A Serra do Japi e o Templo Kadampa
Distante 60Km de São Paulo, a Serra do Japi é um dos poucos lugares com mata atlântica remanescente no estado. Fica entre os municípios de Jundiaí, Pirapora, Cajamar e Cabreúva.
E justamente em Cabreúva encontrei o Templo Kadampa, um lugar muito bonito emoldurado pela serra.
Como chegar no Templo Budista
Basta colocar Templo Kadampa no GPS que não tem erro. Cabreúva está a 88Km de São Paulo e 35Km de Jundiaí, então é tranquilo um bate e volta da capital, de Campinas ou de qualquer cidade desta região. É fácil de chegar lá pela Anhanguera ou Bandeirantes.
Um pouco antes de chegar ao templo tem um pequeno pedaço a ser percorrido em estrada de terra, porém bem tranquilo.
O Templo Kadampa
O acesso ao templo é gratuito e funciona das 13 as 16 (sábados e feriados) e das 13 as 17 aos domingos.
Logo na entrada você receberá um crachá te identificando como visitante, existem horários onde a visita é guiada, deve ser bem interessante.
Tem um estacionamento relativamente grande que quando fui estava cheio, porém não é difícil estacionar na estrada mesmo, a poucos metros da portaria.
Por ser um Templo Budista é preciso observar algumas regras de visitação, no mais o pessoal é super atencioso e recebe super bem. Não é preciso ser budista para conhecer o lugar.
Lá existe um gramado e alguns pontos num pequeno morro de onde se tem um visual para o Templo que foi construído numa forma piramidal com detalhes em dourado. Tudo é muito bem cuidado, e o templo vive de trabalho voluntariado e doações.
Tive a oportunidade de participar da Prece pela Paz Mundial que ocorre todos os domingos as 15.
Dentro do templo é necessário retirar os calçados, lá tem almofadas e as cadeiras para assistir as preces, quando estive lá várias pessoas ficaram sentadas no chão bem a vontade. É um lugar de muita paz.
O que mais me impressionou no templo foi o lugar que o mesmo foi construído, com um visual bem bonito da Serra do Japi. Em bancos estrategicamente bem situados é possível relaxar observando o grande verde que cerca todo o local.
Tem uma loja com artigos budistas e uma pequena cafeteria, é possível participar de cursos, pois lá tem alojamento também.
Dá uma olhada no site para ter mais observações: site do Templo Budista Kadampa.
Conheci também o Templo Budista Tibetano Odsal Ling. Clique aqui.
Dica para um passeio diferente de final de semana!!
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Adorei! Quero conhecer!
Aquele domingão ensolarado qdo a gente está procurando algum lugar diferentne pra ir.
Anotada a dica 😉
É legal reconhecer o próprio lugar que vivemos né?