas, e uma que se destacou para mim foi a “Fuga para o Egito”. A mesma representa a passagem do Evangelho de Mateus, onde José e Maria vão para o Egito com o Menino Jesus, fugindo da perseguição do Rei Herodes.

A iluminação é projetada para compor e ressaltar os detalhes da decoração. Sempre de forma indireta, as mesmas destacam os vitrais góticos e parecem sair naturalmente das colunas.

Caso vá para a missa das 17:00 h, poderá ver a igreja toda iluminada no final da celebração. Uma boa dica para ver a arquitetura com outra luz.

Vista noturna da Igreja
A iluminação da igreja destaca toda a beleza dos detalhes

Ao lado da Igreja fica a Casa de Formação da Sociedade Clerical, que lembra um pequeno castelo.

Igreja Arautos do Evangelho – Informações práticas

Muitas vezes, o endereço da Igreja Arautos do Evangelho aparece em Embu das Artes, mas no site está como Cotia.

Endereço

Rua dos Agrimensores, 183 – Cotia

Do centro de Embu das Artes, são apenas 6.8 Km pela Estrada da Capuava. Coloque no GPS, não tem erro.

Indicações
Indicações

Aliás, fica como dica, para quem não conhece a região, visitar também a Feira de Embu das Artes antes de conhecer o a Igreja, caso vá num final de semana.

Bem perto da Igreja tem uma bifurcação, mas existem placas indicando o local.

Placas
O Templo Odsal Ling e a Igreja dos Arautos ficam na mesma rua

A Igreja dos Arautos tem fácil acesso, pois está estrategicamente perto de grandes rodovias, como o Rodoanel, Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes.

Não tenho informação sobre transporte coletivo para lá, mas o Uber funciona bem na região.

Horário das Missas

De segunda a sexta: 19:30 (Entrada liberada a partir das 19:00)

Sábados: 17:00 (Entrada liberada a partir das 16:00)

Domingos: 08:00, 10:00, 17:00 e 19:00 (Entrada liberada uma hora antes das Missas)

Bem pertinho da Igreja dos Arautos, fica o Templo Tibetano Odsal Ling, o qual pode ser visitado no mesmo dia, basta apenas conciliar os horários. Conheci os dois lugares no mesmo dia.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Templo Budista Odsal Ling.

Para quem conhecer um lugar bonito e diferente, perto de São Paulo, é uma excelente dica.

Igreja Arautos do Evangelho em Cotia
Igreja Arautos do Evangelho em Cotia

Sou de família católica, então a celebração é muito familiar para mim, no entanto sou super tranquilo quanto à isso, já fui à sinagogas, monastérios e mesquitas, mesmo não seguindo tais religiões.

Igreja dos Arautos a noite
Mesmo inseguro, resolvi posar para uma foto

Acredito que o turismo tem uma função de divulgação e todos ganham com isso: a igreja que passa a ser mais conhecida, os religiosos que por ventura ainda não conheçam o lugar, e a própria cidade, já que turismo, de uma forma ou outra, gera dinheiro para a região.

Gostaram das dicas ?

Compartilhar:
10 comments Add yours
  1. Que lugar Maravilhoso. Ja houvi falar da instituição, Fiquei com muita vontade de ir conhecer essa igreja. Tenho muita admiração pelos Arautos, sempre evangelizando e levando a Palavra de Deus.

  2. Também acho linda essa igreja e a missa, mas os seguranças são muito impertinentes e irritantes, o que faz a experiência da visita ser algo não tão agradável. Simplesmente não consegui contemplar o lugar em paz.

    1. Olá Geraldo, tudo bem ?

      Pois é, infelizmente tive a mesma percepção, não fiquei a vontade para contemplar a bonita igreja.
      A recepção não foi amigável, logo ao chegar, o segurança falou que poderíamos ser convidados a nos retirar, caso eles achassem que o comportamento não fosse adequado.
      Concordo com você.
      Uma pena, pois é um lugar muito bonito.

      Diego

  3. Oi! Gostei muito da matéria, e pelos comentários já vi que não devo mesmo ir rs… Vou até Embu com um grupo grande e depois seguimos até essa igreja onde o grupo acompanhará a missa. Como não pretendo acompanhá -los, gostaria de saber se existe algo perto que eu possa fazer durante esse tempo, visto que estarei sozinha e sem transporte. Vi que tem um templo budista ao lado, é possível que eu passe a hora na missa no templo? Dá pra ir a pé? Tem mais alguma coisa nos arredores? Desculpe por tantas perguntas, mas gostei muito das suas dicas rs…. Obrigada desde já!

    1. Olá Roberto, tudo bem ?

      Obrigado pela leitura do blog.
      Realmente, a matéria do Fantástico fez uma denúncia grave. Conheci a Igreja dos Arautos porque haviam me falado que era muito bonita, e realmente é impressionante.
      Diego

  4. Ola boa noite gostaria de saber como faço pra conhecêr o lugar quero por meus dois filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *