Dicas para viajar sozinho
O planejamento de uma viagem, muitas vezes, bate num empecilho prático: Companhia.
Queremos viajar e queremos descobrir novos lugares, mas com quem ? Pode ser que você seja solteiro, as férias não coincidam com as de seus amigos ou porque seu parceiro/a não tem a mesma vontade de cair no mundo como você. E aí ?
Aí é preciso tomar uma decisão e ponderar, mas viajar sozinho pela primeira vez pode não ser fácil.
Seus amigos podem não ser seus melhores companheiros de viagem
Ao tentar, de qualquer forma, ter alguém para dividir uma viagem, podemos cair no erro da companhia errada: aquele seu amigo noturno que não curte acordar cedo, o agitado demais que não te dá sossego e aquele que adora cidade enquanto você quer estar no campo.
A pessoa até cede e vai, e pode acontecer algo muito legal, como descobrir que gostamos de algo que nem imaginaríamos que poderíamos curtir. É quando, por exemplo, você que não dá a mínima para futebol, resolve ir no Estádio do Boca, em Buenos Aires e simplesmente adora.
Sim, isso pode acontecer, mas como é um risco, prepare-se para o oposto.
Diferentes gostos e disposições podem tornar a viagem um problema. É possível evitar tudo isso com planejamento, porém, se ainda quer viajar sozinho, dá uma olhada nestas dicas:
1 – Você precisa se conhecer
Como você é quando está sozinho na sua própria cidade ? Você vai ao cinema sozinho ? Sai para jantar só ? O que acontece num final de semana quando todos seus amigos têm compromissos e você ficou de fora ? Você fica em casa ou se atreve a fazer alguma coisa ?
As respostas para estas perguntas te ajudarão a saber se realmente está preparado para encarar uma jornada sozinho pelo mundo. Mas é preciso ser sincero consigo mesmo.
Você tem medos ? Quais são eles ? Você consegue se divertir sozinho ? É tímido/a ?
Pergunte-se a si mesmo e veja se está preparado. Conheça seus limites.
Se você está passando por algum problema, a viagem pode acentuar ou agravar a situação. Faça uma auto análise, pergunte aos seus amigos como eles te veem. Talvez, você se sinta mais confiante para encarar este novo desafio.
2 – Escolha bem o destino
Ok, você se sente confiante e vai mesmo passar as próximas férias de verão sozinho, pois bem, um roteiro adequado pode te ajudar nesta experiência.
Viagens em grupos, como uma Expedição ao Jalapão ou Monte Roraima te colocarão perto de pessoas, onde de alguma forma, você irá interagir: seja dividindo uma barraca de camping ou sincronizando seu ritmo com o grupo durante um trekking.
Grandes cidades com programação cultural intensa também podem ser uma boa opção, afinal você pode passar horas curtindo um museu sozinho e depois sentar num Café e ficar vendo o dia passar.
Roteiros românticos e de lua de mel podem não ser adequados e você pode se sentir meio deslocado. Gramado ou Campos do Jordão podem não ser uma boa escolha para viajar sozinho.
3 – Segurança e saúde
Você já assistiu o filme 127 Horas (2011) com James Franco ? Não vou dar spoiler aqui, mas apenas resumindo: um cara resolve sair para escalar e luta por sua sobrevivência, sozinho, após um acidente.
Pronto, você que tinha dúvidas em viajar só vai desistir depois deste meu exemplo.
Calma! Não é por aí, porém é preciso falar a realidade e avaliar os riscos.
Se está viajando sozinho, compartilhe com alguém onde você está hospedado, comunique-se com sua família/amigos constantemente, e lembre-se que independência também implica em não deixar ninguém preocupado.
Hoje em dia é muito fácil fazer isso, não é possível usar como desculpa que não tinha wifi. O mundo tem wifi, sorry.
Outro ponto importante é, faça seguro de viagem e divida os dados da apólice com alguém, pois em caso de necessidade, esta pessoa poderá te ajudar.
Agora vem aquele papo de mãe: cuidado ao sair sozinho. Evite aquele “porre”, que até pode ser divertido, mas pode se transformar num problema se não tiver um amigo por perto.
4 – Livros, músicas, jogos e afins
Estes itens são exemplos, mas leve para sua viagem solo algo que você possa curtir nos momentos em que estará somente consigo mesmo.
Um bom livro, sua playlist favorita e joguinhos podem te distrair por horas, seja em longas viagens de avião ou antes de dormir.
Se você está viajando e propositalmente não quer conhecer ninguém, como numa peregrinação à Santiago de Compostela ou Tibet é uma coisa, mas se quer conhecer pessoas é outra completamente diferente. Lembre-se que as pessoas não estarão por perto o tempo todo, então nada melhor do que algo para passar o tempo.
5 – Fale outro idioma
Este item é complicado, porque falar outro idioma não é algo fácil. Mas te digo de antemão que é ainda mais necessário quando viajamos sozinhos.
É mais um idioma que te abre novas oportunidades, uma nova língua que te ajudará a interagir com pessoas de diferentes partes do mundo.
6 – Dinheiro
Sim, viajar sozinho é mais caro, muitos pacotes cobram adicionais para “singles”, passeios com mais de uma pessoa podem ser negociados mais facilmente, é mais fácil alugar um carro e dividir os custos, e um hotel, muitas vezes, tem quase o mesmo preço para uma ou duas pessoas.
Desta forma, faça um planejamento financeiro com estes adicionais.
Antecipadamente, pode se evitar boa parte destas despesas.
Procure no Facebook e Instagram grupos de pessoas que estão viajando para onde está indo, pergunte, se encaixe nas excursões, isso pode te ajudar a economizar.
7 – Hospedagem
É muito mais fácil viajar sozinho quando se está num hostel, já que estes lugares, naturalmente, unem as pessoas com seus ambientes compartilhados. Você pode cozinhar com a galera, combinar passeios e participar das atividades que os hostels proporcionam para pessoas como você, que estará viajando sozinho.
Já leu meu artigo sobre hostels ? Dá uma olhada aqui.
8 – Viajando sozinho por opção
Todas as dicas para viajar sozinho não se aplicam se você quer viajar sozinho porque quer ficar consigo mesmo, independente de tudo.
Muitas pessoas precisam fazer isso para se conhecerem melhor ou quando passam por processos de separação, por exemplo. Se você quer viajar sozinho, não importa o lugar ou onde ficará hospedado, afinal é seu “momento egoísta”. Você viaja sozinho porque simplesmente quer fazer o que lhe der na cabeça sem precisar consultar ninguém.
9 – Vença sua timidez
De todos os itens acima, este talvez seja o mais importante. Se vai viajar sozinho, seja cara de pau, pergunte a outros viajantes se pode ir junto, peça informações, puxe conversa no aeroporto ou no ônibus, conte da sua viagem e esteja aberto a mudanças de roteiros e convites inesperados.
Saia para jantar sozinho, vá a um bar e peça um drink. Não fique entocado dentro do quarto nas redes sociais. Hostels geralmente possuem ambientes de integração, e mesmo se não curtir bebidas alcoólicas, vá ao pub crawl e tome água, mas se dê a chance de se divertir.
10 – Estas são minhas percepções, mas antes de tudo siga seu coração
Amigos leitores, todas as dicas para viajar sozinho foram escritas baseadas nas minhas percepções das várias viagens solo que fiz, destacando algumas como: Carnaval no Uruguai, Sul do Chile, Peru, Bolívia, Atacama, Berlin, África do Sul, Marrocos e muitas outras pelo nosso Brasil.
Aconteceram contratempos ? Sim. Tive uma forte infecção de garganta em La Paz e não conseguia sair da cama, meu amigo do Brasil fez todos os contatos com meu seguro e no final tudo deu certo.
Numa viagem ao Atacama não consegui interagir com ninguém e me senti muito só.
Porém, tenho muito mais histórias divertidas que contratempos. Fui para o Réveillon no Rio de Janeiro sozinho. Eu sou o tipo de pessoa que adora Natal e Ano Novo e naquele ano todos meus amigos tinham compromisso ou não podiam viajar, encarei o desafio e fui. Se fiquei sozinho algumas horas em toda aquela semana foi muito. Conheci pessoas incríveis, e no dia da virada estava numa festa linda com pessoas que tinha conhecido 5 dias antes.
No Peru conheci duas brasileiras super gente boa e simplesmente desisti do meu roteiro para seguir o delas, foram dias incríveis. Em Berlin descobri um bar super legal e todas as noites ia pra lá. Mesmo com o inglês mais ou menos conversava com todo mundo. Em Cape Town, na África do Sul foi a mesma coisa, quando me dei conta, estava numa roda conversando animadamente com uma galera.
Viajar sozinho é uma decisão sua e somente sua. Quando se sentir preparado, apenas vá e dê uma chance a si mesmo, caso contrário não se obrigue a nada. Espere o momento certo, pois ele chegará com certeza.
Gostaram das dicas para viajar sozinho ?
Boa viagem
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
olá Diego! gosto muito dos seus textos. Adoro viajar! Estou planejando conhecer a chapada diamantina em 2019. Voce já esteve lá? Tem dicas pra compartilhar?
Continue escrevendo sobre suas experiencias, tenho certeza q elas inspiram muitas pessoas.
Abraços!
Olá Cintia,
Poxa, fico muito feliz em saber que inspiro as pessoas a viajar!! Muito obrigado mesmo!!
Infelizmente ainda não fui à Chapada Diamantina, mas está no meu radar!
Vou continuar escrevendo sim e depois que for divide comigo suas experiências por lá, ok ?
Abraços!!
Caro Diego,
Adorei seus comentários. Estou pensando em viajar por aí e como é difícil conciliar roteiros/disponibilidade com os amigos, devo ir sozinho mesmo. Achei seu relato bem realista e inspirador. Obrigado. Abraços!
Pois é Paulo, nem sempre é fácil arrumar cia, eu mesmo tenho dificuldades com isso, já que as férias nem sempre coincidem com os amigos.
Viajar sozinho é libertador, mas tem os pontos positivos e negativos. É bom sempre estar ciente disso.
Abração
Diego