Laguna Esmeralda: um trekking em Ushuaia com paisagens incríveis

A cidade de Ushuaia é bastante conhecida por ser a cidade mais austral do mundo. Vários são os passeios que podem ser feitos na cidade e arredores, mas hoje destaco um bastante interessante: O Trekking para a Laguna Esmeralda.

Ushuaia em si não é uma cidade bonita e não tem o charme de El Calafate, mas vale sim visitar por conta de passeios incríveis onde a cidade será o ponto base.

Curiosidade: lá eles pronunciam “Ussuaia” com “s” mesmo, diferente de nós brasileiros que tendemos a falar “Uxuaia”.

A cidade de Ushuaia cercada pelas montanhas do Fim do Mundo
A cidade de Ushuaia cercada pelas montanhas do Fim do Mundo

 

A Laguna Esmeralda

Cercada por montanhas que ainda terão neve no verão, a lagoa impressiona com sua cor verde esmeralda. No inverno, a lagoa fica coberta de neve e na minha opinião não é tão bonita como no verão.

A tranquilidade na Laguna Esmeralda em Ushuaia
A tranquilidade na Laguna Esmeralda em Ushuaia

 

Neste artigo você vai ver:

Qual a melhor época para ir a Ushuaia. Clique Aqui
Como é o Trekking. Clique Aqui
Como ir por conta própria de táxi até o início da trilha. Clique Aqui

 

Qual a melhor época

Com certeza os meses de verão são os mais apropriados para visitar não só Ushuaia como toda a Patagônia, aliás tenho um post sobre o Glaciar Perito Moreno em El Calafate, dá uma olhada aqui, tem dicas legais por lá.

O verão, que são os mesmos meses do verão brasileiro te possibilitarão aproveitar mais o dia, já que o sol se põe perto das 10 da noite. Lembro-me de começar este trekking à Laguna Esmeralda às 4 da tarde e tranquilamente voltar com o dia claro.

Algumas pessoas falarão do inverno por conta da neve, mas esquecem que várias atrações são mais complicadas nesta época. Caso queira curtir neve aconselho Bariloche, que tem mais atrações para este tipo de turismo.

 

 


O trekking para a Lagoa Esmeralda

Este é um trekking de nível médio, o percurso de aproximadamente 10Km pode ser feito tranquilamente em 4 horas em média (ida e volta) e tem poucos pontos de dificuldade e pouca elevação.

É quase que um passeio, quando fui vi pessoas de todas as idades.

Não existe nenhuma taxa para a trilha.

Caso tenha chovido antes, existirão trechos de lama, mas estas dificuldades podem ser vencidas com calçado especial para trilhas.

Observe que a trilha é bem acessível
Observe que a trilha é bem acessível

Mesmo sendo verão, você precisará de agasalhos.

A Laguna Esmerada é um dos passeios mais interessantes para se fazer em Ushuaia

Apesar de inúmeras agências ofereceram o passeio, é perfeitamente possível fazê-lo por conta própria, já que a trilha é demarcada o tempo todo e não tem erro. Apenas aconselha-se a ir de forma que volte antes do por do sol e que vá em grupos.

Toda a trilha é demarcada por estas setas nas árvores
Toda a trilha é demarcada por estas setas nas árvores

No verão, possivelmente, terá muita gente pela trilha.

Observe os bosques, rios e aquela paisagem clássica com montanhas nevadas.

É bastante interessante ver o trabalho dos castores, já que estes cortam madeiras para fazer pequenas represas. Os castores constroem este diques com águas profundas para que possam se abrigar dos predadores.

As interessantes barreiras construídas pelos castores
As interessantes barreiras construídas pelos castores

Vale lembrar que estes animais não são da Patagônia, e foram trazidos para esta região em 1946 para acelerar o mercado de peles.

Hoje os mesmos são um problema ecológico, pois a população aumentou muito e estão destruindo os bosques. No trekking para a Laguna Esmeralda observem a enorme quantidades de árvores derrubadas por este animal. Existem até grupos na Argentina responsáveis por matar estes roedores, já que foi causado um desequilíbrio ambiental enorme na região.

 

 

Como ir de Ushuaia para o ponto inicial do trekking

O início da trilha está localizado a 20 Km do centro de Ushuaia, como disse, existem agências que fazem o passeio, mas sinceramente não é necessário no verão. No inverno nem aconselho a ir, porque tudo é mais complicado em meio à neve, mas se quiser ir, aí sim é bom ter um guia, pois não é fácil fazer trilha em neve.

A cidade de Ushuaia
A cidade de Ushuaia

O preço dos passeios em Ushuaia são meio “salgadinhos”, mas sempre é possível economizar muito fazendo por conta própria.

A forma mais prática é tomar um táxi ou remis até praticamente o início da trilha, que fica na margem esquerda da Ruta 3.

Em 2015 este táxi custou 360 pesos argentinos somente a ida. O táxi te deixará num ponto bem próximo ao início da trilha, realmente não tem erro.

A única questão é que você deve combinar a volta, já que será difícil ter táxis para voltar ao centro de Ushuaia.

Os passeios pelas agências custam aproximadamente R$ 400,00 por pessoa.

A Laguna Esmeralda é realmente um passeio que vale a pena ir, seja pela beleza do lugar como pela facilidade de acesso.

Fiz um vídeo com todas os passeios em Ushuaia. Tem várias partes mostrando a trilha.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais do autor.

Compartilhar:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *