Viajando só. Você encara essa ? Confira dicas para Viajar Sozinho

Dicas para viajar sozinho

A arte de viajar muitas vezes bate num empecilho prático: Companhia.

Queremos viajar e queremos descobrir novos lugares, mas com quem ? Pode ser que você seja solteiro, as férias não coincidam com as de seus amigos ou porque o parceiro/a não tem a mesma vontade de cair no mundo como você. E aí ?

Aí é preciso tomar uma decisão e ponderar, mas viajar sozinho na primeira vez pode não ser fácil. Leia mais um pouco e espero que as dicas para viajar sozinho façam sentido para você.

Quando passei o carnaval de 2010 sozinho no Uruguai. Quem tira nossas fotos quando viajamos sós ?
Quando passei o carnaval de 2010 sozinho no Uruguai. Quem tira nossas fotos quando viajamos sós ?

Seus amigos podem não ser seus melhores companheiros de viagem

Ao tentar de qualquer forma ter alguém para dividir uma viagem podemos cair no erro da companhia errada: aquele seu amigo noturno que não curte acordar cedo, o agitado demais que não te dá sossego e aquele que adora cidade enquanto você quer estar no campo. Das dicas para viajar sozinho, esta com certeza tem que ser considerada, muitas amizades terminam em viagens por desavenças que poderiam ser evitadas.

Aí a pessoa cede e vai, e pode sim acontecer algo muito legal, que é descobrir que gostamos de algo que não sabíamos que poderíamos curtir, é quando você que não dá a mínima para futebol resolve ir no Estádio do Boca em Buenos Aires e simplesmente adora. Sim, isso pode acontecer, mas como é um risco prepare-se para o oposto.

Confesso que nunca foi um sonho fazer em safari, até que conheci o incrível Kruger Park na África do Sul.
Confesso que nunca foi um sonho fazer safari, até que conheci o incrível Kruger Park na África do Sul.

Diferentes gostos e disposições podem tornar uma viagem um problema. É possível evitar tudo isso com planejamento, porém se ainda quer viajar sozinho dá uma olhada nas dicas para viajar sozinho abaixo:

1 – Você precisar se conhecer

Como você é quando está sozinho na sua própria cidade ? Você vai ao cinema sozinho ? Sai para jantar só ? O que acontece num final de semana quando todos seus amigos têm compromissos e você ficou de fora ? Você fica em casa ou se atreve a fazer alguma coisa ?

As respostas para estas perguntas te ajudarão a saber se realmente está preparado para encarar uma jornada sozinho pelo mundo, mas é preciso ser sincero consigo mesmo.

O Atacama foi lindo, mas sabe aquela viagem que você não interage com ninguém ? É preciso estar preparado para o silêncio.
O Atacama foi lindo, mas sabe aquela viagem que você não interage com ninguém ? É preciso estar preparado para o silêncio.

Você tem medos ? Quais são eles ? Você consegue se divertir sozinho ? É tímido/a ?

Pergunte-se a si mesmo e veja se está preparado, conheça seus limites, se você está passando por algum problema muitas vezes estar sozinho pode acentuar ou agravar a situação. Faça uma auto análise, pergunte aos seus amigos como eles te veem e só assim você estará confiante para encarar este novo desafio.

2 – Escolha bem o destino

Ok, você se sente confiante e vai mesmo passar as próximas férias de verão sozinho, pois bem, um roteiro adequado pode te ajudar nesta experiência.

Viagens em grupos, como uma Expedição ao Jalapão ou Monte Roraima te colocarão perto de pessoas onde de alguma forma você irá interagir: seja dividindo uma barraca de camping ou sincronizando seu ritmo com o grupo durante um trekking.

Machu Pichu foi uma viagem de auto descobrimento para mim.
Machu Pichu foi uma viagem de auto descobrimento para mim.

Grandes cidades com programação cultural intensa também podem ser uma boa, afinal você pode passar horas curtindo um museu sozinho e depois sentar num café e ficar vendo o dia passar.

O contrário disso, como roteiros românticos e de lua de mel podem te fazer se sentir meio deslocado. Gramado ou Campos do Jordão podem não ser uma boa escolha viajando sozinho.

3 – Segurança e saúde

Você já assistiu o filme 127 Horas (2011) com James Franco ? Não vou dar spoiler aqui, mas apenas resumindo: um cara resolve sair para escalar e luta por sua sobrevivência sozinho após um acidente.

Pronto, você que tinha dúvidas em viajar sozinho vai desistir depois deste meu exemplo. Calma!! Não é por aí, porém é preciso falar a realidade e avaliar os riscos. Se está viajando sozinho compartilhe com alguém onde você está hospedado, comunique-se com sua família/amigos constantemente, e lembre-se que independência também implica em não deixar ninguém preocupado.

Por incrível que pareça consegui wifi no alojamento no Salar de Uyuni na Bolívia
Por incrível que pareça consegui wifi no alojamento no Salar de Uyuni na Bolívia

Hoje em dia é muito fácil fazer isso, não é possível usar como desculpa que não tinha wifi. O mundo tem wifi, sorry.

Outro ponto em questão é, faça seguro de viagem e divida os dados da apólice com alguém pois em caso de necessidade esta pessoa poderá te ajudar.

Agora vem aquele papo de mãe: cuidado ao sair sozinho. Evite aquele “porre” que pode ser divertido, mas pode ser um problema se não tiver um amigo por perto.

4 – Livros, músicas, jogos e afins

Estes itens são exemplos, mas leve para sua viagem solo algo que você possa curtir os momentos em que estará somente consigo mesmo. Um bom livro, sua playlist favorita e joguinhos podem te distrair por horas quando estiver viajando sozinho, seja em longas viagem de avião ou antes de dormir.

Para chegar até Erg Chebbi no deserto do Saara foram mais de 10 horas de ônibus, haja distração!!
Para chegar até Erg Chebbi no deserto do Saara foram mais de 10 horas de ônibus, haja distração!!

Se você está viajando e propositalmente não quer conhecer ninguém, como uma peregrinação à Santiago de Compostela ou Tibet é uma coisa, mas se quer conhecer pessoas é outra completamente diferente. Lembre-se que as pessoas não estarão por perto o tempo todo, então nada melhor do que algo para passar o tempo.

5 – Fale outro idioma

Este item é complicado, porque falar outro idioma não é algo que se faça em um mês, mas te digo de antemão que é ainda mais importante viajando sozinho. É mais um idioma que te abre novas oportunidades, é mais uma língua que te ajudará a interagir com pessoas de diferentes partes do mundo ou naquele dia que você está de bobeira no seu hostel.

Festa animada num bar embaixo do hostel que fiquei em Hvar na Croácia
Festa animada num bar embaixo do hostel que fiquei em Hvar na Croácia

6 – Dinheiro

Sim, viajar sozinho é mais caro, muitos pacotes cobram adicionais para “singles”, passeios com mais de uma pessoa podem ser negociados mais facilmente, é mais fácil alugar um carro e dividir os custos, e um hotel, muitas vezes, tem quase o mesmo preço para uma ou duas pessoas.

Desta forma faça um planejamento financeiro com estes adicionais.  Antecipadamente pode se evitar boa parte destas despesas. Procure no Facebook e Instagram grupos de pessoas que estão viajando para onde está indo, pergunte, se encaixe nas excursões, isso pode lhe ajudar a economizar.

Não existe transporte coletivo para o Kasbah Ait Ben Haiddou no Marrocos, só de taxi mesmo, e o preço é o mesmo se for 1 ou 5 pessoas. Tive que pagar sozinho....
Não existe transporte coletivo para o Kasbah Ait Ben Haiddou no Marrocos, só de táxi mesmo, e o preço é o mesmo se for 1 ou 5 pessoas. Tive que pagar sozinho….

7 – Hospedagem

É muito mais fácil viajar sozinho quando se está num hostel, já que estes lugares naturalmente une as pessoas com seus ambientes compartilhados. Você pode cozinhar com a galera, combinar passeios e participar das atividades que geralmente os hostels proporcionam para pessoas como você, que estará viajando sozinho.

Das mais importantes dicas para viajar sozinho, esta com certeza é bastante importante!!

Quando viajei sozinho para Berlin
Quando viajei sozinho para Berlin

Já leu meu artigo sobre hostels ? Dá uma olhada aqui.

8 – Viajando sozinho por opção

Todas as dicas para viajar sozinho não se aplicam se você quer viajar sozinho porque quer ficar consigo mesmo, independente de tudo. Muitas pessoas precisam fazer isso para se conhecerem melhor ou quando passam por processos de separação por exemplo. Se você quer viajar sozinho não importa o lugar ou onde ficará hospedado, afinal é seu “momento egoísta”, você viaja sozinho porque simplesmente quer fazer o que lhe der na cabeça sem precisar consultar ninguém.

Serra do Cipó em Minas Gerais
Serra do Cipó em Minas Gerais

9 – Vença sua timidez

De todos os itens acima este talvez seja o mais importante. Se vai viajar sozinho seja cara de pau, pergunte se pode ir junto, peça informações, puxe conversa no aeroporto ou no ônibus, conte da sua viagem, esteja aberto a mudanças de roteiros e convites inesperados.

Saia para jantar sozinho, vá a um bar e peça um drink, não fique entocado dentro do quarto nas redes sociais. Hostels geralmente possuem ambientes de integração, mesmo se não curtir bebidas alcoólicas vá ao pub crawl e tome água, mas se dê a chance de se divertir.

O dia que conheci o Cabo da Boa Esperança em Cape Town na África do Sul
O dia que conheci o Cabo da Boa Esperança em Cape Town na África do Sul

10 – Estas são minhas percepções, mas antes de tudo siga seu coração

Amigos leitores, todas as dicas para viajar sozinho foram escritas baseadas nas minhas percepções das várias viagens solo que fiz, destacando algumas como: Carnaval no Uruguai, Sul do Chile, Peru, Bolívia, Atacama, Berlin, África do Sul, Marrocos e muitas viagens pelo nosso Brasil.

Aconteceram contratempos ? Sim. Tive uma forte infecção de garganta em La Paz e não conseguia sair da cama, meu amigo do Brasil fez todos os contatos com meu seguro e no final tudo deu certo.

Numa viagem ao Atacama não consegui interagir com ninguém e me senti muito só, porém tenho muito mais histórias divertidas que contratempos. Fui para o Réveillon no Rio de Janeiro sozinho. Eu sou o tipo de pessoa que adora Natal e Ano Novo e naquele ano todos meus amigos tinham compromisso ou não podiam viajar, encarei o desafio e fui. Se fiquei sozinho algumas horas em toda aquela semana foi muito. Conheci pessoas incríveis e no dia da virada estava numa festa linda com pessoas que tinha conhecido 5 dias antes.

No Peru conheci duas brasileiras super gente boa e simplesmente desisti do meu roteiro para seguir o delas, foram dias incríveis. Em Berlin descobri um bar super legal e todas as noites ia pra lá, mesmo com o inglês mais ou menos conversava com todo mundo. Em Cape Town na África do Sul foi a mesma coisa, quando me dei por si estava numa roda conversando animadamente com uma galera.

Se não fosse pela brasileiras que conheci durante minha viagem ao Peru e Bolívia não teria me aventurado pelas águas do Titicaca. - Dicas para viajar sozinho
Se não fosse pela brasileiras que conheci durante minha viagem ao Peru e Bolívia não teria me aventurado pelas águas do Titicaca.

Viajar sozinho é uma decisão sua e somente sua.  Quando se sentir preparado apenas vá e dê uma chance a si mesmo, caso contrário não se obrigue a nada e espere o momento certo, pois ele chegará com certeza.

Gostaram das dicas para viajar sozinho ?

Boa viagem

Compartilhar:

2 comentários em “Viajando só. Você encara essa ? Confira dicas para Viajar Sozinho

  1. olá Diego! gosto muito dos seus textos. Adoro viajar! Estou planejando conhecer a chapada diamantina em 2019. Voce já esteve lá? Tem dicas pra compartilhar?

    Continue escrevendo sobre suas experiencias, tenho certeza q elas inspiram muitas pessoas.

    Abraços!

    1. Olá Cintia,

      Poxa, fico muito feliz em saber que inspiro as pessoas a viajar!! Muito obrigado mesmo!!
      Infelizmente ainda não fui à Chapada Diamantina, mas está no meu radar!
      Vou continuar escrevendo sim e depois que for divide comigo suas experiências por lá, ok ?

      Abraços!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *