As Cidades Imperiais no Roteiro Marrocos
O Marrocos não é um país grande, porém montar um roteiro pode ser um pouco complicado se não soubermos o que queremos fazer por lá.
O país tem boas estradas e no norte, tem um excelente sistema de trem ligando as maiores cidades.
Os ônibus, apesar de serem poucos, atendem facilmente aos lugares mais turísticos do país, e o bom de tudo isso é que o Marrocos é relativamente barato quando pensamos em deslocamento.
Roteiros pelo Marrocos
A princípio é preciso definir o que se deseja fazer no país. Como existem low costs que voam direto da Europa para lá, tem muitos turistas que dedicam 4-5 dias no país, para um brasileiro, que vai cruzar o Oceano Atlântico, acredito que um roteiro mais completo seja o ideal.
É importante saber o interesse do viajante, a principal cidade turística marroquina – Marraquexe é um bom ponto de partida para um roteiro Marrocos, porém existem muitos outros pontos de interesse no país.
Marrocos – de Casablanca à Rabat
Queria muito conhecer todas as cidades imperiais (Marraquexe, Fez, Meknes e Rabat), sendo assim desenhei meu roteiro Marrocos de forma a contemplar todas estes lugares. Os voos mais baratos para o Marrocos têm destino a cidade de Casablanca, sendo assim, minha viagem começou e terminou nesta cidade.
Basicamente o roteiro foi esse:
- Casablanca
- Marraquexe
- Day trip para Essaouira
- Ourzazate
- Merzouga
- Fez
- Day trip para Meknes e Volubilis
- Chefchaouen
- Rabat
- Casablanca
Quantos dias para conhecer o Marrocos ?
Fiz este roteiro Marrocos em 16 dias, contando os voos, em dias líquidos (tirando os voos de ida e volta) foram 14 dias. Este é um tempo mais que suficiente, e em algumas partes da viagem poderia ter feito mais rápido, no entanto já tinha decidido anteriormente que não queria nada corrido.
Por exemplo: poderia optar por um day trip à Essaouira, onde é possível fazer e voltar para Marraquexe, no entanto resolvi dormir lá, já que são 2h de viagem, ou seja 4 indo e voltando. Desta forma tive quase dois dias na linda Essaouira, onde pude relaxar sem pressa. A maioria dos roteiros dedica somente um dia a esta cidade.
Transporte pelo Marrocos
Meu voo chegou em Casablanca e aí já comecei a ver que o transporte é bom no Marrocos, pois do aeroporto tem um trem que vai direto para a cidade, na estação Casa Voyagers. Como ficaria em Casablanca somente um dia, reservei um hotel ao lado da estação de trem, o que tornou a viagem super fácil.
De Casablanca fui à Marraquexe, facinho!! Tem vários trens super confortáveis que ligam as duas cidades. Dica: a primeira classe no Marrocos custa somente 10 MAD a mais, vale a pena investir.
De Marraquexe a Esssaouira tem várias opções e depende do que você quer. Existem day tours de Marraquexe, mas como não gosto de excursões preferi ir sozinho. Tem duas empresas de ônibus que fazem o trecho: CTM e Supratours. Ambas ficam pertinho da estação de trem de Marraquexe.
De Essaouira a Ourzazate tive que fazer em duas etapas, ou seja, Essaouira – Marraquexe e Marraquexe – Ourzazate, pois não tinha um ônibus direto. Novamente a Supratours e a CTM atendem a este trecho.
De Ourzazate a Merzouga (Saara) só encontrei a Supratours em Ourzazate, existe apenas um horário ao dia, as 13h
De Merzouga a Fez temos novamente a Supratours
De Fez a Chefchaouen é possível fazer pela CTM
De Chefchaouen à Rabat também é possivel pela CTM.
De Rabat fui direto ao aeroporto de Casablanca de trem com troca na estação Casa Voyagers.
Em algumas cidades do Marrocos não existe o conceito de rodoviária como aqui no Brasil, ou seja, se você decidir ir de CTM terá que ir para à garagem deles e se for de Supratour terá que ir para um lugar diferente.
Uma curiosidade: no Marrocos você tem que despachar a bagagem (como no aeroporto) e paga-se uma taxa de 5 MAD por isso. Sendo assim você precisar chegar meia hora antes para fazer este processo. Achei super organizado e confiável.
Como é viajar de ônibus pelo Marrocos
Este é um ponto interessante, não pense que os ônibus no Marrocos são como o Cometa ou 1001 aqui no Brasil, mesmo em viagens de 10h não existe banheiro dentro do ônibus.
Achei os ônibus relativamente novos e nada se comparam aos ônibus caindo aos pedaços da Bolívia por exemplo, mas torno a repetir, o Brasil, pelo menos na região de São Paulo e Rio dá de 10 a 0. No final da viagem o ônibus parecia uma lixeira, de tanta coisa que as pessoas jogavam no chão.
A vista são lindas, no trecho entre Marraquexe e Ourzazate é preciso atravessar o Alto Atlas e as paisagens são incríveis. Na viagem entre Merzouga e Fez peguei um trecho que estava totalmente nevado e foi incrível pois tinha acordado no meio do Saara naquele dia.
Outra viagem memorável foi entre Fez e Chefchaouen, já que esta cidade fica nas lindas montanhas Rif.
Em relação às paradas nas estrada não gostei muito, não é como no Brasil onde paramos naqueles postos enormes com várias opções de comidas, no Marrocos, paramos em locais onde a única opção de comida era churrasco. Era super interessante, pois você tem que comprar a carne e levar para um churrasqueiro assar ali mesmo, sendo assim demora um pouco. Em muitas paradas as condições dos banheiros eram péssimas, por isso é altamente aconselhável ter sempre papel higiênico à mão.
Gostou do Roteiro Marrocos ?
Espero ter contribuído para você que pensa em ir ao Marrocos, um país exótico, que guarda em suas cidades tesouros milenares.
Dá uma olha no Site Oficial de Turismo do Marrocos, tem bastante informação em português.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Muito bom. Quem sabe irei
Lindo país Elisa!!
Todos os deslocamentos no Marrocos
Oi Diego
Gostei muito do seu roteiro. Gostaria de tirar umas dúvidas com você, você tem um email ou outro meio de contato?
Obrigada
Oi Cristina, tudo bem ?
Que bom que gostou. O Marrocos é lindo.
Se preferir pode mandar um direct pelo instagram @viajante_curioso
Diego
Muito interessante !! Acho encantador tudo o que aqui esta escrito pela forma e simplicidade . Obrigado