O que fazer em Frankfurt: veja o que conhecer em um dia na importante cidade alemã.

Última atualização em

Quando falamos em Frankfurt, não lembramos exatamente de turismo, já que a cidade é um importante polo econômico da Europa.

Muitas pessoas perguntam sobre o que fazer em Frankfurt. A cidade pode te surpreender, mas depende de suas expectativas.

Frankfurt pode aparecer no seu roteiro como um destino de negócios, mas também para aqueles que farão um roteiro pela Rota Romântica ou pela Baviera.

Muitos turistas somente passam por Frankfurt, e não dedicam um tempo para a cidade, mas será que vale a pena ficar um tempo por lá ?

Eu não acredito que alguém saia do Brasil para conhecer Frankfurt, no entanto a cidade pode aparecer no itinerário, pois seu aeroporto é um dos maiores do mundo.

Rio Main
O Rio Main mostrando o antigo e o novo em Frankfurt

Pra quem não sabe, existem 7 voos diretos e diários de São Paulo. Muitos deles operados pela Lufthansa, que tem sua sede em Frankfurt. Companhias como Latam, Ibéria e British também voam para lá.

Por estes motivos Frankfurt pode aparecer nas suas pesquisas de voo para Europa. E por que não dar uma parada e conhecer um pouco da famosa cidade alemã ?

Apenas não crie muitas expectativas, Frankfurt não é um lugar imperdível, porém conhecer a cidade te ajudará a ter uma visão mais completa da Alemanha.

Colocando Frankfurt no seu roteiro

Muitos roteiros pela Europa podem começar por Frankfurt, ainda mais pensando na quantidade de voos diretos para lá.

A Rota Romântica, a qual passa por cidades super charmosas na Alemanha é um bom exemplo. De repente, será no próprio aeroporto de Frankfurt que você pode alugar um carro e rodar pela Baviera.

Matrô Frankfurt
A cidade tem um sistema excelente de transporte coletivo

A posição estratégica da cidade também permite o início de uma viagem pela Europa Central, com destinos como Praga e Viena.

Sendo assim, Frankfurt pode ser um excelente ponto inicial em uma viagem pela Europa.

Transporte em Frankfurt

Estando em Frankfurt temos acesso a diversas formas de locomoção. De trem, da linda Hauptbanhof, existem linhas que ligam a cidade a muitas outras em toda o continente.

Se a opção for aéreo, Frankfurt deve ser a cidade sonho dos viajantes de plantão, pois dali podemos tomar voos diretos para quase todo o mundo.

Estação de trem em Frankfurt
Gosto muito de conhecer as grandes estações de trem na Europa

Uma das grandes sacadas, que utilizei muito na minha última viagem para a Europa, foram os ônibus da FlixBus, conectando muitos destinos com preços “camaradas”.

A Flixbus é uma ótima opção para uma viagem econômica, no entanto, não espere muito conforto. No final das contas acredito que vale a pena, apenas evite viagens muito longas, pois as poltronas não são nada confortáveis.

Curiosidades

Sempre que viajamos para a Alemanha, principalmente nesta região, vamos escutar dos guias que as cidades foram destruídas na Segunda Guerra Mundial, e com Frankfurt não foi diferente.

Boa parte do que vemos hoje foi reconstruída nos últimos 50 anos, e é um grande mérito para o povo alemão, que mostra que precisamos sempre renascer.

Outro fato curioso é que existem duas cidades com o nome Frankfurt na Alemanha, uma pequena, Frankfurt an der Ober, e outra, a Frankfurt am Main. Este “Am Main” significa Rio Main, o que diferencia da outra Frankfurt menor.

Romerberg
Os coloridos edifícios na Romerberg

Então, sempre que falar somente Frankfurt aqui, estarei me referindo àquela do Rio Main, sede de grandes bancos, como o Central Europeu e o Federal Alemão.

Caso goste de literatura, é importante destacar que o grande escritor Goethe nasceu em Frankfurt.

Como ir do aeroporto ao centro de Frankfurt

O aeroporto está conectado ao metrô. Existem várias opções para chegar na Altstadt (Parte antiga da cidade), como as linhas S8 e S9.

Compre os tickets na máquina e embarque. Não se esqueça de validá-los, e também lembre-se que não existe controle algum. Porém, tenha ciência que a multa pode ser alta caso esteja sem ticket ou sem validação, e ocorra alguma verificação.

Máquina ticket Alemanha
As máquinas que vendem tickets do metro e trens na Alemanha. Existem opções em vários idiomas

Caso você tenha um tempo entre um voo e outro, vale a pena dar uma volta pela cidade, mas somente se for seguro o suficiente para não causar nenhum stress no embarque.

Considere que a viagem entre aeroporto e a parte antiga da cidade, onde estão a maioria das atrações, é de aproximadamente meia hora.

Esta é uma dica para aquelas pessoas que querem aproveitar e conhecer um pouco da cidade, mas não querem passar uma noite por lá.

Onde ficar em Frankfurt

Se a ideia é dormir por lá para conhecer a cidade, a melhor pedida é ficar na Altstadt, ou nas proximidades. Eu fiquei perto da Ostendstrasse, a mais ou menos 1,3Km do centro histórico, onde me hospedei no Hotel Diplomat, o qual não aconselho.

É um hotel com um preço ok. Digo isso porque Frankfurt é cara e não vi nada barato por lá.

Achei o hotel bastante decadente, acredito que existam opções bem melhores pela cidade.

Altstadt - Frankfurt
Caso tenha pouco tempo em Frankfurt, o ideal é ficar na Altstadt

Ter um metro por perto resolve tudo, mas considere que o ticket custa 2,9 euros, e com esta conversão desfavorável (Julho/19) sairia mais ou menos uns 13 reais por viagem, carinho né ??

Quantos dias ficar em Frankfurt

Como falei, algumas horas são suficientes para conhecer a parte turística.

Eu fiquei dois dias, pois em um deles fui à linda Heidelberg. Uma cidade charmosíssima que fica a uma hora e meia de Frankfurt e funciona super bem como day trip.

Heidelberg
Heildelberg fica a uma hora e meia de Frankfurt

Heidelberg é uma das poucas cidades que não foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial, o que confere um centro histórico intacto

Como foi meu roteiro

Escolhi Frankfurt pela grande oferta de voos e pela possibilidade de conseguir voos mais baratos, sem contar que é mais fácil voar dali pelas low costas europeias, como a Ryanair.

De Frankfurt segui para Praga de ônibus, depois Viena e Budapeste. De Budapeste fui para Salzburgo, entrei na Alemanha novamente por Munique e continuei em direção ao norte, parando em Nuremberg e depois voltando a Frankfurt para tomar meu voo de volta ao Brasil.

Flixbus
Usei bastante o FlixBus nos deslocamentos pela Alemanha

Sendo assim, foi uma viagem circular, pois cheguei e sai pelo mesmo lugar. Foi perfeitamente possível, pois as distâncias não foram longas. Os maiores trechos foram entre Frankfurt e Praga e entre Budapeste e Salzburgo.

Que fazer em Frankfurt

Comecei o dia pela famosa Praça Romerberg, onde um conjunto de casas do século XV chama a atenção no meio da Altstadt (cidade antiga).

As casas têm aqueles detalhes em enxaimel, onde a madeira que faz parte da estrutura fica exposta em colunas e triângulos.

Romerberg
A colorida e bonita Romerberg no centro histórico de Frankfurt

Se você está em Frankfurt, começando uma viagem pela Baviera, verá muitos exemplos deste estilo arquitetônico, o qual é uma marca registrada da Alemanha.

Vale lembrar que este tipo de construção veio para Santa Catarina como os imigrantes alemães.

Fiz um roteiro por Pomerode e conto tudo aqui.

No meio da praça fica a Gerechtigkeitsbrunnen, uma estátua que simboliza a Justiça.

Ainda por ali observe a igreja de São Nicolau e o Romer, edifício onde fica a prefeitura.

Cidade Antiga de Frankfurt
Caminhei sem roteiro pelas ruas da antiga Frankfurt

A praça tem circulação somente para pedestres, é animada e tem várias lojas de souvenir. É exatamente na Romerberg que ocorre o mercado de Natal de Frankfurt.

Continuei o passeio pela Catedral de Frankfurt, a Dom como eles chamam por lá. A igreja é dedicada a São Bartolomeu.

Catedral de Frankfurt
A bonita torre da Catedral de Frankfurt

Caminhei até a Eiserner Steg, a  famosa ponte de aço de Frankfurt, sobre o Rio Main. Dali temos uma bela vista da cidade, tanto quando olhamos para o centro antigo como também para os edifícios modernos.

Eiserner Steg
Caso tenha tempo, caminhe pela Eiserner Steg no horário do por do sol

Não diferente de outras pontes no mundo, está repleta daqueles cadeados do amor. Parece que virou uma febre !!

Outro ponto turístico é a Casa de Goethe, onde o famoso escritor alemão nasceu. Acabei não indo por não conhecer muito à respeito, mas acho que deveria ter ido, pois é assim que aprendemos, né ?

Frankfurt ainda tem mais atrações importantes, porém tudo vai depender do seu interesse. Caso esteja somente por um dia ou horas, acredito que as atrações acima ocuparão boa parte do tempo.

Com mais um dia, pode-se conhecer o Stadel, com obras do Renascimento, Barroco e Arte Moderna.

A Ópera de Frankfurt também é um bonito lugar a ser visitado. Quando conhecer a cidade verá fotos  ou escutará de guias que a mesma foi quase que totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Muitos edifícios, como a própria ópera, foram reconstruídos e abertos ao público muitos anos depois. A ópera só foi reaberta em 1981, ou seja, quase 40 anos depois da guerra.

Passear por Frankfurt nos dá esta ideia de renascimento. Eu mesmo ficava muito curioso em ver as fotos antes e depois da guerra, pois isso demostra a força do povo alemão na reconstrução do país.

Dicas do Viajante Curioso

Vou deixar uma dica aqui, pois me arrependi de não ter feito um passeio de barco pelo Rio Main.

Um pequeno cruzeiro pelo rio possibilitará ver a cidade por um outro ângulo. São passeios curtos, os quais podem ser facilmente encaixados em um dia pela cidade.

Rio Main
Um passeio pelo Rio Main vai fechar com chave de ouro seu dia em Frankfurt

Vou deixar aqui o link deste passeio pelo Rio Main em Frankfurt pela Viator.

Foquei meu dia na parte antiga da cidade, mas acredito que faltou a nova, já que Frankfurt é um dos centros econômicos mais importantes do mundo.

Rio Main
Caminhando às margens do Rio Main

É legal ter a visão histórica, mas pra ter um panorama completo da cidade é importante ver o “novo” também, sendo assim a Main Tower, Euro Tower e a Bolsa podem ser boas opções de passeios pela cidade.

Gostaram das dicas ?

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *