Como montar um roteiro de viagem ?
Como blogueiro de viagens, muitos amigos vêm me perguntar dicas sobre como montar um roteiro de viagem para os diversos fins: lua de mel, férias ou feriados.
A primeira pergunta que faço, se não conheço bem a pessoa é: O que você gosta de fazer ?
Muitas vezes meus amigos que não são muito chegados à programas culturais planejam 20 dias na Europa passando por Londres, Paris ou Roma por exemplo.
A maioria das atrações na Europa remetem à História.
O Velho Continente, responsável por boa parte das colonizações no mundo todo, é rico em cidades medievais, grandes museus e igrejas. Estes lugares fazem parte de quaisquer roteiros de viagem pela Europa.
Muitas vezes percebo que as pessoas viajam porque simplesmente um amigo foi ou porque viram alguma matéria.
Esquecem de ver o que farão por lá. Lembro-me da mãe de um grande amigo que dizia que a melhor parte do Louvre foi uma plaquinha escrito “Exit”.
Existem pessoas que tem a necessidade de conhecer e descobrir lugares, mesmo que estes não sejam de sua preferência, eu sou assim.
Não entendo nada de Rugby e nem aprecio o esporte, mas quando estava na África do Sul fui ao estádio assistir a uma partida. Afinal este é um dos esportes preferidos do país.
Estou dando este exemplo para que você reflita qual é a sua quando viaja. Gosta de descobrir coisas novas ? Ou quer algo que já domine ?
Sempre que meus amigos perguntam sobre dicas de roteiros uso a seguinte estratégia para ajudá-los: Divido os tipos de turismo basicamente em cinco:
Campos e montanhas
Praias
Compras
Noite e Diversão
Cultural
Esta é uma divisão primária, já que hoje existe turismo espiritual, gastronômico e de negócios por exemplo. Porém estas 5 classificações nos auxiliam a escolher um roteiro com a nossa cara.
Dicas para roteiros de viagens longos
Aliás, independente de roteiro, se estou viajando por mais de 10 dias, coloco alguma cidade somente para “existir” como diz uma amiga minha.
Geralmente aquela cidade onde você acorda tarde, dá uma volta sem preocupações de conhecer e tirar fotos, para num café e somente curte sem pressa e obrigações.
Montando roteiros de viagem
Roteiros de campos e montanhas
Você adora Campos do Jordão ou Monte Verde ?
Isso é um bom indício para você planejar uma viagem para a Patagônia por exemplo.
Outro ponto importante é se você gosta de trilhas, onde você deverá procurar um local que te proporcione contato com a natureza.
Não tem tanta certeza se é esta a sua ?
Uma viagem para Santiago do Chile te mostrará a linda Cordilheira dos Andes, mas se enjoar, ainda pode curtir atividades culturais na capital chilena.
Roteiros de praia
Bom, nem é tão difícil lembrar de roteiros assim, o Brasil mesmo está repleto de lugares onde o objetivo principal é a praia.
Um exemplo disso é o Nordeste.
Se você não gosta tanto de praia no Brasil, por que você iria gastar dinheiro com uma temporada num lugar essencialmente de praia no exterior ?
Que tal ir para Cancún onde tem praia mas você pode conhecer Chitzen Itzá ?
Roteiro de viagem de compras
Muita gente viaja para comprar.
A meca do consumo é Miami e região com seus imensos outlets. Mas será que não vale a pena estender para uma viagem de carro pela Flórida ou conhecer Key West ?
Roteiro de viagem com noite e diversão
Tem uma galera que viaja pensando nos programas noturnos, pessoas assim tem horror a pequenas cidades onde depois das 19 não tem nada a fazer. Las Vegas, Nova York e Berlin são cidades onde a vida noturna “pega fogo”.
Se você gosta de baladas e bares, deve procurar as grandes metrópoles, onde as opções de entretenimento existem aos montes.
Gosta de “by night” mas também quer fazer algo durante o dia ?
Que tal Madrid com suas infinitas opções de passeios e day trips ?
Roteiros de viagens culturais
Este são aqueles tipos de roteiros de viagem que compreendem visitas à museus, igrejas, cidades antigas e exposições.
Mesmo gostando muito de roteiros culturais eu procuro conhecer um museu a cada dois dias.
Este é um tipo de programa que nossos olhos se cansam e a gente não retém a informação depois de algum tempo.
Outra técnica que uso é ver como está o dia: se acordo e está ensolarado aproveito para fazer a programação ao ar livre, caso contrário vou conhecer algum museu ou alguma outra atividade em lugares fechados.
Como monto os roteiros de viagem
De forma geral, para definir roteiros de viagem, pontue os itens acima de 1 a 5. Assim você já consegue a ter uma ideia de como planejar suas próximas férias.
Eu gosto muito de programas culturais, mas também curto contato com a natureza. Minha pontuação seria deste jeito:
Cultural 5
Campos e Montanhas 4
Praias 3
Noite e diversão 2
Compras 1
Esta é uma dica sobre como montar um roteiro de viagem. Usei esta técnica quando fiz uma viagem para Alemanha, Noruega e Polônia, ou seja, encontrei bastante atração cultural na Alemanha e Polônia e muita natureza na Noruega. Voltei para casa feliz.
O importante é saber o que mais gosta. Escrevi este artigo para você que planeja uma viagem internacional e quer aproveitar bem o seu dinheiro, não perdendo tempo em roteiros cansativos e chatos.
Este artigo fez sentido para você ? Que tipo de turista você é ? Te ajudou a descobrir como montar um roteiro de viagem ?
Conhece os 10 destinos mais visitados por brasileiros ?
Boa viagem sempre!!
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.