Quem visita Ubatuba no litoral norte de São Paulo se surpreende com uma bela construção vista da Praia da Maranduba: o Castelo dos Arautos.
Na verdade não se trata de um castelo, mas sim da Igreja Arautos do Evangelho. Independente da nominação, este é um belo templo localizado num local privilegiado com uma fantástica vista para o mar.
O Arautos do Evangelho é um associação privada dentro da Igreja Católica presente em 78 países e respondem diretamente ao Papa. Também possui algumas semelhanças com as ordens da cavalaria medieval, como os Templários
Caso queira saber um pouco mais, é interessante consultar o site. Existem outras igrejas pelo Brasil, como exemplo em Cotia e em Caieiras.
Neste artigo você vai ver:
Como chegar até a Igreja dos Arautos do Evangelho em Ubatuba. Clique Aqui
Como é a visitação. Clique Aqui
A Missa com Canto Gregoriano. Clique Aqui
Percepções do Viajante Curioso. Clique Aqui
Como chegar até o Castelo dos Arautos
Localizado a aproximadamente 30 Km do centro de Ubatuba, a acesso à Igreja dos Arautos é por uma estrada de terra saindo da Rodovia Rio Santos, entre os quilômetros 77 e 78.
Caso esteja vindo da direção de Caraguatatuba, o acesso está um pouco antes da Praia de Maranduba. A estrada que dá acesso ao local é a mesma que nos leva à Praia da Caçandoca. Aliás tenho um artigo sobre este lindo lugar, clique aqui.
Não vi nenhuma placa para quem vem desta direção, porém se você vem do sentido contrário, ou seja, do centro de Ubatuba à Caraguatatuba, existe uma placa apontando “Caçandoca”, basta cruzar a pista e acessar a estrada de terra à esquerda.
Do início da rotatória até lá são apenas 2 km, porém a estrada de terra está sempre esburacada. O caminho é um pouquinho complicado, porém acessível para qualquer tipo de carro. Caso esteja chovendo é preciso um pouco mais de cuidado.
Já na estrada de terra, logo no início, vemos à esquerda o Rio Maranduba com vários barcos de pesca. Uma vez, passeando por ali, vi várias tartarugas no desemboque do rio no mar.
Seguindo a estrada entre subidas e descidas, repare que a paisagem vai se descortinando à sua esquerda. Caso queira, faça uma parada para contemplar a natureza.
Ao chegar no local não existe nenhuma espécie de identificação, porém é fácil reconhecer a construção branca imponente. Ao lado existe uma enorme placa indicando a Praia de Caçandoca, a qual conto as atividades que podemos fazer por lá aqui.
Visitação à Igreja dos Arautos do Evangelho
A princípio vale lembrar que este é um Templo Católico e cabe o respeito para tal.
O local não é aberto para visitação fora dos horários das missas, permanecendo fechado por um grande portão.
As missas ocorrem todos os domingos em três momentos: 08:00 h – 10:30 h – 16:30 h
Um pouco antes deste horário o portão é aberto e o público pode conhecer o local um pouco antes e depois da celebração.
Todas as pessoas que trabalham por lá são extremamente atenciosas, e eles inclusive te orientarão como estacionar o carro, já que existe um estacionamento gratuito dentro do complexo.
Caso tenha muita gente, será necessário estacionar o carro na estrada de terra mesmo.
Logo na entrada a vestimenta das pessoas que nos recepcionam chama a atenção: túnicas em tons marrom. Geralmente eles são estudantes de Teologia dentro da organização.
Você será acolhido de forma simpática, principalmente se for sua primeira vez por lá. Eles te falarão sobre a organização e farão de tudo para que se sinta em casa. Foi uma experiência muito boa.
A parte externa, dominada pela construção branca se destaca pela Igreja e por um linda capela lateral para confissões.
O piso todo decorado nos leva aos mirantes onde podemos vislumbrar toda a beleza na natureza. De lá se pode avistar a Praia de Maranduba e uma ilha logo a frente.
O interior da igreja é impressionante, na decoração em azul, verde e vermelho vemos todo o cuidado em cada detalhe. O domo azul com estrelas douradas chama bastante atenção.
Enormes vitrais entreabertos misturam suas cores com a paisagem externa, onde a bonita construção se mistura com o mar e as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar.
Pinturas retratando passagens bíblicas existem acima deste vitrais e portas e são ricas em detalhes e cores.
Um enorme candelabro repousa sobre os fiéis dando um toque a mais nesta magnífica construção gótica com ares medievais.
É permitido tirar fotos em todas as partes externas e internas da Igreja
A Missa com Canto Gregoriano no Castelo dos Arautos
A celebração é muito bonita e conta com Canto Gregoriano pelos afinados estudantes de teologia. É um momento de muita paz e reflexão.
Algumas partes da missa são proferidas em latim, e é curioso pois quase não vemos mais isso na Igreja Católica hoje em dia.
A celebração durou uma hora exatamente e teve um bonito e didático sermão.
Tanto no início, como no fim da celebração, existe um ritual de entrada e saída do padre e da equipe de liturgia, onde os mesmos empunham um crucifixo.
Ao final da missa, gentilmente, ganhamos um Escapulário e uma especial Benção, além de uma explicação sobre como funciona.
Dicas para visita ao Castelo dos Arautos
- Foi uma experiência bastante interessante, já que foge ao “roteiro praia” em Ubatuba
- Sendo Católico estava familiarizado com toda a liturgia, mas entendo que pessoas de outras religiões possam ter restrições quando à participar de missas
- A recepção foi realmente um diferencial, todos muito atenciosos me fizeram sentir-me “em casa”
- Caso queira aproveitar praia após a missa, escolha a das 8:00 h e depois vá até à Caçandoca.
- Vi pessoas com bermudas e camisetas e não houve problema algum. Mas é preciso lembrar que é uma Igreja e aconselha-se respeito para tal lugar.
- O bairro mais próximo à Igreja dos Arautos é Maranduba
- Pergunte sobre a visita às outras instalações no local, existem belos jardins com réplicas das estátuas dos Profetas de Aleijadinho.
Que tal visitar Ubatuba e conhecer o Castelo dos Arautos ? Compartilhe esta publicação nas redes sociais, assim mais pessoas podem saber deste lindo lugar.
Conheci também a Igreja dos Arautos em Cotia. Clique aqui e confira!! A igreja é linda também!!
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Conheço Ubatuba desde criança e nunca havia ouvido sobre o Castelo dos Arautos: é uma ótima dica para quem gosta de sair do roteiro convencional do litoral brasileiro!
Oi Andréa, tudo bem ?
Da próxima vez dá uma volta por lá, o lugar é lindo.
Diego
Alguém sabe me informar se pode fazer ensaio fotográfico lá?
Parabéns pela excelente matéria! Diego, quero te fazer a consulta, você tem um e mail ou whats app de contato?
Obrigada pela atenção,
Roberta Ribeiro
Olá
Obrigado!!
Meu email é [email protected]