É hora de deixar um pouco o Rio de Janeiro de lado e fazer Turismo em Niterói, com direito à trilha, Fortaleza Histórica e por do sol no Parque da Cidade.
Pois é, Niterói está logo ali, e todas as vezes o Rio de Janeiro ocupa todo nosso tempo, mas já pensou em ver a cidade além da ponte ?
Não vou falar aqui no interessante Museu de Arte Contemporânea, aquele mesmo em forma de disco voador, porque se você ainda não conhece não sabe o que está perdendo. Além da arquitetura do Niemayer o museu tem uma vista arrebatadora da cidade maravilhosa.
E aí, como é o Turismo em Niterói ?
É bom lembrar que Niterói tem uma parte da cidade voltada à Baia da Guanabara e outra voltada ao mar aberto, a Oceânica. As duas tem pontos turísticos bastante bonitos e interessantes, e aqui vou deixar a dica de um roteiro que preenche bem o dia todo.
Acorde logo cedo!! Se estiver no Rio de Janeiro tome o ônibus Expresso Garcia ou a balsa na Praça XV em direção à Niterói.
Nosso primeiro destino é Itacoatiara!!
Costão do Itacoatiara
Para chegar até a praia tem ônibus, mas agora com este lance de Uber, Cabify e afins vale a pena dar uma olhada nos valores, que são bem camaradas, ainda mais se estiver em uma galera.
A ideia deste roteiro é fazer a trilha do Costão de Itacoatiara.
O ponto inicial da trilha é no final da praia, a Rua das Rosas, ali tem um local de recepção para visitantes. Quando fui tinha uma fila pois existe uma limitação de pessoas. Não fiquei nem 20 minutos esperando.
Não é uma trilha difícil, são aproximadamente 30 min de subida. Tem uma parte na mata e depois uma escalaminhada pelo costão. Ali não tem erro, basta ir em zigue zague, mas se for reto é bem inclinado, e terá que usar as mãos para dar apoio.
Repare que na parte do costão tem muitos cactos e o visual do mar que vai se abrindo. Procure ir com calçados adequados que te deem segurança e aderência à pedra, vi pessoas lá indo de chinelo, que além de tornar a trilha mais cansativa pode ser perigoso.
O visual lá de cima é lindo, com vista para a praia e Lago de Itaipú.
Quer mais detalhes da trilha do Costão de Itacoatiara ? Clique aqui.
Praia de Itacoatiara
Ao sair da trilha, a dica é parar pelos quiosques desta praia que é bastante bonita, é possível almoçar por aqui ou apenas tomar um lanche.
Fortaleza Santa Cruz
Depois de uma cervejinha na praia parti em direção à Fortaleza Santa Cruz, lá de hora em hora sai uma visita guiada que dura aproximadamente 45 min. Esta fortaleza é um dos pontos mais visitados de quem faz turismo em Niterói.
Note que esta fortaleza esta bem próxima ao Rio de Janeiro e fazia parte de um sistema de proteção da cidade. Aproveite para tirar as fotos clássicas, lembrando sempre que o melhor lugar para fotografar o Rio é Niterói.
É possível ainda conhecer a Capela de Santa Bárbara, a bateria de canhões e as antigas celas.
Parque da Cidade
Bom, se você colocar no google maps estes pontos vai achar que minha sugestão de roteiro está meio estranha, mas o objetivo aqui é fazer uma trilha logo cedo com o sol baixo, relaxar entre a praia e o forte após o almoço e depois ver o espetáculo do por do sol no Parque da Cidade. Foi tudo pensando desta forma.
Se programe para chegar aqui um pouco antes do por do sol, na dúvida fale “Por do Sol + nome da cidade” no google do seu celular que ficará sabendo certinho a hora.
O Parque da Cidade, fica no morro da Viração, a 270m de altitude. Não existe ônibus até lá em cima, mas dá pra subir a pé ou de bike, eu apelei novamente para o Uber. Quando terminou o por do sol tentei chamar o serviço, mas não teve jeito, tive que descer a pé.
O Parque da Cidade é uma Área de Preservação Ambiental que tem uma vista linda para a cidade do Rio de Janeiro, principalmente no por do sol.
Um dia em Niterói
Esta é uma dica de um roteiro de turismo em Niterói. Lá em Itacoatiara tem outras trilhas como a Enseada do Bananal, mas a proposta aqui é de conhecer outros lugares, então fiquei apenas no Costão.
É bastante coisa para um dia, mas dá pra fazer tranquilo. É um passeio que dá pra curtir um pouco de aventura, praia, história e contemplação. Meus roteiros geralmente seguem esta linha.
Bom é isso, gostou da dica ? Então da próxima vez deixe o Rio um pouco de lado e venha fazer turismo em Niterói.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.