Dizem que viajar junto é um bom teste para uma amizade, namoro ou casamento. Passar a maior parte do dia com as mesmas pessoas exige flexibilidade e tolerância.
Faça o teste e veja se você é uma boa companhia para viajar.
Nas minhas andanças pelo mundo conheci diferentes perfis de viajantes, alguns curiosos e outros engraçados, que de uma maneira ou de outra me ensinaram muito.
Veja alguns relatos de viagem e tipos de viajantes que já conheci.
1 – Viajante prático e desapegado
Já viajei com pessoas bastante desapegadas, aquelas que levam somente o essencial e dificilmente despacham mala no aeroporto, além disso simplificam tudo, levando roupas curingas que combinam com tudo e peças com tecidos que se adaptam ao calor e frio.
Agora que a companhias aéreas cobram para despachar bagagem, viajar só com mala de mão é uma vantagem enorme.
Dá uma olhada nesta matéria com as novas regras.
Uma amiga colocava na mala as roupas “mais usadinhas”, e depois de usar na viagem, simplesmente deixava no hotel para não ter que encher a mala na volta. Dica boa não acham ?
2 – Viajante Modelo
O contrário do viajante desapegado, é aquele que pensa nas roupas para cada lugar, bem como já imagina que tipo de roupa vai deixá-lo bem nas fotos.
Já vi viajantes que levam praticamente “figurinos”, a maioria deles japoneses, que muitas vezes combinam a roupa com a paisagem.
As fotos ficam incríveis, mas dá um trabalho né ?
3 – Viajante rei da foto
Tem aqueles que adoram uma foto e tiram muitas em pouco tempo, fazendo diferentes poses e enquadramentos.
É legal, porque depois já vira um book, né ? Além do mais, tem foto de sobra para o perfil do Facebook e Instagram.
4 – Viajante econômico
A frase “viajar gastando o mínimo possível” é uma lei para estes viajantes. Eles conhecem todos os esquemas para pagar nada ou o mínimo possível: sabem os dias mais baratos para as atrações, conhecem os deslocamentos que são mais em conta e restaurantes com comida boa e barata.
E o mais importante: provam que é possível viajar sem gastar muito.
Dicas para viajar gastando pouco. Clique aqui.
5 – Viajante baladeiro
Cada pessoa viaja com um objetivo, seja ficar o dia todo num resort, conhecer museus ou estar em meio à natureza.
Viajei com amigos e todos iam para cama praticamente no mesmo horário, mas um deles esperava todos dormirem para sair escondido para a balada. Como se ninguém tivesse visto.
6 – Viajante alpinista
Na verdade não é o alpinista propriamente dito, mas aquele que sempre quer subir em algum lugar para tirar uma foto, pode ser um muro, uma pedra ou um portão.
7 – Viajante porquinho
Ficar em hostel tem lá suas vantagens, mas dividir um quarto com mais pessoas é conhecer os hábitos de cada um. Já me hospedei em alguns hostels onde a maioria das pessoas não tomavam banho diariamente, e nunca eram brasileiros.
Vantagens e desvantagens dos hostels.
Passei uma noite no Deserto de Wadi Rum na Jordânia, e durante o dia fiz várias atividades como andar de camelo, passeio de jeep e caminhadas, tudo isso sob um forte calor. No final do dia estava acabado e imundo e não via a hora de tomar banho.
Veja meu roteiro por Amã, a capital da Jordânia.
Cheguei no acampamento e pensei que teria que esperar, pois todos iriam querer tomar banho antes do jantar. Chegando no banheiro não vi ninguém.
Pensei comigo, eles vão jantar primeiro e depois vão tomar banho. Negativo !! Todos foram direto dormir.
Fiquei de propósito monitorando. Gosto de cuidar da vida dos outros ? Não, chamaria apenas de curiosidade cultural (um nome mais bonito para fofoqueiro).
Somente como informação: meu amigo e eu éramos os únicos brasileiros e os únicos que tomaram banho.
8 – Viajante que leva o armário na mala
E tem também aquele viajante que tem medo de não ter a roupa adequada e leva tudo, são diferentes calçados e camisetas pensando em cada situação, noite e dia, frio e calor.
Mas confesso que eu, viajante desapegado, já me aproveitei disso pedindo roupa emprestada.
9 – Viajante perdido
Viagens mais longas com deslocamentos e passeios seguem um roteiro, mas sempre tem aquele viajante perdido que não sabe onde vai e sempre fica perguntando o que irão fazer depois.
Mas quer saber de uma coisa ? Acho até legal, assim a viagem não fica parecendo um cronograma (mas alguém precisa fazer o cronograma).
Sendo assim, sempre ao lado do Viajante Perdido tem o Viajante Antenado.
10 – Viajante Curioso
Esse sou eu mesmo, quero conhecer aquilo que todo mundo fala que não vale a pena, quero ir naquele lugar que todos falam que não tem nada pra ver e principalmente quero conhecer aquele lugar que ninguém quer ir.
Dá uma olhada nesta lista de lugares exóticos e diferentes que já conheci.
Vocês se reconhecem em alguns deles ? Conta aí para mim alguns relatos de viagem onde encontraram algum viajante diferente por aí.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.