Roteiro Istambul: Conheça os principais Palácios e Mesquitas em 4 dias
Istambul é uma das cidades mais visitadas do mundo e muitas características a fazem tão importante, como estar localizada entre Europa e Ásia.
A cidade dividida encanta os turistas com esta geografia especial.
A importante cidade do enorme e temido Império Otomano, o qual dominou uma porção enorme de territórios na Ásia, Norte da África e Europa. já foi também uma espécie de Roma do Oriente.
Com tudo isso, não é difícil imaginar que a capital turca seja um prato cheio de história, com sua enorme cidade ligada por pontes, o Bósforo, suas mesquitas e palácios que são os pontos principais de um roteiro por Istambul.
O país não é uma barbada em questão de valores, apesar de R$ 1 valer 1,54 Liras (ago/2018) a maioria dos preços lá é em euro. Digamos que não seja caro como França ou Itália, mas também não é barato como alguns países do leste europeu.
Circulando por Istambul
Istambul é grande. Com o TRAM, um trem de superfície, se roda boa parte dos locais turísticos da cidade.
Quando fui em 2014 ainda não existia UBER, mas me parece que o aplicativo ainda enfrenta dificuldades na Turquia.
Um boca dica para se hospedar é escolher os bairros de Sultanahmet e Beyoglu já que estes te darão acesso à várias atrações a pé.
Comendo e bebendo na Turquia
Eu sou suspeito em falar de comida, pois adoro a gastronomia turca, mas caso não seja a sua, Istambul é uma cidade cosmopolita onde você encontrará todo tipo de culinária.
Se você optar pelos restaurantes da área turística, pagará valores mais inflacionados.
Eu almocei várias vezes no Taşdelen Karadeniz Et Lokantası, além de bom, os preços me pareceram melhores que os de Sultanahmet. Adorei os charutinhos de folhas de uva que provei por lá.
Achei interessante que todo mundo tomava uma espécie de iogurte, da marca Ayram, provei e não gostei.
Dica de Roteiro Istambul
Istambul é uma cidade que merece ao menos 4 dias inteiros, já que várias atrações ocupam meio período. Dentre os vários lugares vou destacar duas mesquitas e dois palácios, vamos lá ?
Mesquita Azul
Se você ficar hospedado em Sultanahmet ficará fácil de ir.
O lugar pode estar a uma pequena caminhada do seu hotel, mas sempre a uma distância possível de ser feita a pé.
O grande templo pode ser visto de muitos pontos de Istambul e impressiona pela grandiosidade com seus 6 minaretes.
A mesquita construída entre 1609 e 1616 a mando do Sultão Amade sempre foi pretensiosa, afinal o todo-poderoso queria uma obra maior que a Hagia Sophia.
O entusiasmo dele era tanto, que dizem que o próprio cara trabalhou na obra, a qual ele não viu ficar pronta, pois faleceu aos 27 anos.
A entrada é gratuita mas eles fecham por uma hora e meia durante as orações.
Por ser um templo religioso é preciso um pouco de cuidado com roupas e com o comportamento.
Eu fui de calça jeans mas vi vários turistas usando bermudas. Para mulheres sempre é bom ter um lenço que cubra os ombros.
É proibida a entrada com calçados, como em qualquer mesquita, aí você pode colocá-los numa sacolinha ou deixar do lado de fora.
O nome Mesquita Azul é por conta do seu interior decorado com azulejos azuis que se destacam com a luminosidade que vem de 260 janelas.
Toda esta grandiosidade implica em uma enxurrada de turistas, não tem jeito. Se quiser um pouco mais de calma procure ir logo cedo. Além do interior da Mesquita não deixe de visitar o pátio interno.
A Mesquita Azul é um ícone turco e deve estar no seu roteiro por Istambul. Sem contar que é um dos mais importantes monumentos do mundo.
Hagia Sophia
Muito mais antiga que a Mesquita Azul, a Hagia Sophia, que significa Santa Sabedoria foi erguida entre os anos de 532 e 537. O grande barato deste templo é o múltiplo uso do prédio ao longo dos anos.
A princípio ela foi construída para ser a Catedral do Império Bizantino em Constantinopla (atualmente Istambul). Entre 1204 e 1261 a Hagia Sophia foi convertida em uma Catedral Católica.
Entre os anos de 1453 e 1931 o templo foi convertido em uma Mesquita, durante os anos do Império Otomano. Em 1935 a mesma se tornou um museu, data em que foi secularizada.
O mais interessante de visitar a Hagia Sophia é ver estas sobreposições, como a transformação de uma catedral cristã em Mesquita.
Um fato interessante é que diversos mosaicos com figuras cristãs foram cobertos, já que no Islamismo não existe imagens.
Somente em 1931 estes mosaicos foram restaurados e podem ser admirados hoje em dia.
Apenas como curiosidade, em Sevilha na Espanha, vemos algo parecido, só que ao contrário, quando a Mesquita de Sevilha foi convertida em uma Igreja Católica, durante a expulsão dos mouros do sul da Espanha.
Por ser um museu, existe uma taxa de entrada, os horários e valores podem ser conferidos no site oficial. O valor da visita em 2018 é 40 TL, aproximadamente R$ 26,00 (câmbio ago/2018).
A Hagia Sophia tem uma enorme importância histórica, pois era tipo um “Vaticano do Oriente”, razão pela qual deve estar no seu roteiro por Istambul.
Palácio Topkaki
Os Imperadores ordenaram a construção de um palácio com vistas para o Bósforo que fosse à altura dos líderes do Império Otomano.
Não sei se a expressão “pelas barbas do profeta” veio daí, mas no Topkaki existe esta relíquia, que são os pelos da barba de Maomé. Para falar a verdade não sabia deste detalhe, só descobri quando estava lá.
A visita ao Palácio começa pelo Portão da Saudação.
Lá dentro é preciso fazer um roteirinho do que ver, já que existem várias salas, jardins e páteos.
Não deixe de ir nos terraços com vista para o Bósforo e admirar os minaretes da cidade de Istambul.
Também é interessante visitar o harém, que já chegou a hospedar 1000 mulheres, as quais ficavam à disposição do sultão
Confira o site oficial com todas as informações sobre horários e preços.
Achei a entrada um pouco “salgada” pois existem valores para cada parte do Palácio Museu. Para o museu são 40 TL, para o harém mais 25 TL e para Hagia Irene, uma igreja que fica dentro do complexo, mais 20 TL.
Não é a sua visitar palácios e museus ? Se dê uma chance e se deixe surpreender neste seu roteiro pela Turquia.
Palácio Dolmabahçe
A primeira curiosidade é que o c cedilha em turco tem som de “tche”, sendo assim os turcos pronunciam “Dolmabatche”.
O palácio foi construído às margens do Bósforo, e é todo em estilo europeu. Em um cruzeiro pelo estreito, atividade altamente recomendada em Istambul, você poderá apreciar o palácio e toda sua grandiosidade vistos do mar.
Se você estiver hospedado em Sultanahmet, tome um TRAM em desça em Kabataş, da estação são apenas 10 min até a entrada do palácio. Ah observe este s com cedilha, em turco se pronuncia com som de x, seria algo como “Kabataxe”.
Logo na entrada do palácio o colorido dos jardins já impressiona. Outro destaque são os enormes portões para o Bósforo.
Não encontrei o site oficial, porém as informações que tenho é que o mesmo funciona entre 09h e 16h e fecha toda segunda e quinta. É importante confirmar esta informação ao chegar em Istambul. O valor de entrada (agosto/2018) são 30 TL.
A visita ao interior do palácio ocorre em pequenos grupos com um tour guiado em inglês. São percorridos vários salões, onde não é possível tirar fotos.
O mais impressionante é o grande salão de festas com 2 mil metros quadrados onde existe um enorme lustre.
Toda a visita deve ser feita sem calçados, mas eles fornecem um saco plástico.
A visita valeu a pena, apenas se prepare para as filas, e fica como dica ir cedinho.
É isso aí, prometi e falei de dois palácios e duas mesquitas que cabem num roteiro Istambul de 4 dias. Mas a capital turca tem mais surpresas que encantam os turistas como os mercados, o Grand Bazar e os famosos banhos turcos, mas isso é assunto para outros post.
Até mais!!
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Eu amo essa cidade, é realmente magnifica. Tbm não curti o Ayran kkkkk
Oi Milka,
Istambul é incrível né ? Entrou para a lista das minhas cidades preferidas.
O Ayran tem gosto de iogurte estragado kkkk
Diego