Catedral de Sal de Zipaquirá
Tenho a impressão que ainda os brasileiros não descobriram este país. São muitas atrações que vão do mar do Caribe até um pedaço da Cordilheira dos Andes e lugares especiais como a Catedral de Sal de Zipaquirá.
Bogotá é uma cidade efervescente e me surpreendeu logo que saí do aeroporto com suas avenidas largas, faixas para ônibus e bastante cabeamento aterrado, aliás vocês acreditam que este detalhe me chama muito a atenção quando vou ao exterior? No Brasil ainda temos poucos lugares assim.
Quer saber como foram meus dias por lá, olhe este artigo sobre Bogotá.
Um day trip bem legal de Bogotá – A Catedral de Sal de Zipaquirá
Imagine uma catedral inteira construída dentro de uma mina de sal!
A história deste monumento não é tão antiga, a atual catedral foi inaugurada em 1995, porém antes havia uma outra dos anos 50.
Está situada a 180 metros abaixo da terra, e é um dos templos católicos mais diferentes do mundo. A visita é guiada através das estações da Via Crucis, além de muitas outras obras feitas em sal e mármore.
A catedral está localizada junto ao complexo “Parque de la sal“, espaço cultural temático dedicado às minerações, geologia e recursos naturais.
Em uma hora é possível fazer todo o percurso, quando estive lá tinha uma fila já que este local é muito procurado pelos turistas em visita ao país. A Catedral de Sal é considerada uma das 7 Maravilhas Colombianas. Clique aqui para saber as outras!
Observe os ricos detalhes das obras iluminados por luzes coloridas. A todo momento somos surpreendidos por um cantinho diferente, que em meio à escuridão da mina traz um clima de mistério.
Fiquei bastante impressionado com a grandeza dos templos, em muitas partes da mina o pé direito é tão alto quanto de uma catedral convencional.
Como ir de Bogotá à Zipaquirá
Bom, sempre é possível comprar um pacote pronto que te pegue no hotel e te deixe na porta, mas que graça tem ?
É fácil chegar em transporte público, em Bogotá tem as estações do Transmilenio, procure alguma com destino ao Terminal Norte.
Desembarque no Terminal Norte e procure os ônibus com destino à Zipaquirá.
Aliás este Transmilênio é muito parecido com o sistema de transporte de Curitiba, é tipo um veículo leve sobre pneus, porém em Bogotá eles seguem sempre em uma via separada.
Os ônibus saem de hora em hora e a viagem até Zipaquirá leva uma hora em um trecho de 48Km.
Quando estive lá descobri outra forma de ir até a Catedral de Sal, que deve ser legal, o Tren de La Sabana. Esta é uma das poucas linhas férreas em funcionamento da Colômbia, e liga o bairro de Usaquén em Bogotá à Zipaquirá. Pelo que li é um trem turístico com comida e banda, no entanto este só funciona nos finais de semana e em dias festivos. Em tempo: Usaquén é um bairro turístico de Bogotá que não tive tempo de conhecer, dê uma pesquisada sobre ele 😉
Se quiser saber mais sobre o trem. Clique neste link: http://www.turistren.com.co/
Para falar a verdade ficamos meio perdidos ao chegarmos na pequena Zipaquirá, paramos num ponto que não sabíamos se era o correto, mas foi logo que entramos na cidade.
Caminhe em direção à pequena praça com vários prédios coloniais e vá subindo alguns quarteirões, é uma caminhada boa, entenda como um passeio, assim fica mais divertido.
Quando tiver alguma dúvida pergunte aos moradores, os quais lhe indicarão facilmente. Se preferir tome um táxi dali do centrinho, mas como a gente é mochileiro sempre prefere os meios por conta própria mesmo.
Pense na Colômbia nas suas próximas férias!
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
“Tenho a impressão que ainda os brasileiros não descobriram este país.”…deixa assim….deixa assim..melhor que morrer de vergonha alheia como quando escutamos alguma brasileiro/a dando vexame em qqr lugar publico de qqr país…deus me perdoe
Olá
Obrigado pela leitura!!
Nós brasileiros temos um jeito informar de nos relacionar que pode parecer mau educado mundo afora. Muitas vezes gesticulamos com as mãos e falamos um pouco mais alto.
De qualquer forma o brasileiro é visto como “gente boa” quando viaja, porém concordo com você que a gente, às vezes é informar demais.
Abraço
Olá. Vc pode me esclarecer uma dúvida. Vendo no Google Maps que o Portal del Norte não é a estação final. Há mais duas até o término do trajeto. É no Portal del Norte mesmo que devo descer e pegar um outro ônibus para Zipaquirá? Antecipadamente agradeço.
Olá Lui, tudo bem ?
Você deverá tomar o Transmilênio com destino ao Terminal Norte, aí você desembarca e toma o ônibus com destino à Zipaquirá. Lembre-se que, chegando na cidade, terá que caminhar até a Catedral de Sal.
Abraço
Diego