O final do ano vem chegando e chega a hora de planejar as festas. Além dos tradicionais destinos de Ano Novo, fazer um Cruzeiro de Réveillon pode ser uma opção confortável, segura, divertida e tranquila.
Como é fazer um Cruzeiro de Réveillon ?
Existem algumas opções de Cruzeiros de Réveillon passando por belas cidades como: Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Bela, Salvador, Buenos Aires e Montevidéu.
Quer um roteiro diferente em Buenos Aires que vá além dos tradicionais pontos turísticos ? Dá uma olhada no Guia LADO B da Capital da Argentina.
O Réveillon é uma data bastante comemorada pelos brasileiros, desta forma a procura por cruzeiros nesta época tende a ser alta. Reservar com bastante antecedência é o segredo para conseguir o navio desejado, o destino, o tipo de cabine e principalmente o melhor preço.
O cruzeiro funciona normalmente como em qualquer outra data, com exceção de uma grande festa que é preparada para a noite da virada.
A tripulação irá oferecer vários tipos de espumantes para a noite do Réveillon, e mesmo que tenha o pacote de bebidas este tipo de serviço é cobrado à parte.
No dia 31 é servido o jantar normalmente e depois acontece a festa em algumas partes do navio.
Não só durante a festa, mas durante todo o cruzeiro existe um painel com a contagem regressiva, o que confere um ar de expectativa aos viajantes.
Toda a festa da virada ocorre com o navio em movimento. Este assunto é importante, pois se você tiver problemas com enjoo é aconselhável que tenha os medicamentos adequados sempre à mão.
A grande vantagem de fazer um Cruzeiro de Réveillon é que tudo fica mais fácil, já que se estiver cansado, basta pegar o elevador e ir para o quarto.
Para os mais animados, ainda acontece uma baladinha na discoteca após a festa da virada.
Como funcionam as refeições no navio ?
Existem dois tipos tipos de restaurantes:
Estilo buffet
Neste restaurante são servidos todas as refeições, então existe a mudança dos alimentos durante todo o dia, já que o mesmo funciona praticamente 24h.
Tem uma diversidade boa de comidas, porém não achei o sabor espetacular. Entre as refeições ficam disponíveis também hambúrgueres e pizzas.
À Francesa
Este restaurante tem serviço com hora e mesa marcada. Se você estiver indo em casal, irão dividir uma mesa com outras pessoas todos os dias da viagem.
Ao fazer o check in no navio você receberá as informações sobre qual restaurante ir, pois geralmente existem dois.
Sendo um serviço à francesa segue aquela ordem de entrada, salada, prato principal e sobremesa.
Gostei muito do serviço deste restaurante e o atendimento foi ótimo.
Todo dia o mesmo garçom atende a sua mesa e nos sentimos realmente numa experiência VIP.
Bebidas
Com exceção de café, leite, chás, sucos de máquina e água todas as outras bebidas são cobradas à parte.
No restaurante à francesa a única bebida grátis é água.
Pacotes de bebidas
Existem vários tipos de pacotes de bebidas: refrigerantes e água, cervejas e outros ilimitados, os quais dão direito à quaisquer bebidas em todos os bares e no restaurante à francesa.
Apenas lembre-se que o pacote ilimitado deve ser comprado por todos que estiverem na mesma cabine.
Cruzeiro de Réveillon é a sua cara ?
Eu sempre pensei nisso, pois sou um viajante mais despojado, porém depois de passar tantas festas de Ano Novo no Rio de Janeiro ou em outros lugares fiquei um pouco cansado.
Existem sim lugares mais tranquilos, mas nunca tinha encontrado uma opção que juntasse conforto, facilidades e um pouco de animação na noite da Virada. O cruzeiro oferece tudo isso!!
Como foi minha experiência
Fiz um Cruzeiro de Réveillon de 7 dias saindo de Santos com o MSC Música. Passamos por Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. Eu já conhecia as três cidades então não me preocupei tanto em desbravá-las, tanto é que em um dos dias eu nem desci do navio.
Se seu objetivo é conhecer bem os lugares acredito que cruzeiro nunca é a melhor opção, já que o acesso ao navio é regido por horários limitados e de forma geral existe pouco tempo para ficar na cidade.
Quando a cidade tem porto como Buenos Aires podemos sair e voltar a hora que quisermos, mas em lugares como Punta Del Este é preciso usar os “barquinhos”, e aí existe um horário determinado para retornar ao navio.
Dica importante
Um navio como o MSC Musica acomoda aproximadamente 2500 pessoas, então imaginem que o check in deva ser demorado.
De qualquer forma o embarque é muito organizado, porém as malas demoram para chegar no quarto.
Sabendo disso, quando entrei no navio, fui direto ao restaurante e às piscinas, as quais estavam vazias, já que todo mundo estava plantado nas cabines esperando as malas, e este tempo foi mais que suficiente para as mesmas chegarem.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre Cruzeiros, a MSC tem um Blog bem legal, clique aqui.
E você, já se preparou para o Réveillon deste ano ?
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.