O que fazer na Cidade do Cabo: Conheça Robben Island, a ilha onde Mandela ficou preso

O que fazer na Cidade do Cabo: Visita à Prisão onde esteve Nelson Mandela

Um dos passeios mais concorridos na Cidade do Cabo na África do Sul.

O líder contra o Apartheid, regime de segregação racial na África do Sul, ficou num presídio localizado em uma ilha – A Robben Island.

Robben Island - a prisão onde esteve Nelson Mandela. O que fazer na Cidade do Cabo.
Robben Island – a prisão onde esteve Nelson Mandela

A figura de Mandela é conhecida no mundo todo como um símbolo de luta contra o preconceito. A visita à Robben Island e especificamente a cela onde ele ficou preso é uma oportunidade de conhecer ao vivo a história contada nos livros.

Freedom cannot be manacled - A liberdade não pode ser algemada
Freedom cannot be manacled – A liberdade não pode ser algemada

Este é um importante lugar, tanto é que é reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e certamente deve estar na sua lista sobre o que fazer na Cidade do Cabo. 

Faça a reserva com antecedência

Este é um dos passeios mais concorridos na Cidade do Cabo, e aconselho que faça a reserva dos tickets antes mesmo de sair do Brasil pelo Site oficial . O valor (consultado em set/18) é 360 rands, aproximadamente R$ 98,00 (cotação set/18).

O que está incluso

Este valor se refere à ida e volta de barco, com saída e chegada no Waterfront, ingresso à Prisão de Segurança Máxima, tour de ônibus pela ilha e guia.

Este prédio amarelo é a Torre do Relógio, logo atrás é o local de onde saem os barcos para a Visita à prisão onde esteve Nelson Mandela
Este prédio amarelo é a Torre do Relógio, logo atrás é o local de onde saem os barcos para a Visita à prisão onde esteve Nelson Mandela

Eu fiz este passeio em 2014 e o tour foi feito com um ex prisioneiro da Robben Island, o qual contava histórias da época em que ficou preso com Mandela. Não tenho informações se ainda os guias são ex prisioneiros, de qualquer forma é um passeio bem organizado e interessante.

O guia que era também um ex prisioneiro, conduzindo o passeio a Robben Island
O guia que era também um ex prisioneiro, conduzindo o passeio a Robben Island

Como é o passeio

O ponto de saída é um prédio que funciona como centro de visitantes da Robben Island no Waterfront. Se você estiver indo à Cidade do Cabo, com certeza irá muitas vezes ao bonito complexo, com vários restaurantes, lojas e opções de passeios.

A saída ocorre dali, passando a Cape Wheel (a roda gigante), vire à direita, continue caminhando, atravesse uma ponte e logo atrás do edifício histórico da Torre do Relógio está o lugar de saída dos barcos.

O lindo complexo Waterfront
O lindo complexo Waterfront

Enquanto espera a saída, aproveite para conhecer o espaço, o qual tem interessantes fotos.

Apenas 20 minutos de navegação separam o continente e a ilha. Observe durante a travessia a bela Table Mountain protegendo a Cidade do Cabo.

Em caso de fortes ventos ou chuvas o passeio é cancelado. Morei na Cidade do Cabo por 6 meses e lembro-me das fortes rajadas de vento em dezembro, mesmo assim procure agendar o passeio com antecedência.

Este passeio ocupa ao menos umas 4 horas e na minha opinião tanto faz se for feito de manhã ou a tarde.

A Robben Island não é propriamente uma ilha bonita. É um turismo histórico e reflexivo sobre os anos do Apartheid.

O farol de Robben Island
O farol de Robben Island

Um ônibus levará os visitantes para um tour na ilha, sendo assim você não pode caminhar por onde quiser, é uma visita monitorada.

Durante o tour podemos parar em alguns lugares da ilha
Durante o tour podemos parar em alguns lugares da ilha

A prisão de segurança máxima

Visitar prisões faz parte de um tipo de turismo específico, já tinha visitado uma em Ouro Preto, e temos aquela sensação de imaginar como era a vida dentro das grades.

Chegando ao antigo presídio de segurança máxima
Chegando ao antigo presídio de segurança máxima

Em Robben Island existiam muitos presos políticos que estavam lá unicamente pelo fato de lutarem pela igualdade. Foi uma parte triste da história sul africana, onde só os brancos mandavam.

O guia, que era um ex prisioneiro, foi explicando todas as dependências. Entre os refeitórios, celas comunitárias e banheiros nos foi contado como era o dia a dia dentro da prisão.

A grande curiosidade de todo mundo é ver a cela onde o Nelson Mandela ficou preso. Com apenas 4 metros, aquele que seria futuro presidente da África do Sul, passou anos e anos neste cubículo.

A cela onde Nelson Mandela ficou preso
A cela onde Nelson Mandela ficou preso

Vale lembrar que depois Nelson Mandela foi transferido para Pollsmoor e Victor Verster. Nelson Mandela foi libertado após forte pressão internacional em 1990.

Estátua de Nelson Mandela frente à prisão Victor Verster em Paarl
Estátua de Nelson Mandela frente à prisão Victor Verster em Paarl

Quer saber o que fazer na Cidade do Cabo fora o roteirão tradicional ? Clique aqui.

Eu fiz um intercâmbio de inglês de 6 meses por lá, conto tudo aqui.

Há muito o que fazer na Cidade do Cabo, de forma geral aconselho 5 dias para descobrir a cidade, as bonitas vinícolas e a bela Hermanus, onde os mais corajosos podem mergulhar com os tubarões.

 

 

Compartilhar:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *