Intercâmbio em Cape Town – Relato e dicas

Por que Intercâmbio em Cape Town na África do Sul ?

Preciso confessar que minha decisão por fazer um Intercâmbio em Cape Town na África do Sul teve motivos particulares muito específicos. Em 2014 estive no país para fazer turismo, conheci Joanesburgo, fiz safari no Kruger Park e fui à Cape Town.

Dá para não se apaixonar por Cape Town ? Pense num Intercâmbio em Cape Town. Intercâmbio em Cape Town.
Dá para não se apaixonar por esta paisagem ? Que tal fazer um Intercâmbio em Cape Town ?

Fiquei apaixonado pela cidade, considerada uma das mais bonitas do mundo, me encantei com a natureza sempre marcada pela onipresente Table Mountain. Nesta viagem fiz um grande amigo e nos comunicamos sempre desde então, foi aí que nasceu a ideia de fazer Intercâmbio em Cape Town.

Estava numa fase da minha vida que precisava realizar o sonho de um intercâmbio, não pude fazer quando era mais jovem e encarei assim mesmo com 41 anos. Tinha sido desligado de uma empresa onde trabalhei por 16 anos. Era o momento ideal.

Muitos fatores auxiliaram na escolha do meu Intercâmbio em Cape Town: não queria ir para um país com inverno rigoroso na época que decidi: Dezembro. Sendo assim eliminei de cara EUA, Canadá, Londres, Dublin e Malta.

Company Gardens é um lugar de paz em meio ao centro de Cape Town
Company Gardens é um lugar de paz em meio ao centro de Cape Town

Também não me animei a ir para a Austrália e Nova Zelândia, pois queria viajar para países vizinhos e achei os países muito isolados na minha percepção.

Um ponto fundamental na minha decisão é que teria um apoio de um amigo e isso colocou o Intercâmbio em Cape Town como primeira opção.

Custo de vida na África do Sul

Uma questão importante para um Intercâmbio em Cape Town é que o custo de vida é parecido com o do Brasil, ou melhor, com o da região onde vivo, Campinas. Considero aqui um pouco mais caro que outros lugares do país, sendo assim pense num custo de vida lá igual ao de uma cidade grande como São Paulo, Rio de Janeiro ou Campinas.

Não se iluda com o câmbio achando que pelo real valer 4 rands (dez 2017) você fará a festa por lá, tirando alguns itens que falarei abaixo o custo é muito parecido, às vezes Cape Town é até um pouco mais cara pois é uma cidade turística.

Onde comer barato em Cape Town

As únicas coisas que achei mais baratas por lá foram os itens de supermercado. Em redes como Checkers existem promoções de produtos congelados onde o desconto chega a 50% do preço da embalagem, eles fazem isso com produtos prestes a vencer. Uma lasanha congelada, facilidade para intercambistas, pode custar meros 25 rands, porém a qualidade é bem melhor que as nossas, pois tem um sabor mais caseiro.

Vida de intercambista. Estudava de manhã, fazia turismo a tarde.
Vida de intercambista. Estudava de manhã e fazia turismo a tarde.

Se você for fã de Mc Donalds vai se divertir por lá, o combo 1 custa 39 rands. Achei barato demais.

Outra forma de comer barato é comprar comida pronta no supermercado, com 50 rands dá para se virar muito bem.

Fiquei fã do FoodLovers, é um restaurante por kilo com muitas opções de comida e uma parte específica de saladas, depois das aulas almoçava sempre lá e a conta não passava de 60 rands. Leve em consideração que como consideravelmente bem.

Sotaque do Inglês sul-africano

O assunto mais comentado nos grupos de estudantes com dúvidas sobre Intercâmbio em Cape Town é sobre o sotaque sul africano, para entender isso é necessário lembrar que o país tem 11 línguas oficiais e o inglês é mais uma delas, porém falado por todos.

O inglês sul africano é puxado para o britânico, nós brasileiros temos o inglês americano como base, por conta da influência dos EUA na nossa cultura. Acho engraçado que todos costumam colocar o sotaque do sul africano como um problema, mas nunca falam das especificidades do sotaque irlandês, que é bem diferente do americano também.

Diversidade de idiomas: inglês, xlosa e afrikaans.
Diversidade de idiomas: inglês, xlosa e afrikaans.

Não se preocupe com isso, os professores da escola têm um inglês default e não vai ser difícil entendê-los, nas ruas você vai perceber a diferença do sotaque entre os vários grupos étnicos.

Lembre-se que não existe inglês bonito ou feio, isso é preconceito e hoje a maioria dos professores fala da comunicação em inglês, ou seja, você precisa passar a ideia. Esta obsessão por um sotaque americano não vai te ajudar em nada a aprender a falar inglês, aliás este assunto bate numa questão de preconceito ao meu ver. Você sim terá uma experiência de qualidade durante seu Intercâmbio em Cape Town.

Cape Town é segura ?

Vamos lá, é necessário falar a verdade, Cape Town é uma cidade com problemas de violência, sendo assim, você deverá tomar os mesmos cuidados que toma aqui no Brasil, e de boa já estamos bem acostumados com isso.

Sinceramente não vi nada demais, mas também não vejo nada demais no Rio de Janeiro, seria irresponsabilidade minha dizer que nada acontece, então baseie-se pela estatística.

A badalada Long Street no Centro de Cape Town
A badalada Long Street no Centro de Cape Town

Em Cape Town tem muitos pedintes, e acredito que até mais que no Brasil. O Apartheid, regime de segregação racial que durou até os anos 90 deixou marcas no país, caracterizada por uma grande diferença social. Você verá isso ao circular por bairros como Clifton e Camps Bay, que tem as propriedades mais caras de toda a África, depois compare com algum subúrbio da região norte. A diferença é gritante.

Infelizmente o negro é a parte mais pobre do país, como disse é como se o Apartheid ainda não tivesse terminado. Um dia, num dos bares da região da Long Street reparei que todos os garçons eram negros e todos, mas todos os clientes eram brancos. Tirem suas conclusões. O país luta para igualar a situação por um sistema de quotas mais ou menos parecido com o nosso.

Melhores bairros para se hospedar na Cidade do Cabo

Com certeza se você já deu uma pesquisada ou procurou nos grupos vai ter sempre alguém falando: Fica em SeaPoint, o bairro é legal, sim SeaPoint é para Cape Town como Ipanema é para o Rio de Janeiro, mas as opções não se restringem somente aí.

A bela região de SeaPoint
A bela região de SeaPoint

Como a maioria das escolas fica em CBD (Cape Town Business District) e SeaPoint seria legal você se hospedar num bairro que você possa ir a pé para a escola ou de MyCiti.

O MyCity é um sistema de ônibus que foi criado para a Copa de 2010, funciona num esquema mais ou menos parecido com o de Curitiba, onde você, com um cartão pré pago, indica o início e fim da viagem e o mesmo desconta do seu saldo o valor correspondente. Confira aqui o site da empresa.

O MyCiti é pontual, limpo e confiável, mas infelizmente não atende a todas as regiões. Cape Town não tem um transporte coletivo abrangente, com exceção do MyCiti as outras opções não são boas, sendo assim veja se o lugar que você pretende ficar tem alguma estação por perto.

Bom, mas o tópico deste artigo é sobre bairros e falo sobre alguns deles:

  1. Centro (CBD): gente, o centro é igual ao centro de qualquer cidade do Brasil, não é a parte mais bonita da cidade nem a mais segura. O centro de Cape Town é relativamente pequeno e aconselho, se ficar por lá, a não dar bobeira a noite.
  2. Bo-Kaap: este bairro tem muitas casas de família que recebem estudantes, apesar do bairro ser um charme com as casinhas coloridas ouvi muita reclamação dos meus amigos que ficaram lá. É o bairro dos muçulmanos de Cape Town. É bom tomar cuidado, tem uma fama de ser perigoso e ouvi muitas reclamações de que as famílias eram muita rígidas com questões sobre tempo de banho e lavar roupa.
  3. Gardens: eu queria morar lá. É um bairro lindo, bem abaixo da Table Mountain e a uma curta caminhada do centro. Se aparecer alguma opção por aí vale a pena.
  4. Greenpoint: aí começa a mudar de figura, pois são bairros mais elitizados e bonitos. GreenPoint é lindo, fica pertinho do centro, mas tem outra vibe, porém é bem mais caro.
  5. SeaPoint: como falei é um bairro badalado, cheio de bares e baladas, com um calçadão lindo e uma vista fantástica da Lion´s Head, se quiser e puder ficar lá com certeza estará bem hospedado
  6. Observatory: este bairro tem uma tradição estudantil, já que tem várias moradias da Universidade de Cape Town, se ficar em Obs (apelido do bairro), você terá que ir ao centro de trem, pois o MyCiti não chega até lá.
O colorido de Bo-Kaap. Muitas residências estudantis ficam aí.
O colorido de Bo-Kaap. Muitas residências estudantis ficam aí.

Destaquei os bairros principais, eu fiquei na casa do meu amigo em Parow, mas numa situação completamente diferente, pois fui como convidado. Só para ter uma ideia eu demorava 30 minutos de trem para chegar ao centro, e o último trem era as 18, sendo assim se quisesse balada tinha que voltar de Uber e o preço era mais ou menos 150 rands. Porém não tenho do que reclamar, era um bairro calmo, com ruas largas, casas com jardins e bem bonito.

O lindo Greenpoint Park
O lindo Greenpoint Park

Trem de Cape Town

Bom, como falei do trem preciso explicar como o mesmo funciona, este é o transporte coletivo mais mal falado de Cape Town, eles dizem que é perigoso e quando contei na escola que o usaria todo dia a coordenadora me disse para voltar de Uber. Não considerei a opinião dela e voltava todo dia de trem mesmo.

O trem de Cape Town
O trem de Cape Town

Bom, fiquei 6 meses lá e nunca vi nada. Acontece que o trem é velho e sujo, nada pontual, quebra constantemente e de uma hora para outra o suspendem. Tive alguns problemas como chegar atrasado na aula ou simplesmente o trem ficar quebrado por 40 minutos sem andar. Se depender de trem todos os dias pense com carinho, o ponto positivo é que é super barato, quase de graça, uma viagem não passa de 7 rands, e falo isso mesmo para grandes distâncias. Lembre-se que este trem liga a outras cidades e faz boa parte da Península.

Este trem é usado pelos trabalhadores que se deslocam do centro para os subúrbios. Aos domingos você pode ir a Simon´s Town de trem turístico, é um passeio maravilhoso, pois os trilhos rodam praticamente na praia, ou seja, o visual é lindo.

Escolas de inglês

Fechei meu Intercâmbio em Cape Town por três meses numa agência aqui no Brasil e na época fiquei indeciso entre duas: a Eurocentres e a EC, o preço era quase igual e decidi pela Eurocentres.

Intervalo das aulas, saudades deste tempo.
Intervalo das aulas, saudades deste tempo.

Esta é uma escola que tem em vários lugares do mundo, fica na Greenmarket Square, no centro de Cape Town e a uma quadra da Long Street, a rua dos bares. Quase não estudei com brasileiros lá, nada contra, mas intercâmbio é para falar em inglês. Pelo que percebi a maioria dos estudantes era da Arábia Saudita. Achei a escola bastante séria, adorava as aulas e tive dois professores incríveis: o Bruce e a Megan, se você ler este texto e for pra lá mande um abraço a eles.

A Eurocentres fazia algumas aulas diferentonas, esta foi no Castelo da Boa Esperança.
A Eurocentres fazia algumas aulas diferentonas, esta foi no Castelo da Boa Esperança.

As aulas eram super dinâmicas, geralmente com dois professores que trabalharão habilidades diferentes, não estudei a tarde, porém sabia que o foco era exclusivamente conversação.

A EuroCentres não é uma escola toda modernosa como a EC, mas de boa, para mim inglês se ensina com a boa e velha lousa. Como estendi meu visto iria estudar mais três meses e aí fui conhecer outras escolas que oferecem Intercâmbio em Cape Town, por motivos particulares acabei não estudando mais, então aqui vai uma percepção (superficial) sobre o que achei das outras.

Não parece, mas foi uma das aulas do intercâmbio na Table Mountain National Park.
Não parece, mas foi uma das aulas do intercâmbio na Table Mountain National Park.

EC: acredito que tenha a melhor estrutura para Intercâmbio em Cape Town, usam e abusam de tecnologia. O prédio é bem legal mas não posso falar da didática, pois como disse não estudei lá. O atendimento deles é muito bom.

Good Hope: uma escola pequena. Achei estranha, fui super mal atendido e tive a impressão que eles não queriam alunos.

LAL: grande escola em SeaPoint, tem uma moradia para estudantes em anexo, mas também não curti o atendimento

Nos grupos do Facebook esta é uma dúvida comum, tem gente que não quer de jeito nenhum fechar por agência e digo de antemão que vale a pena. Quando iria continuar o curso fui até a escola e perguntei o preço, aí no mesmo dia mandei um e-mail para a agência no Brasil e pasmem: o valor era o mesmo. Sem contar que fechando aqui você pode parcelar em até 12 vezes no boleto e estará protegido pelo Código de Defesa do Consumidor do Brasil, pense bem.

Existem vários agentes que vendem Intercâmbio em Cape Town, a única questão é que estes agentes também tinham o mesmo preço da agência no Brasil. Outro ponto é que estes grupos de brasileiros em Cape Town no Facebook são montados por eles e lógico que eles vão te direcionar às escolas onde ganham mais comissão.

Toda sexta alguém se despede.
Toda sexta alguém se despede.

Quer um conselho ? Feche aqui no Brasil, procure uma agência que lhe agrade e manda ver, não vou falar a minha pois este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e minhas opiniões são livres de quaisquer interesses.

Mas e aí, voltou falando inglês ?

Gente, esta é uma história de cada um e digo de antemão que quanto menos tímido você for mais rápido falará inglês. Fui no Intermediário e voltei no Avançado, tenho bastante confiança em falar inglês pessoalmente e no telefone, ainda não consigo ver TV em inglês, mas com legenda (em inglês) tem me ajudando bastante a desenvolver o idioma.

Sei que a maioria da galera usa as férias e pode ficar apenas um mês, pra ser sincero é pouco tempo, eu fiquei três meses e passou voando. Aliás os professores falaram para mim que a característica do brasileiro é ficar pouco, por isso que muitas vezes não sentem uma evolução no idioma. Se só puder ficar 4 semanas, assim o faça, é melhor que nada.

Turismo durante o Intercâmbio na África do Sul

A África do Sul é um país lindo e de natureza exuberante, as cidades são bem melhores organizadas e mais limpas que o Brasil, quase não vi pichação e mesmo os lugares mais pobres são melhores que bairros nas mesmas condições aqui no Brasil.

Como o transporte coletivo da cidade não é abrangente fazer turismo sem carro é uma batalha, mas rola sim, tenho um artigo de 10 lugares para ir de transporte público. Confira aqui. Este artigo tem dicas que vão além do turismo tradicional de Cape Town, pois sobre este tem material de sobra na internet.

Pedar entre Seapoint e Camps Bay garante visuais incríveis como este
Pedar entre Seapoint e Camps Bay garante visuais incríveis como este

O Safari é uma das marcas registradas do país, existem opções a 2 horas da cidade, mas para mim a grande atração é o Kruger Park, porém é longe de Cape Town e terá que ter um investimento, mas vale muito!! Tenho um video da época que queria ser Youtuber, mas não deu muito certo kkkk Confere lá, tem algumas dicas legais.

O safari no Kruger Park foi uma experiência incrível
O safari no Kruger Park foi uma experiência incrível

Outra marca de Cape Town são as vinícolas, a África do Sul é uma grande produtora de vinhos e as fazendas são incríveis!! Um passeio para Stellenbosh e Franshoek vai te mostrar uma paisagem cercada por montanhas, plantações e as construções centenárias das fazendas com arquitetura holandesa. Este passeio pode ser feito por agência ou alugando um carro, fiquei 6 meses lá e não achei nenhuma forma de ir por conta própria. Também tenho um vídeo sobre. Clique aqui.

As vinícolas da África do Sul são lindas, se não puder ir até a região de Stellenbosh tem a Groot Constantia que fica mais perto da cidade e é linda!!
As vinícolas da África do Sul são lindas, se não puder ir até a região de Stellenbosh tem a Groot Constantia que fica mais perto da cidade e é linda!!

A Garden Route também é uma opção, uma longa rota partindo de Cape Town, margeando o litoral irá te mostrar paisagens exuberantes. Você pode ir de carro, parando onde quiser, por agência ou pelo BazBus, que é um ônibus turístico que vai parando de cidade em cidade e tem convênios com vários hostels. Eu inventei de ir de ônibus Intercape de linha para Knysna e foi um sacrifício, isso porque levei 10 horas para percorrer um trecho que originalmente seria de 5 horas. O ônibus para em uns 50 lugares e é super desconfortável.

O Tsitsikama National Park na Garden Route
O Tsitsikamma National Park na Garden Route

Uma opção bem legal em Cape Town são aqueles ônibus turísticos de 2 andares, vale super a pena, pois tem um trajeto abrangente. Uma dica também é tomar o MyCiti na estação Adderley e ir até Houtbay, na ida sente do lado direito e babe na paisagem, que é maravilhosa!!

Visual da janela do MyCiti no caminho para HoutBay
Visual da janela do MyCiti no caminho para HoutBay

Para quem curte uma agitação, lembre-se que toda primeira quinta feira do mês as galerias de arte abrem até tarde, é um projeto para incentivar os artistas, mas também todos os bares bombam na região na Bree St como em todo o centro. Pesquisem sobre First Thursday.

Procure pela hashtag #viajantecuriosonaáfricadosul, documentei todos os lugares que fui e tem muita dica, se ainda não me segue no Instagram clique aqui, tenho dicas de todos os lugares que já visitei.

Resumo sobre meu Intercâmbio em Cape Town

A experiência foi ótima, o povo foi super hospitaleiro e o intercâmbio foi de muita qualidade. Tenho experiência em dar aulas e consigo reconhecer boas escolas, por isso garanto que valeu a pena.

Outra questão é que está chovendo promoções para Cape Town de tickets aéreos por R$ 1.700,00 aproximadamente, é um valor excelente. Fiquem atentos.

Passei Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa por lá, esqueçam estas datas, parece que o sul africano não dá muita bola para isso, não vi ruas decoradas e não sentia aquele clima de Natal que temos por aqui. Mas lembre-se, é um intercâmbio e isso faz parte. Nem preciso falar que o carnaval de lá não se compara ao nosso, mas sim, eles têm uma versão. Divirta-se.

A temperatura em Cape Town é amena, mais frio que minha região. Mesmo no verão,  em muitas noites, precisava de uma blusa. Em dezembro venta muito, mas venta mesmo, do tipo de atrapalhar você a caminhar nas ruas. Achei o clima muito parecido com Buenos Aires.

Cape Town é uma cidade de praia, mas não dá para nadar, a água é congelante, nos 6 meses que estive lá, entrei uma vez por 10 segundos. Insuportável. No verão a areia fica lotada e a água vazia. Outra questão é que em Cape Town não é permitido bebidas alcoólicas em espaços públicos, sendo assim esqueça sua cervejinha na areia.

Toda a Table Mountain da Praia de Table View.
Toda a Table Mountain da Praia de Table View.

Ah outra coisa, fiz Intercâmbio em Cape Town com 41 anos, se você tem esta faixa de idade não se intimide, você não será o único, no mais a molecada vai sempre puxar conversa, relaxe e divirta-se.

Bom é isso, quer fazer Intercâmbio em Cape Town? Realize seu sonho!! Espero que minhas informações te ajudem!!

Compartilhar:
42 comments Add yours
  1. Ola , gostei bastante das informações.
    Você acha bacana uma pessoa ir para um intercâmbio sem conhecimento nenhum de inglês? Pois é não tenho nenhum rs to pensando em ficar 6 meses.

    1. Olá

      Não aconselho pois você não aproveitará tudo o que um intercâmbio pode lhe oferecer.
      Seria ideal que você tivesse um nível intermediário ao meu ver.
      Mas faça, é uma experiência muito boa.

      Diego

    1. Olá,

      Obrigado pela leitura.
      Se você procura um lugar de praia “para nadar” Cape Town não será a melhor opção mesmo. Porém as praias são lindas.

      Diego

  2. Estou pesquisando sobre intercâmbio na África, mas não encontro informação sobre levar a família, como existe em outros países. Você sabe algo sobre isso?
    Muito obrigado, e parabéns pelo texto.

    1. Olá tudo bem ?

      Caso você vá para intercâmbio por um prazo de até 90 dias não é necessário visto.
      Porém a escola irá preparar uma carta para você apresentar na imigração. Sua família poderá ir junto como turista, sem a necessidade de visto também.
      Obrigado pela leitura

      Abraço
      Diego

  3. Olá! Amei sua publicação. Pode me passar informação da agência que você fechou aqui no Brasil? E como foi sua acomodação durante esses 3 meses?

    Obrigada!!!

    1. Oi Paloma tudo bem ?

      Que bom que gostou!! Fico feliz.
      Fui pela Experimento, gostei bastante do atendimento deles.
      Quanto à acomodação, fiquei na casa de um amigo, então foi um esquema diferente. Mas caso você esteja vendo alguma coisa me manda as referências porque conheço bem Cape Town e posso te ajudar a decidir, se quiser.
      Abraço
      Diego

    1. Oi Vivia,

      Não pense duas vezes e vai!!
      Aconselho apenas a estudar bastante antes do intercâmbio. Assim você aproveita mais!!

      Diego

    2. Oi, Vivian, tudo joia?
      Também tenho 41 anos e planejando ir para um intercâmbio em janeiro/2020.
      Você já definiu uma escola? Quer trocar figurinha? rs…
      Um abraço!

      1. Oi taiana. Fechei intercâmbio em fev/2020 para cape town. .4 meses .. tenho 37 anos. Qualquer coisa podemos nos falar ..

  4. Oi, obrigada pelas informações, você me animou. Tenho 37 anos, tenho só o básico do inglês (estou estudando no momento, 2° semestre) e pensei logo em intercâmbio ano que vem. Quero ficar por 3 meses. Estou pesquisando países…e eliminando uns por questão de custo, benefício, burocracia, enfim. Gostei das dicas sobre a África. Abraço.

    1. Oi Ana Paula,

      Que bom que se animou, vai mesmo!!
      Ah, se puder compartilhar meu artigo nas suas redes sociais, agradeço!! Sabe como é, blogueiro vive de audiência.
      Abraço!!
      Se precisar de mais informações é só falar.

  5. Oie, sem duvida seu depoimento me animou muito… Estou planejando ir em Outubro com meu noivo… Tem um detalhe meu ingles e o dele tbm é zero, acho q isso pode ser um impecilho? ou acha que vale a pena? Quero aproveitar e conhecer safari em Johannesburgo, sugeri passeios fechados, em um final de semana consigo?

    Abraços e Obrigada!

    1. Olá Mirelli, tudo bem??

      Que bom que se empolgou. Vai mesmo!!
      Acho sim um problema ir com inglês zero, eu aconselho a aproveitar estes dois meses e meio antes do intercâmbio para estudar. Matricule-se num intensivo e estude pela internet. Indo com um conhecimento vc irá aproveitar muito mais.
      Quanto aos safaris, vc pode fazer desde Joanesburgo ou Cape Town, porém eu aconselho a fazer o Kruger Park, é o mais bonito de todos. No blog, tem várias dicas.
      Qualquer dúvida é só falar.

      Diego

  6. olá, curti muito sua matéria, estou em duvida entre Cape Town e Malta, ambos seriam para ficar 3 meses. já tenho um inglês intermediário e pelo que vi para você foi muito bom que voltou um Avançado. obrigado pelas indicações.

    1. Olá Elder,

      Eu também considerei os 2, porque queria algo de praia. Tenho lido muita coisa legal de Malta. Se precisar de mais infos sobre Cape Town, é só falar, ok ?

      Diego

  7. Olá. Gostei das dicas, muito esclarecedor!
    Estou estudando inglês e pro ano que vem quero fazer um intercambio, mas irei sozinha, tenho 33 anos. Como você vê em relação a mulheres andarem sozinhas na cidade, seriam riscos parecidos com os do Brasil?
    Grata pelo post!!!

    1. Oi Isabela, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do artigo.
      Você vai adorar Cape Town, é uma cidade linda!!
      Olha, para te dizer a verdade, a África do Sul tem problemas de violência muito parecidos com o Brasil.
      No entanto, tem muitas mulheres viajando sozinhas, principalmente brasileiras, suíças e árabes.
      É bom tomar os mesmos cuidados do Brasil e escolher um bom bairro pra ficar hospedada.
      Precisando de mais informações me fale ok?

      Diego

    2. Oi, Isabela, tudo bem?
      Estou pensando em ir para Cape Town no final de janeiro/2020 e ficar 3 semanas em um intercâmbio.
      Você tem ideia de quando irá? Estou super insegura de ir só e procurando quem esteja indo na mesma época para trocar figurinha.
      Abraços!

  8. Diego, super legal seu post e todo o blog!
    Pretendo ir para CT por 3 semanas, no final de jan/2020.
    Bem insegura por estar indo só e ter inglês pré-intermediário apenas.
    Você acha viável passeio de fim de semana para Joanesburgo para conhecer só os principais atrativos históricos e um safari (pro lado de lá é mais legal, né)?
    Obrigada!

    1. Oi Tatiana, tudo bem ?

      Obrigado pelos comentários.
      A insegurança é normal, mas só não podemos deixar que a mesma controle a situação. Quanto ao inglês, conforme você leu, também fui com pré-intermediário.
      Nos primeiros dias dá mesmo um nó na cabeça, mas na escola todos estarão “na mesma”, e no final, você vai ver que será super divertido.
      Aconselho sim uma volta por Joanesburgo, acho que dá um panorama legal sobre a África do Sul, e de lá, você pode ir ao Kruger Park, onde tem um dos melhores safáris do mundo.
      Você precisará de uns 4 dias para tudo isso, um final de semana não seria suficiente.
      Qualquer coisa, é só perguntar, tenho muita informação de Cape Town, fiquei 6 meses por lá.

      Diego

  9. Olá!
    Adorei o post! Estou em dúvida quanto ao período que pretendo ir já que já estarei por perto. O que você pode me falar sobre o clima no mês de maio?! Tenho feito intercâmbios desde 2017, e comecei aos 40! E digo uma coisa, que baita guinada que foi na minha vida!
    Recomendo a quem tiver oportunidade, que não deixe passar!!!

    1. Oi Marcia tudo bem ?

      Que bom que gostou!!
      Quando estive em Cape Town quase não choveu, eles estavam passando por um período sério, com risco de faltar água, por isso, nos 6 meses

    2. Oi Marcia tudo bem ?

      Que bom que gostou !!
      Em relação a maio acho interessante, já vai estar meio frio. O problema é que em Cape Town venta muito. Um dia estava andando pelo centro e o vento atrapalhava até o caminhar.
      Depois de conta como foi, ok ?

      Diego

      1. Obrigada! Ainda estou me decidindo…mas saber que chove pouco já me deixa mais animada. Se eu realmente for, conto aqui pra vc 🙂

  10. Olá gostei muito do seu relato em Cape Town,poxa vc foi inspiração pois tenho trinta e cinco anos e estava me sentindo envergonhada de fazer intercâmbio.Estava pensando em trocar minha mão de obra por hospedagem em Hostel e comprar comida em Mercado e fazer no local,e para mulheres sozinhas?
    Sou tranquila, não sou baladeira.O que vc acha de acordo com sua experiência?

    1. Oi Milena, tudo bem ?

      É isso aí, vai mesmo!!
      O ideal seria vc entrar nestes sites de WorkExchange e ir pesquisando.
      Pra falar a verdade isso não era muito comum em Cape Town, a maioria dos estudantes ficavam em casas de família mesmo.
      Obrigado pela leitura, qualquer coisa é só perguntar.

      Diego

  11. Amei…tenho 44 anos e ja estou em Angola e estou pensando fazer um intercambio la…pra aprender a falar ingles e pra conhecer…vale a pena entao???Qual agencia vc me sugere a procurar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *