Se você é apaixonado pela natureza, a África do Sul tem tudo para lhe proporcionar uma viagem incrível. Além dos tradicionais safáris, pode-se observar pinguins, baleias e fazer o famoso mergulho com tubarões. Você teria coragem ?
Neste artigo você vai ver
Onde é realizado a atividade. Clique Aqui
A cidade de Hermanus. Clique Aqui
Como funciona a atividade. Clique Aqui
Roupas & Equipamentos. Clique Aqui
Percepções do Viajante Curioso. Clique Aqui
Onde é realizado o mergulho com tubarões
Uma viagem para a África do Sul só é completa com alguns dias na Cidade do Cabo. A bela cidade no sul do país tem atividades para todos os gostos.
Você poderá conhecer a ilha onde o Nelson Mandela ficou preso, passear pelas lindas vinícolas, conhecer as bonitas e geladas praias da península e subir a famosa Table Mountain.
A cidade tem tanto a oferecer que é preciso ao menos 5 dias para explorar toda a região. Além das atrações principais preparei um artigo com atividades extras na Cidade do Cabo, para aqueles que querem ir conhecer mais do que roteirão comum.
Morei por 6 meses no país, onde realizei um intercâmbio. Já tinha ido para lá uma vez e tive a oportunidade de fazer safári no incrível Kruger Park.
Uma das atividades oferecidas comumente na bonita cidade é o mergulho com tubarões. Existem alguns lugares especiais, porém a maioria é feita em Gansbaai, a aproximadamente duas horas da Cidade do Cabo.
Caso você decida conhecer a Garden Route, um bonito percurso pela África do Sul, você passará por Hermanus, onde poderá fazer a reserva da atividade por lá.
Se ficar na Cidade do Cabo, é perfeitamente possível fazer um bate e volta, que foi a maneira escolhida por mim.
A cidade de Hermanus
A bela cidade é capital da observação de baleias, numa oportunidade única onde podemos ver os gigantes mamíferos passeando pelas águas da África do Sul.
Hermanus deve estar no seu roteiro: a cidade é linda, super limpa, tem uma orla bonita de onde é possível admirar toda a beleza do lugar.
O ideal seria passar uma noite por lá, pois não dá tempo de conhecer a cidade no mesmo dia do mergulho com tubarões, já que Gansbaai está a apenas 40 km de Hermanus.
É possível, mas mesmo assim corrido, caso esteja com carro próprio, porque o mergulho com tubarões acontece bem cedinho. Mesmo assim acharia corrido e cansativo.
O gostoso mesmo é caminhar de boa pelos cliffs e depois almoçar no Bientang´s Cave and Restaurant Bar que fica nas rochas, a beira mar.
Existem dois caminhos da Cidade do Cabo para Hermanus, um deles pelas montanhas e outro acompanhando o mar, por Roi Els. Se puder escolha este, é realmente lindo.
Apenas prepare-se para parar na estrada muitas vezes, existem vários lugares bonitos como Gordons e Pringles Bay.
Hermanus conversa com a natureza, com extensos trechos de áreas preservadas e quase sem prédios. Um lugar imperdível na África do Sul.
Como é o mergulho com tubarões
Caso esteja hospedado em Cape Town, terá que sair logo cedo já que a atividade é feita na parte da manhã. Geralmente os mergulhos são realizados entre as 6h e 12h.
De Cape Town à Gansbaai, onde é realizado o mergulho, são aproximadamente duas horas e meia de viagem.
Muitas vezes, no preço da atividade, está incluído um café da manhã. É bom evitar comidas gordurosas, pois aumenta a chance de enjoo.
O barco zarpa de um pier em Kleinbaai, a uma curta caminhada da vila de Gansbaai.
Navega-se por aproximadamente 20 min, quando o barco fica parado esperando os tubarões de aproximarem.
A atividade em si pode demorar de 4 a 5 horas, dependendo da atividade dos tubarões. Isso porque o “bichinho” tem que vir até perto do barco para a atividade começar.
Sendo assim, a o barco fica parado e aguardando. Quando fui fiquei esperando por duas horas e senti enjoo, já que dependendo da maré pode balançar um pouco.
Para atrair os tubarões, a tripulação prepara uma espécie de comida que serve de isca. Então, a mesma é jogada ao mar, esperando que os animais de aproximem do barco.
Isso pode demorar um pouco.
Os turistas, que neste momento já estarão vestidos com roupa de mergulho e máscaras entram numa espécie de gaiola que fica submersa no mar. É como se fosse uma cela, que protege totalmente a pessoa. Dali de dentro, a tripulação avisa quando abaixar para poder ver os tubarões.
Não são usados cilindros, quando se desce é no fôlego mesmo. A adrenalina é grande, mas tem que ser rápido para não perder a oportunidade.
É uma atividade totalmente segura e quase sem restrições, até crianças podem fazer. Além de ser acompanhados por profissionais super experientes, as gaiolas são feitas em aço de 12 mm e ficam submersas a meio metro, presas à embarcação.
Roupas & Equipamentos
Como a atividade começa cedo e a temperatura mesmo no verão é amena, é bom levar uma blusa, roupa de banho, protetor solar, boné e remédio para enjoo.
Lá será fornecido um macacão de neoprene, já que a água é bastante gelada.
Além do macacão eles fornecerão uma máscara, como aquelas de snorkel, botas e cinto com pesos para ajudar na observação dos tubarões
Percepções do Viajante Curioso
O mergulho com tubarões parece ser radical, mas não é tanto, já que não existe nenhum pré requisito, tampouco se pede alguma experiência específica.
Como falei, a parte chata foi esperar quase duas horas pelos tubarões, quando me senti bastante enjoado.
O preço da aventura começa em 2000 rands (mais ou menos uns 550 reais) e se quiser fotos e videos terá que comprar a parte por 300 rands.
Não é uma atividade barata, mas se tem vontade o faça, a África do Sul é dos poucos lugares do mundo onde é possível mergulhar com tubarões.
Para quem quiser uma indicação ou procura saber mais detalhes da atividade a Shark Cage Diving é uma boa opção.
A estrutura da atividade é muito boa. Tudo muito profissional e realmente sentimos bastante confiança, aliás em questão de turismo a África do Sul é excelente, já que sempre é entregue aquilo que foi contratado
Caso tenha medo ou não se interesse pela atividade ainda recomendo conhecer Hermanus, pois é uma linda cidade.
Agora é com vocês!! Teriam coragem de mergulhar com os tubarões ?
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.