Por ter trabalhado muitos anos com Marketing Digital e ser Blogueiro de viagens, recebo muitas perguntas sobre como gerenciar melhor as redes sociais.
A resposta é uma só: a rede social, seja Instagram ou Facebook, é sua, e você faz o que quiser lá.
Não existe crítica ou julgamento. Você tem a liberdade de se expor do jeito que quiser.
Quer postar foto de prato ? Posta!! Quer postar selfie no espelho ? Manda ver.
A questão aqui, é se você se preocupa como as pessoas te veem, ou quer mudar seu comportamento nas redes sociais.
Caso seja isso, continue comigo, este artigo pode te ajudar.
A maneira que nos apresentamos nas redes sociais diz muito sobre a gente: psicólogos e sociólogos fariam diversas teses de doutorado olhando o comportamento das pessoas.
Esqueça aquela psicologia barata: quem posta muita selfie é porque tem auto estima baixa, pode ter alguma relação, mas cada caso é um caso.
Não vou entrar aqui na psicologia, pois não entendo. Deixo este assunto para os profissionais na área.
A maneira que posso ajudar se refere a como deixar suas redes sociais mais interessantes.
Não podemos esquecer que é preciso pensar na segurança também, afinal o excesso de exposição pode ser usado com má fé por outras pessoas.
Como aqui é um Blog de Viagens, vou citar alguns exemplos sobre comportamento nas redes sociais quando viajamos.
10 dicas para não ser um chato nas redes sociais
1 – Constância
Com que periodicidade você posta nas redes sociais ? É sempre bom observar isso porque é preciso manter uma constância. E aí, somente você pode definir: diária, semanal, mensal, etc.
Sabe aquelas pessoas que nunca postam nada, mas quando vão viajar aparecem como fantasmas, e enchem nossa timeline com fotos ?
Este um tipo de comportamento que deve ser evitado.
Por que ?
Você passa a ideia de que sua vida só deve ser mostrada numa viagem, quando na verdade, a rede social deve representar quem somos todos os outros dias: acordando cedo, indo trabalhar ou com o cabelo despenteado.
Com certeza, seguindo esta dica, suas redes sociais serão vistas com mais respeito.
2 – Overposting
Essa palavra significa a quantidade de fotos postadas num determinado período.
Quer ser elegante ? Poste no máximo uma foto por dia.
Quando viajamos nos sentimos empolgados em mostrar o que estamos vendo. Mas quem está do outro lado, está pouco interessado, ou acha você um chato que posta cada passo da sua viagem para a Disney.
3 – Legendas
Escreva!! Aproveita isso como um exercício.
Postar fotos sem legenda ou com um simples “Lugar lindo” mostra que você pouco se importa com a história do lugar e nem se preocupou em aprender um pouco na sua viagem.
Não precisa contar a história da França ao visitar o Palácio de Versailles, mas fale de suas impressões, cite detalhes e conte um pouco sobre o lugar.
Nas redes sociais é sempre bom seguir a máxima: tem informação interessante ? Poste. Não tem: deixa quieto.
4 – Momento da postagem
Vivemos numa época em que os momentos só são vividos se forem postados nas redes sociais.
Observa-se um monte de gente com o celular na mão, assistindo shows, e pouca gente vivendo o momento.
Esta dica, além de melhorar sua percepção das redes sociais, pode te ajudar a interagir melhor com seus amigos e família. É chato estar com aquela pessoa com a cara colada no celular o tempo todo.
Quer uma dica: nas viagens, faça isso a noite, quando voltar para o hotel.
Você é uma bom companheiro de viagens ? Faça o teste e descubra.
5 – Fuja dos chavões nas redes sociais
Não tem coisa mais chata que aquelas frases clichês em viagens. Nas redes sociais, isso é muito comum, e muito cafona ao meu ver.
Frases como: “segunda-feira não é ruim, só depende do lugar que você está” vai mostrar para seu chefe que você odeia seu trabalho.
Lembre-se, este código de ética não é só para ter um comportamento mais bonitinho nas redes sociais, mas sim, pode te ajudar a manter seu emprego.
Por favor, não coloquem a legenda “Dia chato” numa foto mostrando só os pés na praia. Aí já é demais.
6 – Foto blogueirinha
Bom gente, não vou mentir que às vezes faço isso, porque gosto de foto, mas tenho evitado.
Sabe o que tem acontecido nas redes sociais ? Com os super celulares com excelentes lentes e aplicativos para tratar imagem, todo mundo, com um pouco de bom gosto, consegue produzir boas fotos.
Até ai, tudo bem. O problema é que tudo virou “plástico”, fugindo da realidade. Vejo pessoas que postam fotos super posadas, com roupas usadas pensando nos likes nas redes sociais.
Quem nunca viu a típica foto clássica de alguém que parece estar buscando algo no chão ? Já deu né ?
Sinto falta da naturalidade e das fotos descontraídas, onde se vê a felicidade na cara, e não foto pra Vogue.
10 tipos de Viajante que já encontrei por aí
7 – Fotos de glamour
Não poste somente fotos dos momentos glamurosos: os jantares, aquele super passeio de barco ou o mergulho com peixinhos.
Mostre também a realidade das viagens, que muitas vezes é bem divertida: a fila do aeroporto, o uso de transporte público ou até aquele momento que você está comendo cachorro quente de rua.
Lembro-me uma vez, que durante uma viagem à Noruega, onde postava fotos incríveis dos fiordes. Aí decidi tirar uma foto, sentado no chão, numa estação de trem, comendo um cachorro quente. Esta foto gerou, pelo menos, 10 vezes mais comentários do que as outras.
Não, a preocupação aqui não é com os “likes“, mas observem que as pessoas querem saber de você e do dia a dia. Mostrar esta realidade te torna mais humano.
8 – Fotos com pessoas e fotos de paisagens
É sempre bom mesclar os dois tipos de foto.
Os bombadões adoram tirar foto, sem camisa, para mostrar os músculos, mas passa aquela ideia de exibicionismo.
Bem como a selfie mostra um pouco de individualismo. Procure tirar foto com gente e também da paisagem.
É legal mostrar o mundo visto pelos seus olhos. Acredite em mim, as pessoas querem ver isso.
9 – Qualidade da foto
Não custa nada escolher uma foto bem enquadrada ou fazer pequenos ajustes antes de postar.
Lembre-se que você está exibindo o seu mundo, e este precisa ser bem mostrado.
Não precisa fazer uma edição profissional, mas uma foto com boa luz, enquadrada e nítida é mínimo que se espera numa foto nas redes sociais.
Dá uma olhada aqui, um artigo com super dicas para tirar fotos com celular.
10 – Não poste nas redes sociais
E por fim, a última dica, e talvez a mais importante.
Viva a sua viagem. Deixe o celular de lado de vez em quando. Delegue ao seu cérebro a responsabilidade de registrar os momentos.
Sente-se num café ou num bar e tome algo sem se preocupar com fotos. Sinta o momento!!
Afinal, viajar é uma experiência. E tenha certeza que os momentos mais legais não são aqueles postados nas redes sociais.
Gostaram das dicas ?
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Sou pobre, mas sempre sonhei em viajar e prefiro viajar que gastar com outras coisas, mas cada um sabe de si.
Ja estive em mais de 70 paises, incluindo ilhas no Caribe ou Pacifico, paises pequenos e grandes.
Meu instagram tem fotos enquanto estou no trabalho ou de ferias.
http://www.instagram.com/alinestravels
Oi Aline,
Obrigado por me escrever.
Comecei a te seguir no Instagram. Parabéns pelas suas aventuras!!
Diego
Diego, estou me deleitando com seu blog. Conheço muitos dos lugares que você postou e estou aproveitando a quarentena para relembrar e também para desejar a próxima viagem e planejá-la bem para quando pudermos viajar. Afinal, para nós, que planejamos nossas próprias viagens elas são contínuas. Chego de uma já pensando na outra, ainda que seja só no ano seguinte.
Aline, eu sempre falo: viagem não é questão apenas de dinheiro- é de prioridade e de planejamento. É abrir mão coisas que alguns julgam essenciais (roupas novas e caras, carro do ano, carro de luxo, restaurantes….) e exageros diários para investir em viajar.
Normalmente numa viagem, tiramos muitas fotos, e hoje, como não revelamos mais, elas ficam amontoadas em aparelhos ou na nuvem, por isso gosto de postar as melhores fotos, mas, também não quero ser o chato das redes sociais. Então, normalmente faço uma postagem ao final de cada dia de viagem. Normalmente posto um álbum, mais de uma foto numa única publicação, com as fotos dos principais locais que visitei no dia. Mas fico na dúvida, isso seria um overposting?
Olá tudo bem ?
Como falei no texto, cada um deve ter uma ideia do ritmo de postagem.
Geralmente, posts com álbuns de fotos não tem visualizações, pq boa parte das pessoas só vêm as primeiras. Por outro lado, familiares podem querer ver mais.
Poderia ser sim overposting. Quanto a gente posta uma foto só, dá aquela curiosidade de ver mais, quando são várias as pessoas ficam com preguiça.
Eu posto sempre uma foto apenas no facebook e várias no stories do Instagram, pq as mesmas ficam disponíveis só por um dia.
Diego
Eu criei um perfil de facebook só pra isso: nele tem todas as fotos organizadas das viagens e com descrição dos lugares. Praticamente um blog. Só que só para mim e alguns pouquíssimos amigos (acho que 5 ou 6) que ao contar que estava fazendo isso pediram que eu os aceitasse.
Outra vantagem disso é que faço check in em cada lugar que chego (nem escrevo nada, só mesmo o check in), assim fica mais fácil de depois organizar e não esquecer onde fui e os nomes dos lugares. Porque às vezes só dá para organizar as fotos quando já estou em casa.
Meu nome é a Edna Mariano e meu Instagram é @ednamarianonegra tbm adoro viajar e posto tbm fotos de viagens , fotos da minha realidade e adorei seu post ! Deus abençoe!
Olá Edna
Um prazer !! Seja sempre bem vinda aqui.
Diego, você me deixou completamente maluca, sabia? kkkk
Brincadeira, mas vi seu texto e comecei a refletir sobre meu comportamento no instagram enquanto viajo e com muita vergonha constatei meu exibicionismo … Agora estou tentando encontrar um equilíbrio. Eu gosto muito de fazer aqueles destaques com locais visitados, e em minha próxima viagem irei conhecer 4 cidades, pensei em reduzir as postagens no feed (1 foto mais legal para cada cidade), mas compartilhar o que achei bacana nos storys ao fim de cada dia… O que vc acha da prática, continuarei sendo uma chata exibicionista? Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Anadu, tudo bem ?
kkkk Fiquei preocupado agora!!
Como disse no artigo, a rede social é sua e vc administra como bem querer.
Porém, como vc mesmo disse, podemos passar a ideia de exibicionistas, e isso só é preocupante se vc se incomoda com sua imagem on line.
Digo isso porque pessoas públicas, como professores por exemplo, geralmente, tomam cuidado com isso.
Eu gosto muito da ideia dos stories. É algo dinâmico que some depois de um dia. O post é algo fixo, vai ficar lá.
Na dúvida siga a regra “menos é mais”.
Obrigado por escrever aqui.
Diego
Verdade Diego! Precisamos aproveitar mais nossas viagens e o percurso que trilhamos nessa terra, antes o meu blog(deixedemimimi.com.br) tinha uma outra perspectiva e eu gastava mais tempo nas fotos do que aproveitando o local, hoje em dia vejo que é muito mais interessante apreciar os momento que temos nessa vida. Agora quando chego no hotel as vezes nem pego no celular, mas curto aquele momento, afinal de contas, o blog serve para trazer conteúdo para as pessoas mas preciso estar saudavel também para isso.
Insta: https://www.instagram.com/descobrindoviver/
Olá!!
Verdade, precisamos ver a vida além das lentes das câmeras.
Diego