Guardar dinheiro para viajar
É incrível a quantidade de artigos por aí falando que para viajar basta querer. Sim, para tudo na vida temos que querer e dai viabilizar para que aquilo aconteça, mas não é bem assim….
Se você é milionário e viaja quando quer este artigo não serve para você.
Existem muitos blogs que dão dicas geniais para viajar e estas se resumem basicamente em duas coisas: deixar de fazer algo e guardar dinheiro para viajar e dicas para economizar durante suas viagens.
Quanto a guardar dinheiro para viajar, 100% dos viajantes dizem optar por um estilo de vida mais simples e em troca disso conseguirem viajar. Isso implica não ter o último modelo do Iphone e não usar roupas “de marca” por exemplo. Quanto a dicas para economizar em viagens tem várias: como viajar fora das temporadas e usar meios de hospedagem baratos como hostels e couchsurfing.
Mas realmente funciona ?
Se você chegou neste artigo buscando inspiração e um modo de viajar preciso dizer que as trocas acima só funcionam se seu estilo de vida é viajar. Quando amamos muito algo, canalizamos todas as energias para aquilo acontecer. Aquela “brusinha” (adoro este termo) vira grana que será guardada para comprar passagem aérea, ou dependendo da “brusinha” é o preço de uma passagem aérea. Meninas me expliquem !!
Mas viajar é realmente sua pegada ? É seu sonho ? Toda a filosofia viajante tem pregado por aí que viajar é viver, viajar é ver o que os outros contam, etc. Discordo de tudo isso, viajar é somente mais um estilo de vida, você pode ser feliz sem viajar. Tenho uma tia que nunca saiu do estado de São Paulo e ela é super feliz pois adora viver para a família, mas aí você pode dizer que ela nunca experimentou ! Sim, mas nem tudo na vida precisa e deve ser experimentado.
Meu grande amigo Reginaldo, diz que adora ver minhas viagens no Instagram mas que não tem a mínima vontade de “descobrir” o mundo. Confesso que a princípio achava estranho, mas depois de muitas conversas, aprendi sobre estilo de vida. Ele adora cães e tem três labradoras lindas, se curte dá uma olhada no Instagram dele, é cheio de fotos das “meninas”. Ele é feliz assim.
Dá para viajar gastando pouco ou quase nada ?
Sempre quando vejo estes artigos nos blogs por aí tenho até medo, outro dia um garoto se gabava que conseguia viajar sempre porque mudou seu estilo de vida e que “basta querer”, logo abaixo vi uma enxurrada de comentários detonando o cara, onde a maioria dizia que não conseguia nem pagar as contas básicas, imagine viajar.
É necessário respeitar a situação do brasileiro, vivemos uma crise com altas taxas de desemprego e falar que tudo é questão de querer chega a ser ofensivo. Guardar dinheiro para viajar é impossível para muitas famílias brasileiras.
O Viajante Curioso não tem esta pegada de viagem a “qualquer custo”, mas sim Viagens Independentes. Você pode ir para a Europa e dormir em um albergue muquifo por 10 euros, mas não serei eu quem irá te aconselhar a isso.
Passagens aéreas não estão baratas, é perceptível o aumento nos últimos anos, qualquer ida para a Europa no verão fica perto de 4 mil reais, você pode encontrar promoções, mas de uma maneira geral estão caras.
-Mas Viajante Curioso, você fala de Europa no verão, quero ir no inverno porque é mais barato.
Sim, é mais barato, mas prepare-se para o frio, para malas mais pesadas, monumentos em reforma e cidades sem a vida do verão. Tem gente que curte, eu não. Imagino que se você chegou no meu blog é porque quer minhas opiniões pessoais e como as fundamento, e assim sou eu. Não sou o rei da verdade, é apenas minha opinião. Estes são apenas dois exemplos que realmente trazem economia para uma viagem, mas não funcionam para mim. Neste caso viajaria um pouco antes ou depois do verão pagando um pouquinho mais barato e ficaria num albergue ou hotel econômico mais confortável.
É preciso conhecer seu nível de exigência, se for alto, você terá que se planejar mais e guardar dinheiro para viajar, mas se é seu sonho, siga em frente!!
Conheça-se
O primeiro grande passo é saber qual seu sonho e aí correr atrás dele. Nós Viajantes somos suspeitos pois já descobrimos isso e sempre escolhemos tudo na nossa vida nesta direção.
Já fiz inumeráveis trocas para poder guardar dinheiro para viajar: como as duas citadas acima, ou seja, não trocar de celular todo ano nem gastar horrores com roupas de marca, ter um carro popular, não ter TV por assinatura e muitos sábados compro bebidas no supermercado para beber em casa com amigos, isso funciona para mim, são minhas escolhas e não quer dizer que devam ser as suas.
Tudo é questão de opção e de planejamento, mas você precisa se conhecer, inclusive no âmbito financeiro. Você sabe exatamente o seu orçamento mensal ? Parece complicado mas é uma conta de “menos”, ou seja, seu salário e quanto você gasta, mas este quanto você gasta não é conhecido pela maioria dos brasileiros.
Por questões culturais o brasileiro tem dificuldade com educação financeira, tem até propostas de colocar isso na grade escolar. Para se conhecer financeiramente você precisa colocar tudo na ponta do lápis ou numa planilha em Excel, mas tudo mesmo. Comece a registrar todas as suas despesas e prepare-se para ter uma surpresa no final do mês.
Aquele cafezinho de todo dia, o Uber até a padaria da esquina e assinaturas de revista podem ser despesas pequenas, mas quando somadas num período podem representar uma fatia considerável do seu orçamento.
De posse destes dados você tem a informação em suas mãos e decide o que faz com elas: corta ou mantém.
Não sou eu que vou falar para você cortar seu cafezinho para viajar, você tem que definir isso e tenho certeza que você é uma pessoa feliz tomando seu cafezinho numa padaria charmosa enquanto somente observa o movimento da rua, mas se não tem certeza disso e quer TROCAR, corte o cafezinho e comece a guardar dinheiro para seus sonhos.
Não se desanime se após algumas economias você consiga guardar pouco, lembre-se, é de grão em grão que a galinha enche o papo.
Se seu sonho é viajar, está no lugar certo, vou sempre te incentivar a sair de casa e a ver o mundo com os próprios olhos.
Gostou do artigo ? Deixe seus comentários abaixo
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.