Como falei no post sobre Como montar um roteiro de viagens existem lugares que funcionam muito bem como day trip, Potsdam é uma das grandes dicas de Berlim se encaixa perfeitamente num passeio de um dia.
Berlin
A capital alemã tem um “quê” de descolada ao meu ver, tem até uma famosa frase de um ex prefeito que disse que Berlin era “Poor but sexy”.
Como já tinha ido algumas vezes à Europa pude traçar algumas óbvias comparações, talvez Berlin não tenho o charme de Paris mas é uma cidade super interessante, com excelente vida noturna e muita “vibe” pelas ruas. Lembro-me das caminhadas à beira do Rio Spree, sempre repleto de gente curtindo o verão.
Berlin merece sim sua visita e se tiver um pouco mais de tempo dê um pulo à Potsdam que não irá se arrepender, já que está a 24Km da capital alemã, pertinho!!
A bela cidade de Potsdam
Potsdam é a cidade onde moravam os Reis da Prússia, um exemplo disso é o Sanssouci, o antigo Palácio de Verão de Frederico, o Grande. Existem vários palácios, jardins, fontes e igrejas que formam o belo Parque Sanssouci.
Como chegar em Potsdam
A cidade é ligada à Berlin por trem, tipo uma linha suburbana, é possível comprar bilhetes com validade de um dia, os quais podem ser usados em diferentes regiões. Para Potsdam você irá precisar de um que abranja as zonas ABC, com este ticket você pode viajar de maneira ilimitada no dia da validação e custa aproximadamente 7 euros.
Uma das grandes dicas de Berlim é comprar estes bilhetes de um dia, além de mais prático é mais econômico.
A linha para Potsdam é a S7, lembro-me que foi extremamente fácil e que tinha trem praticamente de 10 em 10 minutos. Esta linha S7 tem uma conexão na Alexanderplatz, um lugar que certamente você irá passar muitas vezes em Berlin, a viagem não dura mais que 50 minutos.
O Parque Sanssoucci
O Parque Sanssouci está a 3,5 km da estação e logicamente eu fui a pé, porque gosto mesmo de “bater perna”, porém é possível tomar o ônibus 612 que te leva diretamente ao local, e se comprou o bilhete ABC você pode usá-lo em Potsdam também. Outra opção é alugar uma bike, pois vi algumas lojas perto da estação, como não fiz desta forma não posso dar minha opinião, mas sei que terá que deixar a bicicleta estacionada fora do parque.
A vantagem de ir a pé é já ir descobrindo Potsdam. Depois de passear pelo parque almocei nas animadas ruas do centro histórico que são reservadas somente para pedestres.
O que tem para ver no Sanssoucci ?
Este parque é um complexo de palácios, jardins, igrejas, fontes e esculturas, sendo assim seria interessante consultar o site oficial e decidir seu roteiro.
Eu conheci o Sanssouci, Neues Palais, New Chambers, Roman Baths, Church of Peace e o Antigo Moinho.
Lembro-me que andei bastante neste dia. Os caminhos pelo parque são bem bonitos, muitas vezes entre os jardins porém em outras em bosques onde a sombra ajudou bastante.
Acredito que o imperdível no Parque seja o Sanssouci e as vinhas e aqui fica um conselho meu: não se obrigue a conhecer tudo, vá andando e descobrindo.
Fiz todo este passeio e lembro que neste dia cheguei em Berlin e ainda bati perna por lá, vantagens de se viajar no verão quando o sol se põe perto das 21.
Potsdam é uma das super dicas de Berlin, já que está pertinho da capital da Alemanha.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Potsdam é uma mistura de massas d’água, belos parques e mato. Nunca pensei poder existir árvores tão belas como as que vi em Sanssouci: três plátanos plenamente desenvolvidos.
No parque de Babelsberg há uma colina de onde se avista a ponte que liga Potsdam e Berlim, separadas por boa quantidade de mato. A Alemanha tem bastante mato. Fui para lá focado nas belezas arquitetônicas, mas a natureza foi o que mais me agradou.
Berlim é infernal. Esfacelada em diversos setores desde a segunda guerra, a “energia” muda ao se atravessar uma rua. Alexanderplatz, Hauptbahnhof, Zoo station, o trânsito pesado. Te xingam se o estiver atravessando na faixa e o sinal ficar vermelho de repente. O Portão de Brandenburgo já é tranquilo.
Entre a Berliner Dom e os museus me lembrou aquelas cidades pré colombianas abandonadas, em que as construções servem de testemunha da presença pretérita da sua civilização. É um mundo a parte. Lugar de poder onde pela primeira vez entendi aquela história de que alguns lugares exercem influência sobre as pessoas. Aquelas colunas gregas marcadas por balaços soviéticos, são testemunhas de um povo que tentou tocar o céu.
Oi Saturnino, tudo bem?
Obrigado pelos comentários.
Escrevo esta resposta desde Nuremberg e concordo contigo; a Alemanha tem belas paisagens naturais, num misto de história e natureza.
Berlin é uma cidade grande e acho interessante, acredito que pelas próprias cicatrizes de guerra.
Agradeço novamente pelos detalhes que descreveu, tenho certeza que serão úteis para quem busca informações sobre o país.
Abraço
Diego