Um passeio de barco no Rio de Janeiro é uma opção de conhecer vários pontos turísticos da capital carioca e de Niterói.
A Baía da Guanabara tem uma grande importância histórica, afinal foi por ela que os descobridores chegaram e fundaram a cidade às suas margens.
É bem verdade que séculos e séculos do crescimento da cidade mudaram a geografia da Baía da Guanabara com diversos aterros, como o famoso do Flamengo. O ponto triste de tudo isso é que mesmo depois de diversas tentativas a mesma continua poluída.
Navegar pela Baía da Guanabara é a chance de vermos a cidade por um ângulo diferente e entendermos melhor a capital carioca pelos pontos de vista histórico e geográfico.
Neste artigo você vai ver
Como é o passeio pela Baía da Guanabara. Clique Aqui
Dicas do Viajante Curioso. Clique Aqui
Como é o passeio de barco pela Baía da Guanabara
O passeio de barco no Rio de Janeiro é operado por várias agências e cada uma delas tem diferentes tipos de roteiros, preços e embarcações.
O ponto de partida é a Marina da Glória, onde existem alguns restaurantes e é legal para dar uma volta antes ou depois do passeio.
Fui numa escuna com dois decks com confortáveis bancos e possibilidade de ir num espaço coberto ou na proa.
No deck superior, bastante espaçoso, tínhamos uma visão completa, além disso a escuna tem toda a estrutura de banheiro e serviço de bar.
Durante o passeio são vendidos cervejas, sucos e caipirinhas. As frutas são cortesia.
Incluído ao preço do passeio está o transfer desde os hotéis, porém me informaram que somente atendiam àqueles localizados em Copacabana, Ipanema e Leblon.
Como estava hospedado na região central precisei ir por conta própria, o que não foi nenhum problema, já que a Marina da Glória tem fácil acesso desde o centro.
Um guia acompanha o passeio todo e com auxílio de microfone explica todos os lugares que vamos conhecendo.
A duração total é de aproximadamente duas horas, o que facilita encaixar o passeio com outros durante o dia.
Vale lembrar que a escuna navega somente na Baía da Guanabara e não em mar aberto.
O que vemos durante o passeio de barco pela Baía da Guanabara
Outeiro da Glória
Logo na saída já observamos a charmosa Igreja da Glória, e é interessante imaginar que a Baía da Guanabara se estendia até lá, e toda aquela parte à sua frente é um grande aterro.
Santa Tereza
Observe também o bairro de Santa Teresa, o qual se eleva desde a região central da cidade.
Aeroporto Santos Dumont
Chegar e sair do Rio de Janeiro por este aeroporto é ter a oportunidade de ver a cidade maravilhosa de ângulos super privilegiados, porém desde o passeio de barco conseguimos ainda ver melhor as pistas, já que parece que o avião vai aterrizar no mar. Não será difícil ver os aviões decolando e pousando.
Ilha Fiscal
O curioso castelo na Baía da Guanabara foi construído para ser um posto alfandegário e desde o passeio de barco podemos ver todos os detalhes da construção que chama a atenção na cor verde claro.
Vale lembrar que não existe desembarque, só observamos de dentro do barco.
Marinha
Uma das partes que mais gostei do passeio foi quando a embarcação passou pertinho de um porta aviões. É impressionante o tamanho do mesmo e seria impossível vê-lo de outra forma. Da escuna tem-se uma visão privilegiada.
Igreja da Candelária e Praça XV
Importantes lugares do centro histórico do Rio de Janeiro fazem parte do roteiro do passeio.
Museu do Amanhã
Um dos mais novos pontos turísticos da cidade chama a atenção por sua construção moderna na Praça Mauá. Desde o barco conseguimos ver como o mesmo contrasta com as outras construções.
Porto do Rio de Janeiro
Os grandes cruzeiros que chegam na cidade maravilhosa atracam aí, quando fui tinha um navio da MSC.
Ilha das Enxadas
Pertencente à Marinha, é uma das muitas ilhas da Baía da Guanabara. Sabia que existem mais de vinte ?
Ponte Rio-Niterói
Um dos pontos mais legais do passeio é quando a escuna passa logo abaixo da enorme ponte. Quando passamos de carro pela mesma não damos conta da grandiosidade da obra, porém do mar é impossível não se impressionar com seus 72 metros em sua parte mais alta.
A partir deste ponto a escuna fica mais para o lado de Niterói onde conseguimos ver lugares interessantes da cidade vizinha do Rio de Janeiro.
Caminho de Niemeyer
Várias construções do famoso arquiteto formam como um complexo, onde a modernidade dos prédios é bastante interessante.
Forte de Gragoatá
Este é um dos vários fortes entre Niterói e Rio de Janeiro. A entrada da Baía da Guanabara era protegida por um sistema de fortalezas.
Ilha da Boa Viagem
A curiosa ilha ligada ao continente por uma ponte tem em sua parte mais alta a Igreja da Boa Viagem do século XVII.
MAC Niterói
Depois de passar pela Ilha da Boa Viagem já vemos o curioso Museu de Arte Contemporânea em formato de disco voador.
Fortaleza São João e Ilha da Laje
Este outro forte, situado na Urca também serviu de proteção à cidade. Próximo ao mesmo está a fortificada Ilha da Laje, a qual já funcionou como prisão.
Neste ponto a embarcação começa a volta à Marina da Glória. Vale lembrar que nesta parte do passeio a imponência do Pão de Açúcar é um grande destaque.
O passeio contemplativo chega ao fim nos dando um excelente panorama do Rio de Janeiro.
Dicas para o passeio de barco
Fiz este passeio num dia de semana junto com um grupo de 30 pessoas e eu era o único brasileiro. Sendo assim não estranhe de se sentir gringo no seu próprio país.
Gosto muito de momentos como este para ver como os estrangeiros reagem às maravilhas do Brasil.
Existem vários tipos de passeios de barco. A guia me disse que tem um feito durante o por do sol, e que este fica parado por mais tempo em frente ao MAC.
Pesquisando na Internet descobri que existe outro passeio que estende o roteiro até a frente da Praia Vermelha, onde é possível mergulhar.
Este passeio de barco no Rio de Janeiro nos dá uma visão geral de muitos outros passeios que aconselho fazer com calma na cidade, como visitar a Ilha Fiscal desde o Espaço da Marinha e conhecer o MAC com a vista incrível que temos de lá.
Outro ponto interessante são o sistema de fortes. Tenho um artigo sobre a Fortaleza Santa Cruz e outros pontos bem legais em Niterói, confira aqui.
De forma geral este Passeio de barco no Rio de Janeiro nos dá um belo panorama histórico e geográfico da cidade
Um ponto negativo é o preço, paguei 50 dólares e achei um pouco salgado. Quando fui acabei não pesquisando outras opções pois só tinha um dia disponível e havia apenas uma saída.
Aconselho que façam uma pesquisa e tomem como base este valor que paguei.
Acredito que é um passeio feito para estrangeiros e desta forma precificado para quem ganha em dólares.
De qualquer forma a atividade foi realizada de forma segura, gentil e profissional. Os guias se esforçam ao máximo para explicar tudo em português e inglês.
Conhecia este passeio de barco no Rio de Janeiro ? Sabia que muitos cariocas não conhecem os pontos turísticos de sua própria cidade ? Compartilhe com um amigo de lá e pergunte se o mesmo já fez este roteiro.
Obrigado pela leitura.
Existem várias empresas que fazem o passeio. Dá uma olhada no site da Get Your Guide.
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.