Machu Pichu é um lugar que precisamos conhecer. Ainda mais para nós brasileiros que moramos aqui do lado. Tem gente do mundo inteiro que viaja quase um dia para ver a Cidade Sagrada e nós aqui precisamos aproveitar esta oportunidade. Vem comigo nas Dicas Machu Pichu!!
Mas será que é possível conhecer Machu Pichu em uma semana ? Claro que sim!!
Tem muitas empresas que dividem as férias dos funcionários e aí não é possível ficar ausente por muito tempo.
A questão das novas leis trabalhistas também prevem uma maior flexibilização das férias e aí ficará mais fácil encaixar roteiros como este.
Já faz algum tempo que o brasileiro adotou Buenos Aires como nossa queridinha internacional. Apesar da Capital do Tango ser super charmosa é preciso ir mais além na nossa América Latina.
Já foi para Buenos Aires uma vez e quer voltar para conhecer lugares diferentes na cidade ? Não deixe de conferir o Guia Lado B de Buenos Aires.
Vale lembrar que Buenos Aires tem ares europeus. Mas seria esta a identidade do nosso continente ?
Posso dizer claramente que não. Os povos mestiços, predominantes na Bolívia e Peru tem uma cultura rica, cheia de mistérios e com lugares de tirar o fôlego.
Se tiver mais tempo, conheça a linda Arequipa no sul do Peru.
Nosso continente é tão diversos que às vezes esquecemos que o Quéchua é uma língua amplamente falada no Peru e até o Google tem uma versão neste idioma.
As Dicas Machu Pichu são para você que quer ir além de Buenos Aires e mergulhar na magia de uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.
Sabia que é possível fazer um roteiro super legal em uma semana ?
Machu Pichu é famoso pela trilha inca e este roteiro que proponho a vocês não considera isso, porque daí sim precisaria de mais dias. Este roteiro é para você que vai de trem até a Cidade Sagrada.
Aliás a viagem é linda, passando por vales e rios até chegar em Águas Calientes.
Neste artigo você verá:
Como escolher os voos. Clique aqui.
Como escolher os hotéis. Clique aqui
Definindo dia a dia do roteiro. Clique aqui
Como escolher os voos
Bom, vamos considerar que você comece a viagem na sexta após o trabalho. Como não sei de onde você está lendo este artigo fiz uma pesquisa detalhada e tem voos para o Peru saindo as 22 h de várias cidades brasileiras.
A maioria destes voos é de São Paulo e se mora aí ficará mais fácil. De Belo Horizonte, por exemplo, talvez seja será necessário um voo para São Paulo e depois outro para Lima no Peru.
Mas porque Lima ? Gente, já que temos uma semana porque não deixar a experiência peruana mais completa ? Neste roteiro proponho uma passada pelas atrações de Lima, assim terão um panorama mais completo do país.
Pesquisei também saídas de outros estados, como do Nordeste e aí o tempo de voo vai aumentando.
Mas e aí, está disposto a viajar para o Peru ? Precisa encarar os desafios.
Sendo assim, a sexta a noite será a saída da viagem e terá que escolher o voo mais prático para você.
Considere o deslocamento até o aeroporto e a necessidade de chegar 3 horas do embarque. Não se arrisque. Ainda mais se for véspera de feriado quando tudo está lotado.
Seu chefe é camarada ? De repente você pede a ele para sair um pouco mais cedo na sexta.
Pela maiorias das pesquisas que fiz, chegaremos em Lima somente no sábado, de São Paulo é possível chegar cedo, mas de outras regiões um pouco mais tarde.
Sendo assim, consideremos o sábado como dia de chegada em Lima, check in no hotel , descanso e uma volta pela cidade.
Bom, agora é preciso falar da volta. Ninguém quer chegar todo cansado e encarar o trabalho na segunda feira acabado certo ? Sendo assim, a volta deverá ser no sábado e a logística segue a mesma.
Para quem mora em São Paulo é possível chegar no próprio sábado a noite e o domingo vai ser dia de descansar e postar as fotos nas redes sociais para matar os amigos de inveja.
Em outros lugares do Brasil, os voos chegarão após o período da tarde, mas ainda com tempo para dar uma descansada. Com certeza estarão cansados na segunda, mas valerá a pena, acreditem !!
Como escolher os hotéis
Lima é uma cidade enorme, mas aconselho que procure hotel por Miraflores. Além de ser um bairro super agradável é legal para sair a noite, tem vários restaurantes e shoppings e acesso fácil a outros pontos turísticos.
Reserve um hotel por esta região e não se arrependerá.
Cuzco tem muito hotel e hostel para todos os gostos. Quando procuramos ficamos até meio perdidos.
Depois de muitas pesquisas de preços me decidi pelo Los Apus. Tem boa localização, o café da manhã é simples mas saboroso e o atendimento é cordial. Eles tem um terraço com vista para a cidade.
Lembrem-se, existem opções super econômicas em Cuzco, mas sempre proponho hotéis que tenham um nível de conforto com um preço médio.
Com os hotéis escolhidos é hora de fechar o roteiro.
Definindo dia a dia do roteiro
Abaixo, vou colocar o roteiro resumido por dia da semana e o que será feito naquele dia.
Dia da semana | Atividade | Onde dormir |
sexta-feira | Voo da sua cidade para Lima | Se chegar em Lima ainda este dia precisa reservar hotel em Lima |
sábado | Chegada em Lima, dependendo da origem pode ser que chegue de manhã ou a tarde. Passeio por Lima e jantar | Lima, caso chegue antes do checkin é preciso combinar um early checkin |
Domingo | Dia livre em Lima | Lima |
Segunda | Voo para Cuzco – existem muitos horários. Compre o mais cedo que tiver – Dia livre em Cuzco, aproveite para se aclimatar a altitude, evitando grandes esforços | Cuzco |
Terça | City Tour em Cuzco – Igrejas, centro histórico, Saqsaywaman | Cuzco |
Quarta | Viagem para o Valle Sagrado, trem de Ollantaytambo para Águas Calientes | Águas Calientes |
Quinta | Machu Pichu, final do dia retorno para Cuzco de trem | Cuzco |
Sexta | Dia Livre em Cuzco para aproveitar mais da mágica cidade. Dependendo do horário do seu voo para o Brasil você poderá voltar este dia para Lima, pernoitar e voar para o Brasil sábado cedo | dependendo do seu voo, precisará reservar hotel em Lima ou em Cuzco |
Sábado | Caso seja possível, neste dia você voa para Lima e depois voa para o Brasil | Retorno |
Domingo | Dependendo do lugar de origem você poderá chegar no domingo logo cedo ou a tarde, dia de descanso | na sua caminha |
Alguns pontos importantes a serem lembrados:
- Pode ser que você sinta tontura ou enjoo ao chegar em Cuzco por conta da altitude, sendo assim, neste dia, procure não ter muitas atividades. Caso queira se prevenir existem pílulas que diminuem o mau estar
- Não falei tanto dos voos de Lima para Cuzco, porque existem vários e você não terá dificuldades em achar o que mais lhe agrada
- O City Tour em Cuzco é um passeio que mostra vários lugares históricos da cidade e alguns nos arredores. Deixe para comprar lá, é super fácil e tem saídas todos os dias
- Compre uma espécie de passe que dê direito a entrar nos sítios arqueológicos, é mais barato do que comprar separado
- A viagem para o Vale Sagrado também é feita em forma de excursão, você passará por lugares incríveis como Pisac, aí você pode ficar em Ollantaytambo e de lá tomar o trem, no mesmo dia, para Águas Calientes
- Águas Calientes é o povoado base para conhecer Machu Pichu, você terá que dormir uma noite aí para no outro dia acordar cedo e ir para Machu Pichu
- Depois de visitar as ruínas é hora de voltar à Cuzco de trem
- Como chegará tarde será preciso dormir em Cuzco, combine com o mesmo hotel que ficou, assim você pode deixar as malas maiores e ir para Machu Pichu com uma menor
- Sexta é um dia que você precisa conciliar seus horários, caso tenha tempo disponível poderá passar mais um dia em Cuzco curtindo a cidade, caso contrário terá que retornar a Lima e dormir por lá
- Sábado é o dia de retorno para o Brasil, dependendo do horário que chegar, talvez precise passar uma noite em São Paulo caso a conexão for aí. Precisa entender a logística
- Domingo, dia de voltar e dormir na sua casinha
Este roteiro é perfeitamente possível, não é tão corrido mas é um pouco puxado e cansativo. De toda forma é recompensador.
Toda a logística de conhecer Machu Pichu, com ingressos, valores e horários está neste post.
Gostou das Dicas Machu Pichu ? Compartilhe este post no seu Facebook, assim quanto mais pessoas o lerem mais me ajuda a continuar escrevendo conteúdos novos para vocês.
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.