A famosa artista mexicana é inspiração no mundo todo e o Museu Frida Kahlo, também conhecido como La Casa Azul, conta boa parte de sua história.
Localizado na Cidade do México, é um dos mais visitados do país.
Nos últimos anos a imagem de Frida Kahlo tem aparecido com bastante destaque. A pintora estampa camisetas, almofadas, quadros e vários outros tipos de objetos.
Frida Kahlo é um símbolo do Feminismo, já que sua história fala sobre superação, o desejo de ser mãe e um casamento atribulado com Diego Rivera.
Diego já era bastante reconhecido como artista quando conheceu Frida, porém o talento da artista se sobressaiu à uma possível sombra da fama do marido. Tanto é que hoje em dia ouvimos falar mais de Frida Kahlo do que Diego Rivera.
Salma Hayek interpretou brilhantemente Frida Kahlo no filme biográfico. Entre músicas típicas mexicanas a história da artista é contada, a qual, muitas vezes, foi marcada por grandes tragédias.
Frida Kahlo sofrera um gravíssimo acidente quando jovem, e as sequelas deste a acompanharam por toda sua vida.
Talvez a grande inspiração de Frida tenha sido o sofrimento, já que por muitos anos a artista ficou presa numa cama. As frustradas tentativas de cirurgias pareciam não melhorar muito suas dores.
Neste artigo você vai ver:
Passeando pela Cidade do México. Clique Aqui
O Museu. Clique Aqui
Como ir de metrô. Clique Aqui
A Cidade do México
O México foi um dos países que mais gostei de conhecer e isso se deve principalmente pela simpatia de seu povo. Sempre quando pedia informações as pessoas eram solícitas.
Lembro-me que sempre ao sair do hotel e ia em direção à estação de metrô via uma senhora cantando na rua “Ai ai ai ai está llegando la hora”, não sei se lembram desta música, mas tem uma versão em português também.
Sempre que passava por ali ela me cumprimentava com um “Buenos días”.
Meu roteiro pelo México contemplou a badalada Cancún e a Cidade do México. Para ser sincero tinha criado poucas expectativas para a capital mexicana.
A maioria dos comentários na Internet falavam de uma grande cidade, perigosa e sem muito o que fazer. Porém quando quero conhecer um lugar não dou muita atenção. Apenas fui.
Para mim a Cidade do México marcou muito mais que Cancún. Sim, a badalada Riviera Maya é linda, mas a Cidade do México tem muitas atrações culturais que contam a história dos povos pré hispânicos e do período colonial.
Sem contar que a cidade é recheada de interessantes museus e tem a impressionante Praça da Constituição, comumente chamada de Zócalo. Ela é a quarta maior praça do mundo, razão pela qual devemos conhecer.
Tenho dois artigos sobre dois lugares que conheci quando estive na Cidade do México. Dá uma olhada:
Um dos maiores templos Católicos do mundo: A Basílica de Guadalupe
As enormes Pirâmides do México: Teotihuacan
A comida mexicana merece um artigo especial. Além de relativamente barata é deliciosa.
O Museu Frida Kahlo
O museu se localiza no simpático distrito de Coyoacán, aliás fica como dica dar uma volta pelo bairro quando for visitar o Museu Frida Kahlo.
Coyoacán
Esta região é conhecida por ter vários centros culturais, simpáticos cafés e também por ter várias casas com a típica arquitetura colonial espanhola.
Aliás três museus importantes se destacam neste bairro: Museu Frida Kahlo, Museu Casa de Leon Trotsky e Museu Diego Rivera.
A Casa Azul de Frida Kahlo
A casa onde Frida Kahlo nasceu, viveu com Diego Rivera e morreu se destaca no encontro das ruas Londres e Ignacio Allende.
Com um tom azul cobalto e detalhes em vermelho o lugar já chama atenção logo que chegamos. Por conta de sua cor a casa é conhecida também como “La Casa Azul”.
Prepare-se para eventuais filas, já que este é um dos museus mais visitados do México. Além disso, por conta do fluxo de turistas, existe uma quota diária de ingressos.
Preço da Entrada para a Casa Museu Frida Kahlo
O valor é 250 pesos mexicanos (novembro/2018) e eles cobram mais 30 caso queira tirar fotos no interior sem flash. Existe desconto para estudantes e maiores de 60 anos, caso tenha alguma dúvida este é o site oficial.
Como é o Museu Frida Kahlo
O Jardim: este espaço com diversos tipos de plantas tem uma réplica de uma pirâmide que remete aos povos pré hispânicos. Vale lembrar que Frida Kahlo sempre admirou a rica cultura destes povos, pois quando os espanhóis chegaram onde hoje é o México já havia uma civilização que utilizava recursos super avançados para a época.
O Comedor: o espaço nas cores amarela, verde e azul chama bastante a atenção. Aliás existe uma receita da Frida Kahlo para o tradicional prato mexicano: o Mole Poblano.
A Cocina: ambiente também ricamente decorado com peças de arte popular. Frida era uma boa cozinheira.
O Estúdio: o lugar onde suas curiosas obras eram produzidas. Frida retratava muito do que sentia em seus quadros. Existe um que mostra claramente seu desejo de ser mãe.
A cama: A artista colocava um espelho de forma que pudesse se ver enquanto deitada, pois era tipo aquelas camas com uma espécie de cobertura. Observe que muitas de suas obras são auto retratos.
Os grandes destaques vão para algumas de suas obras como: o retrato de seu pai e meu preferido “Viva la Vida”, com as melancias cortadas.
Existe também uma exposição com os vestidos de Frida Kahlo, fazendo uma relação com moda. Também estão expostos próteses e corseletes de gesso que a artista tinha que usar por conta de suas limitações físicas.
O Museu Frida Kahlo permite um mergulho nas obras da artista e caso não conheça muito da sua história é interessante assistir ao filme “Frida”, o qual mostra os ambientes da casa, sua história e a inspiração para muitas de suas obras.
Como ir para o Museu Frida Kahlo
Como falei anteriormente o Museu Frida Kahlo fica no bairro de Coyoacán.
Caso queira ir de metrô é só procurar a Linha 3 e desembarcar na Estação Coyoacán. Dali são apenas 1,5 Km até o museu.
Na saída, você terá que atravessar a grande avenida Churubusco na altura da Rua Centenário. Caminhe até a Rua Londres, quando deverá virar à esquerda e caminhar até a esquina com a Rua Ignacio Allende.
São aproximadamente 20 minutos de caminhada entre a estação de metrô e o Museu Frida Kahlo. Para confessar fiquei meio perdido e pedi ajuda aos simpáticos mexicanos.
Outra dica é simplesmente tomar um Uber, já que este tipo de transporte deixou os deslocamentos com preços mais acessíveis, aliás este tipo de transporte funciona super bem na Cidade do México.
Tem alguém lendo este artigo que é fã da Frida Kahlo ?
Já conhece o museu ? Divide comigo suas percepções sobre o lugar.
É isso amigos leitores, o Museu Frida Kahlo é uma atração imperdível na Cidade do México.
Viva la Vida!!
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.