Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe
Se tem um povo com fé, é o mexicano!! Fiquei impressionado com tudo o que vi por lá, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe vi várias pessoas carregando imagens enormes entre a Igreja Nova e a antiga.
Mesmo não sendo católico sugiro uma visita aí pelo viés histórico e cultural, pois é impossível dissociar México e religião, até empresas que precisam ser laicas permitem que seus funcionários montem altares à Virgem de Guadalupe.
Além de tudo isso a igreja se localiza em uma área muito bonita com bosques e jardins. Não deixe de notar as construções “tortas” por lá.
Todo o complexo é muito bonito e é formado pela enorme basílica nova e a antiga. Observe que a antiga tem a estrutura toda deformada, como tantos outros prédios da Cidade do México, já que tudo é pântano aterrado.
A área livre entre a antiga igreja e a nova é enorme. Este é o maior santuário católico das Américas e o mais visitado do mundo depois do Vaticano.
Explore bastante toda a área. Observe que atrás da Basílica Velha tem um pequeno monte, lá em cima tem a Capilla del Cerrito. É bem legal subir até lá para ter uma panorâmica. O acesso se dá por uma escadaria muito bonita, com jardins e estátuas. As fotos da cúpula da igreja lá no Cerrito ficam bem legais.
Super Dica
Você já ouviu falar de Teotihuacan ? É um sítio arqueológico incrível com enormes pirâmides. Mas o que isso tem a ver com Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe ? Continue lendo….
Na Cidade do México são oferecidos passeios que conjugam a Basílica de Guadalupe e Teotihuacan, isso acontece porque a basílica se localiza na região norte da cidade, quase na estrada para a Zona Arqueológica.
Então que tal fazer os dois passeios no mesmo dia ? Abaixo explico como ir a Teotihuacan e depois à linda Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
Não tem muito erro ir para lá, vale lembrar a Cidade do México é enorme e tem linhas de metrô.
Para chegar à Zona Arqueológica (Teotihuacan) o roteiro é este:
- Procure pela linha 5 do metrô (no mapa está em amarelo)
- Desça na estação Autobuses del Norte
- Procure pelo empresa Autobuses Teotihuacán
- Compre a passagem para a Zona Arqueológica (não é o ponto final)
- Para garantir fale ao motorista que você quer ir nas Pirâmides
Só fique esperto para descer no ponto correto. A viagem demora um pouco mais de uma hora.
Para voltar e ir até a Basílica de Guadalupe é possível tomar um ônibus que vá até a estação Índios Verdes ou para o Terminal Norte. A basílica fica perto da estação Deportivo 18 de Marzo do metro (veja no mapa), desta estação são apenas 4 quadras, caminhadinha de leve para viajantes independentes. Também tem a estação La Villa Basílica, mas aí terá que trocar para a linha vermelha.
Tenho mais dois artigos de lugares que conheci no México:
As Pirâmides de Teotihuacan: Clique aqui.
O Museu Frida Kahlo: Clique aqui.
Vamos ao México ?
Sigam-me no Instagram @viajante_curioso, diariamente posto dicas por lá.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.