Não tinha muito o costume de ir à Ubatuba, sempre quando viajava para praia ia mais para o litoral sul de São Paulo, até que um amigo comprou um apartamento por lá e sempre me convida pra ir com ele.
Ubatuba tem muitas praias, estima-se que mais de 100, digo isso porque sempre ouço um nome novo de praia que ainda não conhecia.
Cada vez que vou pra lá procuro conhecer alguma praia nova, foi assim que conheci a Trilha do Bonete.
A cidade é um paraíso para os amantes da natureza. Além das praias existem cachoeiras, quilombos, ruínas históricas e várias outras opções para prática de SUP, caiaque e passeios de barco.
Mesmo Ubatuba tendo praias quase desertas e de difícil acesso, existes lugares como a Praia Grande, sempre lotada, cheia de quiosques e música.
Aliás, agora é moda cada um levar sua caixa de som. Que acham disso ?
Bom, vamos à Trilha do Bonete.
Como chegar no início da Trilha do Bonete
Ubatuba tem uma geografia interessante, pois é uma faixa estreita espremida entre a serra e o mar.
Logicamente tem trechos onde a cidade avança mais para a serra, mas de forma geral é preciso saber de onde está vindo para ter uma referência, já que as distâncias são consideráveis em uma cidade que se estende por mais de 80 Km.
Por exemplo, do centro de Ubatuba até a Praia da Lagoinha, ponto inicial da Trilha do Bonete, são 25 Km. Se você estiver vindo do sul (Caraguatatuba), Lagoinha é uma das primeiras praias de Ubatuba, mas se estiver vindo do norte, lá dos lados de Paraty, são mais de 90 Km.
Dirigir por Ubatuba pode não ser fácil, já que a Rodovia Rio-Santos, às vezes, é uma avenida com tráfego local e vários congestionamentos no verão.
A Praia da Lagoinha tem areia compacta e águas limpas com acesso super fácil, logo na Rio-Santos.
Lagoinha, Sapê e Maranduba formam a maior faixa contínua de praia de Ubatuba, mais ou menos uns 7 Km, então é o local ideal para caminhadas.
O acesso à praia é através de um condomínio, mas não existe restrição, você apenas entra e se alguém parar diz que vai à praia, simples assim.
Em Ubatuba existe uma cobrança de um tipo de Zona Azul, eles vão cobrar R$ 12,00 pelo dia de estacionamento.
Observe logo na entrada do condomínio algumas torres, ali seria a estrutura da primeira fábrica de vidros do Brasil, porém parece que não foi pra frente porque Portugal queria que o vidro fosse importado.
É um condomínio bem bonito, com casas grandes, jardins e varandas.
O inicio da trilha é no extremo canto esquerdo da praia, então quanto mais perto parar o carro menos precisará andar.
Como é a Trilha do Bonete
O destino é a Praia Grande do Bonete, a qual só pode ser acessada por barco ou por trilha, o que garante tranquilidade e mata preservada.
A praia, localizada na parte sul de Ubatuba, também pode ser acessada pela Trilha das Sete Praias, um belo percurso entre a Praia da Fortaleza e a Lagoinha, com extensão de 9 Km.
A trilha que sugiro aqui é bem mais curta, pois caminhamos entre a ponta esquerda da Lagoinha até a Praia Grande do Bonete, num trecho de 2,5 Km.
Sempre quando indico trilhas sigo as convenções sobre o que é fácil, moderado e difícil. Esta trilha é nível fácil, e vários fatores contribuem para isso, como: distância curta, pouca inclinação e quase nenhum risco.
Digo quase nenhum risco pois precisamos prestar atenção em pedras e trechos escorregadios.
Porém sei que depende muito do condicionamento da pessoa, um amigo já fez a trilha e ficou acabado, mas ele era totalmente sedentário.
Digamos assim que a trilha exige algum condicionamento físico.
Já no começo da trilha, você verá o primeiro pequeno ou grande desafio, depende de cada um. Tem que atravessar o Rio Lagoinha, porém não se preocupe, não tem correnteza e a água chega no máximo a 80 cm de profundidade.
Foi bem legal atravessar ali e encontrar com moradores que fazem este caminho diariamente.
Do outro lado começa a parte pela mata. Esta trilha é bem gostosa e com pequenos sobe-e-desce, sempre temos o mar ao nosso lado e cada minuto somos surpreendidos pela beleza da natureza.
Todo o percurso não leva mais que 50 minutos.
No caminho você passará pela Praia do Oeste e Praia do Peres.
Em um determinado ponto da trilha existe um bar com uma localização privilegiada, pois tem uma varanda voltado ao mar.
Fiquei apaixonado por este lugar e tinha decidido que faria meu aniversário lá, mas não deu certo e um amigo acabou “roubando” minha ideia.
Caso você não queira fazer a trilha é possível pegar um barco da Lagoinha e desembarcar neste bar para assistir o por do sol por exemplo.
Eu conheci a menina que administra o bar, a Dara, super simpática. O irmão dela tinha um barco e no aniversário do meu amigo nos levou da Lagoinha até lá. O telefone dela é 12 99773-8002.
Caminhando mais um pouco chegamos à Praia do Bonete e mais uma pequeno trecho nos leva à Praia Grande do Bonete.
Esta praia tem natureza preservada e uma areia amarelada. Lá tem um quiosque rústico e o mar é um pouco agitado, mas nada que impeça nadar.
O que mais gosto, principalmente em Ubatuba, é ver as lindas amendoeiras, tão comuns nestas praias.
Fiz esta trilha no inverno e fiquei totalmente sozinho por lá, aliás mesmo sendo um pouco mais frio gosto muito desta temporada por lá, já que não tem trânsito e as praias ficam vazias.
E convenhamos que o inverno no Brasil não é nada rigoroso, rola até um calorzinho !!
Dicas do Viajante Curioso
Ubatuba é uma cidade para ser conhecida por partes, esta trilha é mais indicada para quem está na parte sul da cidade.
Caso esteja mais perto do centro, lembre-se que são 25 Km até o início da Trilha do Bonete. Em alguns trechos o limite de velocidade é 50 Km e tem vários radares. Pense bem se for no verão, pois sempre tem trânsito.
Mesmo sendo uma trilha fácil, vá com calçado e roupas adequadas.
Para esta trilha não é necessário guia, mas caso queira se aventurar em trilhas mais longas procure os profissionais credenciados.
Quer saber mais passeios legais em Ubatuba ?
Sabia que existe uma castelo pertinho da Praia de Maranduba ? Clique aqui.
Tem a linda Praia e o Quilombo da Caçandoca. Clique aqui.
O site ubatuba.com.br tem bastante informação sobre praias, hotéis e pousadas.
Estes dois lugares também estão na parte sul da cidade e são uma ótima opção para um final de semana em Ubatuba juntamente com a Trilha do Bonete.
Tem Bonete em Ilha Bela também.
Espero que tenham gostado desta dicas. Contem para mim de onde são, conhecem Ubatuba ?
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.