Essaouira no Marrocos: conheça a bela cidade praiana em um belo bate e volta desde Marrakesh

Essaouira no Marrocos – bate e volta desde Marrakesh

Eu sempre fui fã dos bate e volta ou se vocês preferirem dos day trips, é um tipo de viagem que você não precisa se preocupar em fazer checkout de hotel ou pensar em deslocamentos. Escrevi um artigo sobre como organizo minhas viagens e falo sobre isso, confira aqui.

Se você tem uma viagem planejada para Marrakesh, dá uma olhada nas minhas dicas e aproveite para fazer um day trip maravilhoso para Essaouira.

A cidade, que antes tinha o nome de Mogador, pertencia aos portugueses e até hoje é possível ver um forte construído por eles em terras marroquinas.

A vista da Medina de Essaouira desde do Forte Português - Essaouira no Marrocos
A vista da Medina de Essaouira desde do Forte Português

Essaouira no Marrocos é uma linda cidade de praia à beira do Oceano Atlântico, suas muralhas protegem a Antiga Medina das ondas do mar.

Se gosta de compras, Essaouira tem excelentes opções, com preços mais atraentes que Marrakesh. Fica como dica procurar o artesanato em madeira, principalmente em marchetaria, encontrado em uma das ruas da cidade. Eles têm peças lindas.

Como ir

A cidade está a pouco mais de duas horas e meia de Marrakesh, e se você acordar cedinho cabe sim num day trip, caso contrário você poderá passar uma noite por lá, o que não é uma má ideia.

A Medina de Essaouira no Marrocos é bem mais tranquila que Marrakesh, e se você passou uns dias pela frenética cidade, Essaouira vai te dar um pouco de “paz”.

Relaxe caminhando pela bela Essaouira
Relaxe caminhando pela bela Essaouira

Você pode ir por empresas que vendem o passeio e facilmente encontrarão nas proximidades da Djema el Fna em Marrakesh, mas se quiser ir de ônibus, por conta própria, é super fácil. Existem duas empresas que fazem a linha Marrakesh – Essaouira: Supratours e CTM, cada uma sai de um lugar diferente, porém ambas estão perto da estação de trem de Marrakesh.

No Marrocos o embarque em ônibus é como em aeroporto, você terá que despachar a bagagem e pagar uma taxa por isso, mas não esquente a cabeça, basta chegar meia hora antes e pagar somente 5 MAD.

O caminho para Essaouira é muito bonito, mas fique atento, pois existe um trecho que você verá as famosas cabras que escalam árvores para comer argan. Os tours privados fazem uma parada para ver este fenômeno, se for de ônibus conseguirá tirar umas fotos como eu fiz. É bastante curioso.

A força das cabras escalando as árvores para comer argan.
A força das cabras escalando as árvores para comer argan.

Chegando em Essaouira você terá que pegar um taxi ou caminhar por alguns minutos para chegar na medina, lembre-se que se for pegar um taxi, usar a técnica que ensinei neste artigo , assim você terá certeza que pagará um preço justo.

O que fazer em Essaouira

Bater perna e apreciar as antigas construções da medina é um programa delicioso, tem horas que Essaouira lembra a Grécia com suas construções brancas e azuis.

A cidade tem aquela leveza de praia, dizem que Jimi Hendrix teria se apaixonado por Essaouira.  Hoje a mesma tem uma vocação musical, focado em jazz, rock e reggae.

A medina de Essaouira tem ruas mais largas e mais agradáveis para caminhadas
A medina de Essaouira tem ruas mais largas e mais agradáveis para caminhadas

Um ponto imperdível é o Antigo Forte Português, circule por suas muralhas e aprecie a vista da cidade, das aves e o movimento dos pescadores.

O Antigo Forte Português em Essaouira - antiga Mogador.
O Antigo Forte Português em Essaouira – antiga Mogador.

Outro ponto interessante são as pedras que oferecem uma vista bem legal das muralhas de Essaouira.

Perto do Forte Português, vindo em direção a medina é possível provar frutos do mar, tomar suco de laranja e tem uma praça onde é legal almoçar. São pequenos estabelecimentos onde você escolhe seu peixe e eles preparam na hora.

O simpático vendedor de suco de laranja
O simpático vendedor de suco de laranja

Como disse anteriormente Essaouira tem boas opções de compras, eu gostei muito da arte de lá, tem coisas super originais e as peças de madeira são lindas e com preço legal.

Este artesão faz belos trabalhos em madeira. Não deixe de conferir quando estiver por lá
Este artesão faz belos trabalhos em madeira. Não deixe de conferir quando estiver por lá

A parte propriamente da praia não é tão bonita, é um lugar como outro qualquer, ali é possível praticar alguns esportes náuticos, mas como não é a minha não dei muita bola e foquei na cidade antiga.

Outro lugar legal é a parte superior da cidade nos limites da muralha ao por do sol, vi uma galera lá relaxando, sentados em pequenos mirantes e curtindo a vibe do lugar.

As muralhas de Essaouira sempre garantem excelentes visuais.
As muralhas de Essaouira sempre garantem excelentes visuais.

O Marrocos é bastante diversos, parecerá que você está em países diferentes dependendo do lugar que esteja, se veio de Marrakesh terá esta impressão. Depois conta para mim o que achou ?

Fiz um roteiro de 17 dias pelo Marrocos, confira todos os lugares que fui clicando aqui.

Procure pela hashtag #viajantecuriosonomarrocos no Instagram, tem muitas dicas lá também.

Ah já ia me esquecendo, não só em Essaouira no Marrocos como em todo o país é fácil encontrar pessoas que falam espanhol. Para nós brasileiros é ajuda e tanto!!

Compartilhar:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *