O Glaciar Perito Moreno Argentina é um espetáculo da Natureza. O “enorme bloco de gelo” é uma das mais belas maravilhas da natureza na América Latina.
O Glaciar Perito Moreno na Argentina
Imagine um bloco de gelo com 5 quilômetros de largura e 60 metros de altura!! Isso equivale aproximadamente a um prédio com mais de 20 andares.
Como todos estes números é possível imaginar a grandiosidade do Glaciar Perito Moreno Argentina.
Onde fica o Glaciar Perito Moreno
A pequena e charmosa cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz na Argentina, pode ser o ponto de apoio para conhecer esta maravilha da natureza.
El Calafate está localizada a mais de 2.400 Km de Buenos Aires, lá na pontinha do mapa. Além do Glaciar Perito Moreno é também possível conhecer outros, neste lugar que é conhecido como “A Terra dos Glaciares”.
Já foi para Buenos Aires e quer voltar para fazer um roteiro diferentão ? Dá uma olhada no Guia Lado B de Buenos Aires.
Como ir para El Calafate
Por estar localizada tão longe de Buenos Aires, o melhor caminho para nós brasileiros é através de um voo com conexão em Buenos Aires. Quase que em sua totalidade os voos são operados pela Aerolíneas Argentina e algumas opções pela Latam.
Fiquem espertos, quando consultar os voos para El Calafate pela Aerolíneas aparecem muitos horários, porém depois eles cancelam alguns. Infelizmente a Aerolíneas tem várias reclamações quanto à isso. Você não vai ficar sem voo, mas fiquem atentos à mudanças de horários.
Observe que muitos voos pedem a troca de aeroporto em Buenos Aires. Quando fui, desembarquei no Ezeiza e tomei o voo para El Calafate no Aeroparque. Lembre-se que o Ezeiza é aquele mais distante e o Aeroparque fica mais perto do centro de Buenos Aires.
Caso isso aconteça existe um transfer gratuito entre os aeroportos. Consulte o procedimento aqui.
Melhor época para conhecer Perito Moreno
Sem dúvida alguma é aconselhável que se conheça a região no verão, no inverno muitos passeios não funcionam. Tudo isso sem contar que no verão tem mais horas de sol e a temperatura será mais amigável.
Tentar ir na baixa temporada pode não valer a pena, a região é bonita demais para deixar de fazer o Trekking sobre o Glaciar, o qual só funciona no verão.
Quanto custa uma viagem para a Terra dos Glaciares na Argentina
A região de El Calafate me surpreendeu positivamente, a cidade é bonita e florida. Existem muitos restaurantes e diversas opções de hospedagem para todos os gostos. Digo isso porque conheci El Calafate depois de Ushuaia, a qual não é uma cidade exatamente interessante.
Um voo de São Paulo a El Calafate vai sair aproximadamente R$ 1.500,00 com taxas (Outubro/2018).
O maior investimento é nos passeios, poucas empresas fazem e existe meio que um monopólio. A Hielo y Aventura opera os trekkings, a visita às passarelas e o Safári Náutico.
Minitrekking no Glaciar
O Mini Trekking com traslado desde El Calafate custa aproximadamente R$ 450,00 (Outubro/2018) e dá direito ao traslado que inclui ônibus e barco, equipamento para o trekking, guias e visita às passarelas para contemplação do glaciar.
O que fazer em El Calafate
Além do mini trekking, que tem nível fácil porém com algumas restrições, as quais podem ser consultadas no site, existe o Big Ice, que é um trekking mais difícil, já que tem a duração de três e horas e meia.
O Safári Náutico é uma navegação pela parede sul do glaciar Perito Moreno que dura aproximadamente uma hora.
Caso se interesse existem passeios para estância com cavalgadas ou você pode alugar uma bicicleta e dar uma volta pela região. Outra atividade por lá é o Bar de Gelo, onde usamos aquelas roupas e entramos numa espécie de frigorífico para provar diversas bebidas.
Quantos dias para conhecer El Calafate
Considerando que você vá conhecer o Perito Moreno e alguma outra atração, acredito que 3 dias são mais que suficiente. Geralmente uma viagem à El Calafate inclui Ushuaia, El Chaltén e Torres del Paine no Chile.
Se você chegou até esta região aconselho que faça mais alguma cidade já que é um lugar distante para nós. Existem vários day trips para El Chaltén, o paraíso dos trekkers na Argentina.
Não conheci El Chaltén, porém se fosse optaria por dormir ao menos uma noite por lá, já que o Fitz Roy deve realmente valer a pena e existe a possibilidade de fazer diversos tipos de trekkings.
Eu cheguei a El Calafate vindo de Ushuaia de avião e de lá segui de carro alugado para dois dias em Torres del Paine.
Acredito que não foi a melhor opção. Primeiro por ser distante e segundo por ser um parque extremamente caro.
Vale a pena pela beleza, mas hoje acharia que o roteiro combina com El Chaltén, pois daí teria conhecido melhor a Patagônia Argentina e num futuro iria para a Patagônia Chilena, já que daquele lado existem lugares incríveis como as Capillas de Mármol.
Fuja dos day trips para Torres del Paine, o parque é muito bonito para ser visto da janela de um ônibus, sem contar que a viagem é longa e perde-se bastante tempo nas aduanas.
Dicas Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno Argentina foi de longe o lugar que mais gostei na Patagônia Argentina. Sem contar, que como falei acima, gostei da charmosa El Calafate.
Os passeios oferecidos pela Hielo y Aventura são realmente super bem organizados e seguros. Os guias se esforçam para mostrar tudo e em vários pontos do mini trekking paramos em cavernas de gelo e rios com águas azuis.
No final do passeio eles oferecem um whisky como gelo do glaciar, foi bastante divertido.
Caso esteja viajando com pessoas com problemas de mobilidade que não possam fazer o mini trekking não se preocupem, a vista do Glaciar das passarelas é acessível e o visual é arrebatador. Somente isso já compensaria a viagem à El Calafate
Com um pouco de sorte, como tive, você irá presenciar enormes blocos de gelo despencando do glaciar e fazendo um barulho impressionante ao caírem na água.
Se curte carnes, vai se esbaldar com as diversas churrascarias na região, realmente um paraíso para os carnívoros.
Chegando no aeroporto de El Calafate existem transfers para a cidade em pequenas vans, é super rápido, prático e barato.
E aí, ficou animado para conhecer o Glaciar Perito Moreno Argentina ?
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.