Buggy pelas Dunas de Genipabu em Natal
Dentre as várias atividades que podemos fazer na capital potiguar, o passeio de buggy em Natal para as dunas de Genipabu é uma opção imperdível.
É um lugar com beleza natural e uma pitada de aventura. Lembro-me do bugueiro, com segurança total na direção, chegar à beira de um abismo de areia e eu pensar comigo mesmo: Ele não vai descer aí!!
Pois é, quando me dei por conta já estava “duna abaixo”. Os motoristas são super confiáveis e é um passeio seguro.
Informações importantes
A princípio é preciso lembrar que este passeio é completo e diverso pois envolve várias atividades como lagoas, esquibunda, passseio com dromedários e a “montanha-russa” de areia.
Algumas destas atividades são opcionais e não estarão incluídas no preço do passeio.
Este é um passeio de um dia todo e você pode optar por entrar num grupo ou fazer de forma privativa, de qualquer forma o valor total do buggy deverá ser pago, independente se estiverem em quatro ou duas pessoas.
Se você está indo para Natal reserve um dos dias para este passeio. Eu aconselho que procure informações sobre as agências pela internet.
O bairro mais turístico de Natal é Ponta Negra, ali é bem fácil encontrar agências oferecendo o mais famoso passeio de buggy em Natal.
O passeio de buggy em Natal é regulamentado pela SETUR/RN, a qual é responsável por emitir as credenciais oficiais. Hoje existem aproximadamente 722 bugueiros credenciados.
Todos os bugueiros precisam de uma credencial para entrar na área das dunas, se ainda assim quiser confirmar peça para ver a autorização.
Quando for negociar pergunte claramente o que está incluído, assim você não tem surpresas depois, já que existem travessias, atividades opcionais e taxas.
Como é o passeio às Dunas de Genipabu
Este é um passeio longo, começando perto das 9 e terminando às 15
A princípio o bugueiro te pergunta “com ou sem emoção” e você já vai ter uma ideia de como será caso responsa sim. Eu fui com emoção e curti muito, porém é possível fazer de forma contemplativa também.
Uma primeira etapa é a travessia do rio Ceará Mirim em rústicas balsas. A gente fica um pouco apreensivo, mas a tranquilidade das pessoas trabalhando nos passa confiança.
Dependendo da maré o bugueiro pode mudar a ordem do passeio, por isso vou falar dos lugares que visitei sem se preocupar com a ordem cronológica.
É no parque das Dunas Móveis que o bugueiro “rasga” as montanhas e você sente a adrenalina e o vento na cara. Confesso que fiz o passeio pensando “ah não deve ser tanta aventura assim” mas digo que senti um frio na barriga quando o motorista parava no topo de uma duna e eu pensava comigo mesmo “ele não vai descer aqui” pois é, o amigo motorista descia e a galera do buggy pedia cada vez mais.
Contornando dunas e e mais dunas eu me sentia numa montanha russa de areia. Em alguns lugares a inclinação realmente impressiona e parece que o buggy vai virar, porém fiquem tranquilos, não vira e é seguro, os caras são super profissionais.
Dunas de Genipabu
As dunas de Genipabu são um espetáculo a parte, aquela imensidão de areia nos faz lembrar o deserto, ideia reforçada pela presença de dromedários. Parece que trouxeram um e vendo que o mesmo se adaptava foi criado uma espécie de passeio meio Saara-brasileiro. Para confessar não acho original, e por isso não fiz atividade.
Todo o complexo das dunas é uma área de preservação ambiental e fica na cidade de Extremoz, a aproximadamente 20Km de Natal. Aproveite para curtir o visual da Praia de Genipabu e contemplar a natureza.
Lagoa de Jacumã
Outro ponto de destaque no passeio de buggy em Natal é a Lagoa de Jacumã. É justamente aí que pode-se ir de “aerobunda” ou “skibunda” até a lagoa.
Lagoa de Pitangui
O passeio segue até a Lagoa de Pitangui, um lugar para relaxar tomando uma caipirinha com os pés nas águas tranquilas da lagoa.
Já conhece Natal ? Este passeio é um clássico no Rio Grande Norte.
Dicas gerais sobre o Passeio de Buggy em Natal
- Procure por informações na internet sobre as agências
- Confirme se o bugueiro tem a credencial para fazer os passeios
- Verifique tudo o que está incluído
- É possível conhecer as lagoas com carro alugado, mas acredito que fazer todo o percurso de buggy é mais prático, seguro e divertido. Não sei como seria colocar um carro naquela balsa em Ceará Mirim
- Leve uma pequena mochila com uma troca de roupa, boné, protetor solar e água
- Eles param num restaurante turístico e não gostei da opção. Talvez se soubesse antes teria levado um lanche
- É um passeio de praticamente o dia todo, geralmente entre 9 e 16
- Gostei de passar o final da tarde nas dunas, ver o por do sol ali deve ser lindo, porém retornamos antes.
- O valor do buggy para 4 pessoas é aproximadamente R$ 580,00 (set/18)
** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.
Autor do blog, é formado em Ciência da Computação e atua com Marketing Digital e e-commerce por mais de 10 anos.
As viagens por quase 40 países são a inspiração para produção de conteúdo.
Além do blog, o autor escreve para colunas de turismo em jornais da região de Campinas e é blogueiro associado do Portal UAI de Minas Gerais.
Muito bacana o seu artigo.
Só uma observação, pelo valor que vc pagou no passeio tinha que ter dado 3 opções para refeições, pois esse valor foi de alta estação ou de bugueiro com algum diferencial tipo 8 horas de passeio parada no forte doa Reis magos ou culer dentro do buggy.
Outra coisa é que tds os bugueiro em Natal tem credencial sem credencial vc nem entra nas dunas ou na beira da praia pois a ambiental e os próprios bugueiro cai em cima. A diferença está no carro e nos guias , tem td tipo de gente fazendo o passeio de buggy em Natal na hora de adquirir o passeio aconcelho que procure uma agência que possa te respaldar se houver qualquer invoveniente ou com bugueiro que tenha recomendações.
Olá Rafael,
Obrigado por colaborar.
Fiz umas alterações no texto de acordo com as informações que você passou.
Realmente o bugueiro nos deu apenas uma opção de almoço e como disse não gostei.
Quanto às agências acho legal a dica, tanto é que menciono isso no artigo.
Abração!! Você é de Natal ?? Tem mais dicas ??
Diego