Airbnb é seguro ? Veja este artigo com dicas para te ajudar a escolher entre Hotel ou Airbnb

Airbnb ou Hotel ? Há algum tempo as opções se limitavam a hotéis, hostels e Bed & Breakfast, mas com a tecnologia uma nova modalidade de hospedagem surge como uma alternativa bastante interessante: Airbnb.

Você sabia que a classificação por estrelas em hotéis não existe mais ? Veja este artigo sobre Classificação dos hotéis por estrelas.

Mas o Airbnb é seguro ? Muitas pessoas perguntam isso, porém a resposta depende de como vemos as vantagens e desvatagens deste tipo de hospedagem.

Vamos lá ? Aí baseado nos ítens abaixo você mesmo decide se Airbnb é seguro. Lá no final dou minha opinião pessoal, ok ?

Apartamento Airbnb
Qual escolher: Airbnb ou hotel ?

Vantagens

Preço

O preço é o diferencial competitivo mais forte de um Airbnb.

Se você está viajando em família de repente é mais barato alugar um apartamento de 2 quartos do que 2 quartos em hotéis.

Caso viaje sozinho, você pode alugar um quarto mais barato que quarto de hotel, que quase na maioria das vezes o preço single é igual ao preço do quarto duplo.

Etiqueta de preço
Preço é sempre importante, mas não podemos esquecer de analisar o custo-benefício certo ?

Ambiente descontraído

O anfitrião pode ser uma pessoa chave para você, afinal ele pode te dar dicas super legais sobre a cidade, em outros casos o próprio anfitrião te busca no aeroporto e deixa mimos para você.

No Airbnb, muitas vezes, o dono da hospedagem é quase que um guia turístico. Diferente do atendimento mais “frio” de um hotel por exemplo.

Amigos fazendo pic nic
As pessoas podem mudar a percepção que temos de um lugar

Localização

O Airbnb pode ser uma casa super charmosa numa ruazinha residencial, e hotéis, pelo seu tamanho e estrutura, não caberiam lá. De forma geral as opções em lugares mais badalados e charmosos da cidade são mais amplas e mais acessíveis que os hotéis.

Vilarejo
Com o Airbnb temos a chance de se hospedar em lugares exclusivos

Cozinha

Apesar de ter que combinar com o anfitrião o uso da cozinha, pode ser uma grande vantagem tanto na economia como para pessoas que têm restrições alimentares e querem cozinhar sua própria comida.

Desta forma, utilizar geladeira, fogão, microondas e todos os aparatos de uma “casa normal” é uma grande vantagem.

Cozinha
É vegano ou vegetariano e tem dificuldade em encontrar restaurantes para você ? O Airbnb pode ser uma boa

Ter a opinião de quem realmente já usou aquela hospedagem

A chave de sucesso do Airbnb são os comentários, já que estes só podem ser feitos por quem se hospedou mesmo. Sendo assim, o que você leu nos comentários reflete quase 100% a verdade, digo isso, porque depende muito de quem escreveu, mas geralmente são informações confiáveis.

Ratings
É sempre legal ouvir a opinião de quem já se hospedou ali

Já concluiu que o Airbnb é seguro ? Espera só mais um pouco, vamos ver o outro lado da moeda agora.

O Airbnb é legal, mas tem suas desvantagens também.

Desvantagens

Padrão Hotel e Padrão Airbnb

É preciso ter em mente que um hotel foi feito para ser hotel, ou seja, tem acessibilidade, padrões, atendimento e cuidado em detalhes como roupa de cama e limpeza.

Tudo isso sem contar que um hotel é vistoriado pelos bombeiros, tem que ser dedetizado e seguir regras que estão na lei.

Se você é muito ligado nisso, o Airbnb não é pra você. Dificilmente um anfitrião vai ter o padrão de hotel e por mais que ele tente agradar na decoração ou roupa de cama, você ainda vai ter a impressão que está dormindo na casa de um amigo sabe ?

Quarto de hotel
Na maioria das vezes os quartos de hotéis têm um padrão de arrumação e limpeza

Quem é o responsável ?

Quando nos hospedamos num hotel e o chuveiro queima, podemos chamar alguém para arrumá-lo ou trocar de quarto.

No Airbnb não tem como, o anfitrião pode até querer resolver o problema, mas ele nunca terá a estrutura de um hotel, que tem profissionais especializados para resolver imprevistos.

chuveiro
Lembre-se que no Airbnb você não tem o staff de um hotel à sua disposição

Cancelamento

Se você cancela sua reserva no Airbnb tem que pagar multa, mas o anfitrião pode cancelar até no dia ou semanas antes.

São muitos os casos de pessoas que tiveram suas reservas canceladas muito perto da data, trazendo uma enorme dor de cabeça para achar outro lugar.

O Airbnb até pune o anfitrião e te ajuda a resolver o problema, mas isso dificilmente aconteceria com um hotel.

stress
Falta pouco pra viagem e o anfitrião cancelou a hospedagem

Informalidade e Privacidade

Um hotel tem funcionários preparados para te atender. Até aqui dei exemplos de hotéis, mas englobo as pousadas e hostels também.

Veja este artigo sobre Vantagens e desvantagens de hostels.

O Airbnb é informal, o que não é exatamente um problema, mas pode incomodar.

Caso tenha alugado um quarto e o anfitrião esteja fritando peixe, você terá que aguentar o cheiro. Isso não é problema para você ? Vá em frente com o Airbnb.

Frigideira com peixe
Às vezes os cheiros podem ser desagradáveis

Checkin e checkout

Os hotéis são rígidos quanto aos horários de entrada e saída, mas no Airbnb, muitas vezes, o anfitrião não tem disponibilidade para te te atender e você terá que esperar na rua.

Num hotel, mesmo que você ainda não possa entrar no quarto, é possível deixar suas malas na recepção e esperar confortavelmente por ali.

AEROPORTO
Aí você chega de viagem cansado e não pode entrar no quarto

Comunicação com o anfitrião

Se estamos viajando pelo Brasil é mais fácil, mas numa viagem ao exterior, onde atrasos por conta de voos e tranfers podem ocorrer, a comunicação com o anfitrião pode ser difícil, já que depende de internet e você pode não ter wifi ou chip.

E aí, como você avisa o anfitrião que vai se atrasar para combinar a entrega das chaves ?

telefonema
Comunicação pode ser um problema no Airbnb, já a recepção dos hotéis sempre estará aberta

E aí, te ajudei a decidir se o Airbnb é seguro ou não ?

É sempre bom ter em vista seu perfil de viajante, pois tanto hotel como Airbnb tem suas vantagens e desvantagens.

Se você é do tipo que reage bem a imprevistos, já ficou em hostel e gosta de socializar, o Airbnb é sua cara

Mas se você é mais tradicional, quer ter certeza do que vai encontrar e gosta das coisas mais planejadas o Hotel é mais indicado.

Dicas para Escolher bem o Airbnb

Leia todos os comentários de quem já hospedou com muita atenção.

Eu tenho uma técnica que me ajuda a “peneirar”: desconsidero os comentários que “super” elogiam e os que “super” detonam. Muitas vezes as pessoas descarregam nas críticas e elogios porque estavam irritadas ou muito empolgadas, e este comentário é meio “mascarado”.

Fale com o anfitrião e combine exatamente onde irá encontrá-lo. Tenha sempre os telefones do mesmo.

Use e abuse do Google Maps: veja a rua, o prédio e se os locais que te interessam estarão perto.

Preste muita atenção na política de cancelamento.

Se for em alta temporada, redobre a atenção nos comentários para que possa confiar no anfitrião. Caso ele cancele, você ficará na mão em uma época que vai ser difícil encontrar outra hospedagem pelo mesmo custo-benefício que você escolheu.

Veja exatamente como é a hospedagem, lembre-se que no Airbnb tem apartamentos inteiros, quartos e quartos compartilhados.

Experiências do Viajante Curioso

Nas minhas viagens tive a oportunidade de usar o Airbnb algumas vezes. Fiquei em Santiago do Chile em um quarto confortável num bairro bem legal da cidade. O anfitrião era muito receptivo e me ajudou até com os detalhes da locação de um carro.

Não tive a mesma sorte em Mendoza na Argentina, havia combinado com a anfitriã o horário que chegaria e ela não estava lá. Toquei a campainha, bati na porta e nada. Liguei por mais de duas horas e ela não atendeu….Enfim, fiquei mais de 4 horas na rua com as malas.

Cinco horas depois ela me mandou uma mensagem dizendo que tinha pegado no sono e que não escutou nossas chamadas.

Meus amigos fizeram a reserva de um apartamento no Reveillon na Cidade do Cabo na África do Sul 4 meses antes. Faltando quinze dias para a viagem o anfitrião simplesmente cancelou e deixou todo mundo na mão.

O Airbnb deu um suporte, porém eles não confiaram e resolveram ficar em um hotel. Gastando muito mais é claro.

Este blog é pessoal e acho que vocês querem saber minha opinião.

Acima, procurei mostrar as vantagens e desvantagens, mas de forma geral eu prefiro hotéis e hostels.

Acredito que as ferramentas de reservas são mais práticas e confiáveis, além do que, para mim, o preço mais baixo do Airbnb nunca compensou numa relação custo-benefício.

Sendo assim ainda prefiro a segurança de empresas como hotéis e hostels. Sem contar temos a proteção do Código de Defesa do Consumidor.

Já tive problemas com o hotéis reservados pelo Booking, afinal problemas sempre ocorrem, o que muda é como estes são resolvidos.

Reservei um hotel em Fez no Marrocos e chegando no lugar constatei que era muito ruim. Além disso, eles estavam com um problema no sistema de reservas e me liberaram o quarto muito tarde.

O lugar era muito ruim e mesmo tendo feito check-in desisti de ficar lá e fui procurar outro lugar. O Booking além de me restituir todo o montante imediatamente, ainda me deu mais um crédito de 30 euros que eu poderia utilizar onde e quando quisesse.

Consulte o Site do Airbnb.

É isso amigos leitores, espero que tenha ajudado a decidir se Airbnb é seguro ou não, mas independente de onde vão se hospedar o importante é viajar, não é mesmo ?

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *