Instituto Brennand: Um castelo em Recife
Aposto que se eu mostrasse a foto abaixo e não falasse que é em Recife, você poderia achar que este castelo se localiza em algum lugar da Europa, porém este é o incrível Instituto Brennand.
Pois é, o turismo em Recife vai além das belas praias. Hoje quero falar do Instituto Ricardo Brennand, que é uma excelente opção de passeio na capital pernambucana.
O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural e museu com um interessante acervo artístico e histórico. Além disso o local é cercado por uma preservada reserva de Mata Atlântica.
Além de todo espaço, extremamente bem cuidado, o Castelo Museu São João impressiona com sua arquitetura medieval. No interior do mesmo existe a exibição de uma interessantíssima coleção de armas brancas, sendo que a parte de espadas me chamou bastante a atenção.
Como chegar ao Instituto Brennand
Recife é uma cidade grande, então depende de onde estiver hospedado. Caso esteja em Boa Viagem, a distância aproximada são 19Km, e dependendo do trânsito pode demorar uns 50 min.
Existem vários hotéis que oferecem um passeio até lá, porém acredito que com a facilidade do UBER é melhor ir por conta própria e conhecer o lugar tranquilamente.
Evite os “foras”
Não confundir o Instituto Ricardo Brennand com a Oficina de Cerâmica Brennand, que aliás é outro lugar incrível de Recife, o qual vou escrever um artigo em breve.
Caso queira fazer os dois lugares no mesmo dia é perfeitamente possível, sendo assim você pode dedicar meio período para cada um, já que a distância entre os mesmos é de menos de 7km.
O que ver no Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand fica localizado numa área de quase 78.000 m3, desta forma é possível imaginar a grandiosidade do lugar, o qual já chama a atenção logo na chegada.
Dá uma olhada neste mapa para ter uma noção:
Jardim das Esculturas
Em um jardim muito bem cuidado várias esculturas se destacam, como a réplica do David de Michelangelo. O lugar tem vários bancos para os visitantes relaxarem e curtirem a paisagem.
Outra escultura bastante interessante é a Dama e o Cavalo, de Fernando Botero, o colombiano famoso por retratar figuras e personagens gordinhos.
Galeria
Um enorme salão, daquelas que ostenta, é destinado à exposições temporárias. O destaque vai para a réplica de O Pensador, de Rodin.
Não deixe de passear pelos corredores com piso xadrez e várias esculturas entre os arcos da bonita construção.
Pinacoteca
Além de todo o rico acervo, deixo como dica visitar uma sala que tem um conjunto de imagens, como o Madame Tussauds de Londres, onde está representado um julgamento. O nome da obra é “O Julgamento de Nicolas Fouquet”.
O conjunto de bonecos representam o juiz, o réu e as pessoas que estavam na sala de julgamento.
É interessante ver a posição das imagens e as expressões. Vale a pena!!
São João – Um Castelo em Recife
Acredito que esta seja a cereja do bolo, já que não imaginava que existisse em castelo em Recife com direito até a fosso e ponte levadiça.
O interior é impressionante com seus belos vitrais e arquitetura que lembra os castelos medievais. Este castelo em Recife é destinado à exibição de uma coleção de armas brancas: são mais de 3000 peças entre facas, espadas e adagas.
Uma curiosidade: Logo na entrada tem um cachorro empalhado com armadura. Foi a primeira vez que vi uma armadura canina.
Em um canto da sala de exposição as espadas do último imperador do Egito chamam a atenção. As armas que pertenceram ao Rei Faruk fazem parte da vasta coleção do Instituto. Apenas tomem cuidado para não se aproximar muito, quando fui existia um sensor que apitava se tentasse tocar ou aproximar muito das mesmas, e a gente ficava com aquela cara de criança que fez algo errado.
Com exceção às armas brancas, existem dois fuzis que pertenceram a D.Pedro I e D.Pedro II
Capela de Nossa Senhora das Graças
Ainda dentro do complexo do Instituto Ricardo Brennand, a Capela é outro lugar que merece uma visita. Em estilo gótico, seu interior impressiona com a luminosidade que traz todo o colorido para os vitrais.
Note também os 14 anjos que adornam a bonita igreja.
Você sabia que segundo o site Tripadvisor, o Instituto Ricardo Brennand está entre os 25 melhores museus do mundo ?
Horário de funcionamento e valores
Aberto de terça a domingo, das 13h as 17h, porém a última entrada é às 16:30
Aconselho que separe uma tarde ou uma manhã para conhecer tudo com calma, existe um restaurante bem legal caso decida almoçar por lá.
O valor do ingresso é R$ 30,00 (ago/18) e é cobrado meia entrada para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos
Tem uma super dica!!
Na última terça-feira de cada mês, o acesso é gratuito para todos (exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro).
E aí, gostou da dica ? Sabia deste castelo em Recife ?
Acesse o site do Instituto Ricardo Brennand e consulte informações mais detalhadas caso tenham alguma dúvida.
Até a próxima e sigam-me no Instagram, todo dia posto uma dica nova: @viajante_curioso
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.